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Usar o aplicativo WhatsApp para restaurantes pode ser uma ótima alternativa para adotar um sistema de Delivery grátis.

Afinal, o WhatsApp transformou-se no principal canal de comunicação entre os usuários do mundo todo, expandindo-se também para o mundo dos negócios.

Dessa forma, é um aplicativo que oferece ferramentas para os restaurantes usarem ao seu favor, criando, inclusive, oportunidades de vender.

Assim, reunimos 5 dicas de como usar o WhatsApp para restaurantes. Continue lendo para descobrir e aplicar no seu restaurante!

5 Dicas de Ouro de Como Usar WhatsApp para Restaurantes

Gratuito e usado por milhares de pessoas no mundo, o WhatsApp tem um grande potencial quando usado de forma adequada em restaurantes.

Confira abaixo as 5 dicas de ouro de como usar o WhatsApp para restaurantes que reunimos para você!

1. WhatsApp Business

Em vez de usar o WhatsApp voltado para usuários, opte por usar o WhatsApp Business, pois ele é focado em negócios.

O WhatsApp Business conta com funcionalidades e recursos exclusivos para ajudar empresas que o WhatsApp de uso comum não oferece. Por exemplo:

Assim, essa versão do aplicativo é otimizada para facilitar o contato entre as empresas e os clientes, assim como facilitar a realização de vendas.

2. Envie o Cardápio Online

Uma forma de potencializar ainda mais o WhatsApp para restaurantes é criar um cardápio online para enviar aos clientes por lá mesmo.

Embora seja possível criar um catálogo no aplicativo, o cardápio online oferece mais praticidade para os restaurantes.

Isso porque o restaurante poderá usar o cardápio em outros canais além do WhatsApp, tais como Instagram e Facebook.

Aliás, você pode criar um cardápio online grátis e publicá-lo em um site Delivery também gratuito no MenuDino. Nele, é possível inserir fotos e colocar descrições dos seus pratos e bebidas.

Depois, você pode deixar o link do seu cardápio online na descrição do seu restaurante e enviar por uma mensagem automática.

Crie seu cardápio online grátis no MenuDino!

3. Receba Pedidos Grátis

O WhatsApp é um ótimo aplicativo para usar como canal de vendas para receber pedidos online sem taxas. Principalmente, para restaurantes pequenos ou que estão iniciando.

Afinal, o aplicativo permite que os clientes entrem em contato com o restaurante por meio de mensagens para fazer o pedido.

Entretanto, talvez você perca tempo recebendo pedidos pelo WhatsApp, pois o processo é manual e o cliente pode fazer muitas perguntas.

Sendo assim, é possível simplificar esse processo utilizando o site Delivery gratuito que criou no Consumer.

Com ele, o cliente faz o pedido todo pelo site, que já chega finalizado para o restaurante através do WhatsApp. Então, é só enviá-lo para produção na cozinha.

Tudo isso sem necessidade de responder às dúvidas dos clientes, pois o site conta com o módulo de perguntas para personalização do pedido.

4. Atendimento automatizado

O WhatsApp Business tem recursos excelentes para o seu restaurante não perder tempo no atendimento digitando mensagens uma por uma.

Esses recursos são as respostas rápidas e as mensagens automáticas, que permitem deixar respostas e mensagens pré-programadas no aplicativo.

Com eles, você consegue automatizar o atendimento ao cliente no WhatsApp do seu restaurante, deixando-o mais ágil.

Nossa dica é selecionar os tipos de mensagem mais frequentes que os clientes enviam e deixar respostas prontas para elas.

Assim, quando o atendente for respondê-las, basta colocar o atalho que cadastrou.

5. Um Canal a Mais, Mas Não o Único

Como você já deve ter constatado até aqui, usar o WhatsApp para restaurante não só é possível, como também uma ótima maneira de usar esse aplicativo para vender.

Entretanto, aconselhamos você a não depender única e exclusivamente do WhatsApp como canal de vendas.

Afinal, o aplicativo pode deixar seu restaurante na mão, como aconteceu com milhares de restaurantes quando ocorreu a pane no WhatsApp em 2021.

Além disso, ter somente o WhatsApp como canal de Delivery limita o número de pedidos que o seu restaurante pode receber.

Portanto, o ideal é que você invista em outros canais, como os os aplicativos próprios que também não cobram taxas por pedidos e tem pode receber mais pedidos, a exemplo do MenuDino.

Dessa forma, você trabalhará com diversos canais de vendas, oferecendo mais opções de compra para o cliente e se assegurando de qualquer pane.

MenuDino: Portal de Delivery Próprio para Restaurantes

O MenuDino é o portal de Delivery Próprio para restaurantes desenvolvido e integrado ao Consumer.

Além do site Delivery gratuito e do Aplicativo próprio sem cobrança de taxas, o Menudino também oferece soluções focadas no Delivery, como:

Sem falar na integração com o iFood que permite ao restaurante receber e gerenciar seus pedidos do iFood em um só lugar.

Assim, você tem tudo o que precisa para alcançar o sucesso com o seu Delivery!

Faça hoje mesmo o seu site Delivery no MenuDino, publique seu cardápio online e receba pedidos pelo WhatsApp sem nenhum custo.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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