Skip to main content

Quem trabalha nos segmentos de hamburgueria e fast food já deve ter ouvido falar da lendária White Castle Burger.

Essa hamburgueria norte-americana entrou para a história do food service sendo o primeiro fast food do mundo, assim como a primeira a vender 1 bilhão de hambúrgueres.

Por isso, a White Castle serviu e ainda serve de inspiração para milhares de empreendedores da alimentação.

Continue lendo para descobrir mais sobre a história da White Castle e como ela pode inspirar você a abrir o seu próprio negócio no food service!

Conheça a História da White Castle: De um Negócio Familiar a Primeiro Fast Food do Mundo

Se você pensa que o McDonald’s foi o primeiro fast food do mundo, sentimos em informar, mas não é verdade.

Embora o McDonald ‘s seja uma das redes de fast food mais famosas que existem hoje em dia, a pioneira neste mercado foi a White Castle.

Ela surgiu bem antes do McDonald ‘s, e talvez o McDonald’s nem existiria se não fosse a White Castle.

Tudo começou quando, em 1921, Billy Ingram e Walt Anderson fundaram um negócio familiar com apenas $700 em Wichita, no estado de Kansas. 

A ideia era vender pequenos hambúrgueres quadrados por $0,05. A proposta desse hambúrguer é que ele fosse muito fácil de comer, tão fácil que chegasse a deslizar na boca. 

Nasceu assim o burger original da White Castle batizado de slider, verbo em inglês que significa “deslizar” em português.

Entretanto, Ingram e Anderson tinham um grande desafio para fazer seu negócio decolar. Naquela época, as pessoas não queriam consumir carne moída, pois tinham nojo do alimento.

Isso porque Upton Sinclair publicou o livro The Jungle (1906), no qual expôs as más condições de produção da carne.

Primeiro restaurante da White Castle, em Wichita, tinha formato de castelo. (Imagem: Divulgação)

Assim, para gerar confiança e atrair clientes, Anderson propôs um restaurante com a cozinha aberta, em que os clientes poderiam ver o preparo e a limpeza da cozinha.

A estratégia deu certo e o resultado foi melhor do que esperavam. Os pequenos sliders tornaram-se uma febre entre os consumidores.

Dando início, então, à expansão do negócio familiar para a primeira rede de fast food no mundo.

Em 2021, a White Castle completou 100 anos, sendo o fast food mais antigo do mundo. Mas ela ainda se mantém como um negócio familiar, atuando somente nos EUA, onde tem 420 restaurantes.

O 1º Fast Food a Vender 1 Bilhão de Hambúrgueres: as Estratégias por Trás do Sucesso

Além de ser o primeiro fast food do mundo, a White Castle também foi a primeira a vender 1 bilhão de hambúrgueres. Alcançando essa realização em 1961.

Mas, por trás desse número, existe uma visão de mercado inovadora e à frente do seu tempo. Muitas estratégias comuns nos segmentos de fast food e hamburgueria de hoje começaram lá no passado, com a White Castle.

Por exemplo, ela foi a responsável por criar o que conhecemos hoje como take away (retirar para levar). A ideia surgiu para aumentar as vendas, proporcionando ao cliente comprar sliders e levar em uma embalagem para comer onde quisesse.

Embalagens especiais em comemoração aos seus 100 anos. (Imagem: White Castle)

Pois é, uma estratégia que, mais do que nunca, negócios do food service estão usando. Quem diria, não é mesmo?

Outro pioneirismo da White Castle foram os cupons de desconto para restaurantes

De acordo com a School of Business at Emporia State University, a hamburgueria publicou o primeiro cupom de desconto em um jornal de St. Louis, em junho de 1932. 

A oferta consistia em cinco hambúrgueres por $0,10 para retirada no local. Obteve muito sucesso com essa estratégia, que atraiu muitos clientes e aumentou as vendas de hambúrgueres.

Assim, a hamburgueria também foi responsável por introduzir um novo tipo de marketing para restaurantes naquela época.

Além disso, a White Castle foi visionária ao usar o método de linha de montagem na cozinha para padronizar e otimizar a produção e o tempo de preparo dos sliders.

Para isso, Walt Anderson, cozinheiro original da White Castle, criou um manual ou o que hoje chamamos de ficha técnica. Assim como deu orientações de limpeza e uniformização dos funcionários.

Então, após saber disso, dá para entender todo o sucesso da White Castle e de seus 1 bilhão de hambúrgueres vendidos!

Os famosos sliders, eleito como o mais influente do mundo pela Time EUA. (Imagem: Divulgação)

Um Século de Sliders, o Hambúrguer Original da White Castle

Sim, as estratégias de vendas e inovação da White Castle foram essenciais para construir o seu legado.

Entretanto, não foi só nisso que eles inovaram. O slider, o hambúrguer que a White Castle criou, também foi uma inovação com legado que já tem um século.

O nome slider veio devido à rapidez com que se comê-los. Isso porque ‘deslizam direto pela garganta’. A receita, basicamente, consistem em:

  • Pães de batata pequenos e quadrados
  • Burger quadrado
  • Com cinco furos no meio para facilitar o cozimento
  • Cozido sobre vapor da camada cebola espalhada na chapa

O slider da White Castle ficou tão famoso que, em 2014, a revista Times do EUA o elegeu como o hambúrguer mais influente de todos os tempos.

Para mostrar que de inovar a White Castle entende, a hamburgueria lançou uma linha de sliders congelados para seus fãs fazerem em casa.

Assim, eles estariam “levando a White Castle para sua casa”. Uma sacada e tanto, não foi?!

White Castle no Brasil: Parceria com Hamburgueria Brasileira

Infelizmente, não tem White Castle no Brasil (quem sabe no futuro). Mas a hamburgueria norte-americana fechou uma parceria com a Patties Burger – uma hamburgueria brasileira de São Paulo.

A Patties Burger, que tem como inspiração a White Castle, conseguiu fazer uma collab com e em homenagem à sua musa inspiradora no ano de seu centenário (2021).

Foi uma ação inédita, em que a Patties fez releituras dos clássicos sliders e personalizou seus uniformes e embalagens com o logo antigo da White Castle.

Assim, foi um modo de trazer um pedaço da hamburgueria norte-americana para o Brasil e de voltar nos primórdios do primeiro fast food do mundo.

Aliás, a Patties possui um mini museu da White Castle, onde mantém uma coleção de miniaturas e embalagens da White Castle.

Escreva a História do seu Restaurante com o Consumer

A história da White Castle é de tirar o fôlego e inspirar muitos empreendedores da alimentação, pois há muito o que aprender com a White Castle.

Mas cada restaurante tem a sua própria história para escrever e as suas próprias conquistas para alcançar. Assim, ter um bom aliado para ajudar a construir sua história de sucesso faz toda a diferença.

Por isso, o Consumer tem à disposição soluções e recursos inovadores e de alta performance para o seu restaurante. Para ser o aliado que você precisa!

No Consumer, você pode contar com:

E muitas outras soluções para destacar o seu restaurante.

Para conhecer todas elas na prática, faça um teste gratuito por 15 dias com o Consumer e veja você mesmo como ele pode te ajudar.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.