Se você está procurando pelas palavras: NFe, Nota Fiscal Eletrônica e NFCe… Provavelmente você espera encontrar um Sistema de Gestão ou Programa Homologado para emissão dessas notas. O Programa Consumer é perfeito para isso.
Ainda não sabe bem o que é a NFe ou por que emiti-la? Continue lendo para entender tudo o que você precisa saber sobre a Nota Fiscal Eletrônica.
O que é a Nota Fiscal Eletrônica? Entenda a diferença entre NFCe e NFe
Essas duas siglas têm o primeiro par de letras em comum, o NF quer dizer “Nota Fiscal”. A secretaria da fazenda instituiu o uso de Notas Fiscais Eletrônicas para ter maior controle sobre os tributos e as transações comerciais.
A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe), é uma pequena nota fiscal eletrônica que possui informações sobre a compra/venda, exibindo também um código que permite o rastreio rápido de qualquer transação em específico. É possível inserir um QR Code e até mesmo outras informações nessa nota.
A NFCe é geralmente emitida no fim de cada compra, gerando uma via fiscal que é entregue ao cliente e outra que é utilizada para prestar contas ao estado. A impressão é feita através de impressoras térmicas compatíveis, em um formato diminuto que utiliza bobinas de papel.
Já a Nota Fiscal Eletrônica (NFe) é uma nota fiscal maior, geralmente impressa em folha A4, contendo uma relação mais detalhada dos gastos de determinado cliente em um estabelecimento. No caso de estabelecimentos no ramo da alimentação, a NFe é geralmente utilizada pelos contadores para facilitar o processo de documentação, arquivamento e legitimação dos dados financeiros.
A NFe possui uma assinatura digital do emissor, dando a ela validade jurídica e fiscal.
Por que emitir a NFe – Nota Fiscal Eletrônica?
A Nota Fiscal Eletrônica não é de uso individual do Consumidor, não precisando ser emitida a cada pedido. Uma Nota Fiscal Eletrônica só precisa ser emitida quando é necessário prestar contas ao setor financeiro da empresa e ao Sefaz.
Como em uma conta de luz e água, a Nota Fiscal Eletrônica é grande e informativa. Contém um código de barras e uma lista com os valores de cada transação realizada. Muitos clientes podem precisar de uma Nota Fiscal Eletrônica para comprovar seus gastos, a cada ano parece mais interessante emiti-la.
Para emitir uma NFe é preciso dispor do equipamento adequado: uma impressora compatível e um Sistema De Gestão Homologado.
Quanto à impressora você tem várias boas opções, podendo utilizar impressoras e multifuncionais de bom custo-benefício no mercado. A impressão da NFe é feita em uma folha A4, o que não exige uma impressora térmica ou outro maquinário específico.
Quanto ao Sistema de Gestão Homologado, é preciso certificar-se de escolher um que além de lhe ajudar a fazer eventuais emissões fiscais, também lhe auxilie no gerenciamento do estabelecimento, oferecendo maior controle sobre os processos e, consequentemente, sobre as contas.
Como emitir a NFe – Nota Fiscal Eletrônica pelo Consumer?
O Programa Consumer é um sistema de gestão 100% voltado para a área da alimentação. Sendo assim, é uma escolha bastante apropriada para os donos de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e outros estabelecimentos no segmento food service.
Além de ter mais de 100 funcionalidades bem distribuídas em módulos muito fáceis de usar, o Consumer é homologado e compatível com a emissão tanto de NFe quanto de NFCe. O Programa pode ser usado para fazer impressões em dezenas de modelos de impressoras disponíveis no mercado.
É só fazer os ajustes uma unica e vez… e pronto. Você pode emitir suas Notas Fiscais Eletrônicas pelo Programa Consumer ao finalizar cada um dos pedidos feitos através dele.
O Programa Consumer possui baixo custo de contratação por conta de seu modelo de negócio, que oferece suporte e atendimento remoto de qualidade, sem a necessidade de auxílio presencial. O Consumer é gratuíto para Download e pode ser utilizado depois de um rápido cadastro no site. Cadastre-se já.
Faça o Download do Consumer para emitir a NFe – Nota Fiscal Eletrônica
O Consumer possui uma versão gratuita, que dá acesso a muitas de suas ótimas ferramentas. Porém, alguns módulos, como o fiscal, precisam ser adquiridos separadamente.
Não se preocupe! O Consumer oferece uma garantia de até 30 dias para que, caso ele não atenda as demandas do seu negócio, você entre em contato para receber o reembolso do valor gasto na contratação.
Preços baixos, mais de uma centena de recursos, suporte remoto e garantia estendida! Pois é, o Consumer é um conjunto de soluções que vale a pena conferir. Aprimore o seu negócio e mantenha seus compromissos fiscais em ordem, clique no Botão abaixo para saber mais.
O que achou do artigo? Tem comentários, sugestões ou reclamações? Deixe suas impressões aqui no Blog.
Caso tenha dúvidas a respeito da contratação do Programa Consumer, entre em contato com a equipe de atendimento e suporte por e-mail ou telefone.
Agora que você já sabe por quê emitir NFe, quer entender mais sobre a NFCe?
Leia também: NFCe 4.0 – Tudo o que Você Precisa Saber Sobre a Atualização
One Comment