Existem muitos bares e restaurantes passando por problemas devido a pandemia do Novo Coronavírus.
A sobrevivência vai depender da adaptação, reinventando seu restaurante.
Pode parecer clichê, mas esse, acima de todos, é o momento de se reinventar.
Quem é capaz de fazer isso agora, é quem consegue adotar novas perspectivas sobre a situação: quem é capaz de olhar tudo com outros olhos e buscar alternativas até nos lugares mais inusitados.
É por isso que hoje, tratamos sobre um programa que faz muito sucesso e pode se mostrar uma ótima fonte de ideias inovadoras.
O que pode parecer mero entretenimento para alguns, para outros pode render muitas lições.
Pesadelo na Cozinha: O Reality Ensina Como Reinventar seu Restaurante, Entre Humor e Emoção
Entre momentos de muita tensão, alguns de emoção e até outros de humor, o Chef Érick Jacquin, no programa Pesadelo na Cozinha, disponível no Youtube, visita restaurantes na Grande São Paulo e Rio de Janeiro.
Então, ele ensina aos donos e chefs a maneira ideal de trabalhar e agradar os clientes, tudo enquanto resolve os problemas mais pontuais da casa.
Portanto, ele acaba por reinventar cada detalhe da casa, enquanto ensina passo a passo a resolver muitos problemas.
A insatisfação dos clientes, o design do cardápio, a decoração do salão, e a organização da cozinha…
Quem assiste o Pesadelo na Cozinha com a perspectiva de um bom empreendedor, consegue tirar algumas boas lições.
Por isso, hoje trouxemos algumas delas, através das falas do renomado chef.
Recomendação para o Fim de Semana
Confira nossa lista de 5 lições do Chef Érick Jacquin hoje e, no fim de semana, que tal conferir o programa?
Pode ser que você o reconheça pela sua fama após virar meme na internet, com a reação do chef a um restaurante que desligava o freezer durante a noite.
Porém, o programa vai além de uma reação engraçada, é uma lição de emoção e profissionalismo.
É uma boa oportunidade para quem é do ramo de aprender coisas novas:
https://www.youtube.com/watch?v=qqaSV2E9bJA
Reinventando seu Restaurante: Passos Práticos Inspirados no Pesadelo na Cozinha
Apesar de parecer impossível chegar ao nível de requinte do chef sem uma produção cheia de recursos para ajudar, há sempre algumas coisas que podemos aprender, principalmente com alguém tão experiente.
Confira as frases do chef retiradas diretamente do reality show e o que podemos tirar delas.
1. “Quem Faz Tudo, Não Faz Nada”
Quando temos muitas tarefas para fazer ao mesmo tempo, fica difícil dar a atenção necessária a cada uma delas.
É assim em qualquer aspecto da vida, e é assim no dia a dia de um restaurante.
Por isso é importante saber delegar as atividades: as suas e as do seus colaboradores.
Depois de definir bem o papel de cada um, para que as pessoas possam se concentrar em sua atividade, contrate pessoas em que você confia, treine-os bem e tenha resultados melhores.
2. “Quando o Produto tem um Defeito, A Gente Muda o Produto”
De nada adianta comprar produtos baratos se o resultado final será insatisfatório.
Segundo pesquisas, um cliente insatisfeito custa o lucro de cinco clientes satisfeitos.
Isto é, a cada seis clientes na sua casa, você só ganha o lucro de um, pois cinco servem para cobrir o prejuízo de um cliente que saiu infeliz.
Esses dados se justificam sobre uma pesquisa que percebeu como um cliente que foi mal atendido ou que comeu mal, irá disseminar informações ruins sobre seu estabelecimento.
Perto do prejuízo de cinco clientes, aquela carne 5 reais mais cara parece bem barata, agora,certo?
Valorize seu produto e os clientes farão o mesmo.
3. “Sempre, o Cliente Tem Razão”
Um restaurante só sobrevive com clientes que amam comer de sua comida.
A sobrevivência dele depende do contentamento dos clientes.
Por isso, é importante entender como faz parte do trabalho ouvir as reclamações e elogios e trabalhar com eles.
Dentro do possível, trabalhe priorizando a felicidade do cliente, apenas assim um restaurante pode funcionar.
O orgulho de um empreendedor nunca pode ser maior do que as exigências do seu cliente.
4. “Comida Simples, Com Produtos Simples, Pode Ser Boa e Gostosa”
Só por que o produto é de qualidade, não quer dizer que deve ser caro.
O foco deve estar na forma de preparar, no cuidado e na receita.
Não é preciso ser um restaurante luxuoso, cheio de elogios de experts, basta agradar o paladar do seu cliente.
E quando existe qualidade, dedicação e cuidado no preparo de um prato, é difícil que seja ruim.
Como empreendedor da alimentação, portanto, é importante buscar aprimoramento, ou contratação de bons profissionais para a cozinha.
5. “Não Dá para Cozinhar sem Amor”
Pode parecer muito romântico, mas é verdade.
Não podemos empreender sem gostar do que fazemos. Do contrário, o trabalho sempre chega em resultados infelizes.
É preciso muita dedicação para fazer um negócio se desenvolver, e é muito difícil se dedicar a algo que não gostamos.
Portanto, volte-se ao seu restaurante com o amor que ele merece, pois parte da sua vida está ali.
O resultado do seu trabalho e suor merece o melhor, certo? Os melhores ingredientes, os melhores profissionais, as melhores receitas…
Mesmo que você não seja o cozinheiro da casa, as decisões finais estão e devem estar nas suas mãos.
Por isso, sempre trabalhe com quem pode te oferecer o melhor.
O Melhor Para o Seu Empreendimento: Reinventando-se com Tecnologia
A tecnologia é essencial para se reinventar, principalmente depois da pandemia.
Você precisa de novas ferramentas, que trabalham com você em prol dos seus objetivos.
Por isso, trouxemos o Portal MenuDino, a porta de entrada do seu estabelecimento no mundo virtual.
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