Soft Opening é um termo trazido do exterior que significa “leve abertura”. Em tese, é o total oposto das grandes inaugurações a qual estamos acostumados no Brasil.
Trata-se de uma pré-abertura que traz uma experiência totalmente diferente para colaboradores e clientes, mas é tão emocionante quanto a inauguração oficial.
Essa é uma tendência que começou lá fora e chegou no Brasil com um ar de sofisticação e exclusividade.
Afinal, durante a soft opening, o restaurante não funciona em todo o seu potencial, com menos clientes e até, menos pratos.
Porém, durante a pandemia mundial, a soft opening ganhou outra característica: a de segurança.
Entenda melhor no artigo de hoje, onde iremos aprender:
- O Que é Soft Opening?
- Qual a sua Função?
- Quais as Vantagens do Soft Opening?
- Como Fazer o seu Soft Opening?
O Que é Soft Opening?
Soft Opening ou Soft Launch é a abertura do restaurante, comércio ou até lançamento de um produto de maneira controlada e limitada.
Trata-se de uma pré-inauguração do seu restaurante com menos clientes do que seria o normal.
Essa soft opening geralmente se estende por alguns dias, antes que o estabelecimento começa a funcionar plenamente.
Por conta desse número limitado de pessoas atendidas e até cardápio especial, o soft opening acaba por criar uma noção de exclusividade.
Isto é, poucos clientes conseguem visitar seu estabelecimento antes do grande dia.
Isso só aumenta a vontade dos clientes de conferir as suas novidades.
Mas, afinal, por que você faria uma soft opening ao invés de uma inauguração tradicional?
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Qual a Função do Soft Opening?
A função inicial do Soft Opening envolvia a questão da adaptação.
A ideia era ser um momento para ver como seria o dia a dia daquele estabelecimento.
Assim, o dono do restaurante:
- Sabe quantos colaboradores precisaria;
- Consegue melhorar seus processos aos poucos;
- Economiza em insumos limitando o cardápio;
- Ajusta preços antes da abertura oficial.
Porém, a experiência diferenciada e intimista de visitar novos restaurantes ou até aqueles que já conhecemos mas com uma nova roupagem se tornou o grande atrativo.
Dessa forma, hoje, é muito comum que restaurantes aproveitem que não estão 100% prontos para abrir e façam um soft opening.
Dessa forma eles conseguem se adaptar aos poucos à rotina e ainda aproveitam a divulgação espontânea que isso traz.
Ainda não está convencido? Confira 6 vantagens do Soft Opening
6 Vantagens do Soft Opening
1. Gerar Receita Antes de Tudo Estar Pronto
Vamos supor que você está abrindo ou reabrindo seu restaurante, mas não tem todos os recursos para o delivery ainda.
O Soft Opening permite que você atenda um número limitado de pessoas por dia no salão, comece a gerar receita enquanto ainda monta seu delivery.
O melhor: ainda confere se sua equipe está pronta para o dia a dia intenso de um restaurante!
2. Treinamento
Quem já vivenciou a rotina da área da alimentação sabe muito bem como pode ser difícil treinar colaboradores em meio a pedidos e produção a todo vapor.
Durante o soft opening o treinamento pode ganhar mais atenção mesmo durante o horário de funcionamento.
3. Adaptação
Sabemos como é difícil coordenar uma equipe, principalmente quando são pessoas novas que nunca trabalharam juntas.
O Soft Opening ajuda nisso, já que simula parte do dia a dia do restaurante.
4. Previsão do Funcionamento
Com base no número de interessados em frequentar a soft opening, você é capaz de prever como será a movimentação quando o restaurante abrir, pelo menos nos primeiro meses.
5. Preços
Com base na movimentação e processos durante a soft opening, você poderá prever gastos e margens de lucro.
Assim, fica mais fácil adaptar os preços para a inauguração oficial.
6. Avaliação dos Clientes
Como o soft opening é realizado com menos clientes do que o normal, é possível ouvir pelo menos boa parte deles.
Ouvindo os clientes, podemos procurar melhoras na inauguração definitiva.
Interessado em fazer seu soft opening? Descubra agora como fazer isso!
Como Fazer seu Soft Opening?
1. Convide os Amigos e Família
Eles são fontes confiáveis de opiniões sobre atendimento e comida, então convide-os para compartilhar esse momento e te ajudar a sempre melhorar.
2. Distribua Convites
A divulgação deve ser limitada e cuidadosa, para manter a noção de exclusividade. Nesse momento, quem faz o trabalho é o boca a boca.
Portanto, distribua convites entre conhecidos e amigos dos colaboradores, assim a notícia começa a se espalhar.
3. Apenas Abra as Portas
A Soft Opening tem esse nome porque justamente se afasta da ideia da inauguração cheia de alardes.
Use as redes sociais e seus amigos para espalhar a notícia e, pronto! Basta abrir!
Uma Gestão Preparada
O Soft Opening nada mais é do que uma forma de se preparar para a movimentação real de um restaurante.
Porém, uma forma melhor ainda de fazer isso é contando com uma gestão eficaz.
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