Este é um momento delicado para todos.
Porém, os pequenos e médios empreendedores estão sofrendo bastante aguardando pela reabertura dos restaurantes.
Pois, além de estar vivendo, como nós todos, dias difíceis, a maioria também está passando por problemas financeiros.
Agora, que contemplamos a possibilidade da retomada das atividades, adaptação é a palavra chave.
A reabertura está ocorrendo de maneira gradual e precisa ser bem sucedida nos locais onde já acontece, para garantir o sucesso em outros lugares, além da segurança.
Se a sua cidade está reabrindo, ou prestes a reabrir, confira como você pode aproveitar esse momento para conseguir vender o suficiente para fugir do prejuízo e compensar o tempo perdido.
Quais São as Orientações aos Bares e Restaurantes?
Em alguns lugares do país a reabertura do comércio já está plena, bem como todas as outras atividades econômicas.
Nesses locais, os bares e restaurantes que já voltaram a funcionar devem cumprir as exigências das autoridades ou podem ser punidos.
As exigências incluem:
- Redução para 40% da capacidade;
- Mesas ao ar livre ou em locais de alta circulação do ar;
- Redução do atendimento ao público em no máximo 6 horas seguidas;
- Salões que não permitem circulação de ar completamente não podem ser usados.
- Uso de equipamento de segurança como máscaras e luvas por toda a equipe;
- Álcool em gel em locais estratégicos;
- Cardápio Adaptados.
Quem cumprir esses requisitos garantirá não só a segurança dos seus clientes, mas também a de seus funcionários e a própria.
Apoio aos Empreendedores Durante a Retomada
Se não sabe nem por onde começar a adaptação, não se preocupe.
Além das diretrizes que listamos acima, também trouxemos alguns locais onde você pode buscar auxílio nesse momento tão incerto.
Antes de mais nada, fique atento às notícias da sua região.
Se você está no Estado de São Paulo, atente-se ao estágio em que sua cidade está no Plano São Paulo, você pode conferir isso aqui. Só em um determinado estágio que as portas dos restaurantes poderão se abrir.
Para ajudar os restaurantes nessa situação, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) criou um portal especial para ajudar a planejar a retomada, confira clicando aqui.
Além disso, a associação está oferecendo um curso gratuito para o planejamento da reabertura do seu negócio, disponível aqui.
Afinal, não apenas basta reabrir as portas, é preciso planejar muito bem cada movimento.
Isso se justifica em algumas pesquisas que relatam a dificuldades que os estabelecimentos já funcionando tem de rever os clientes.
Eles não estam se sentindo seguros para sair, ou até sem dinheiro para comprar.
É preciso encontrar estratégias para vender na reabertura, apesar de tudo.
Como Vender Mais na Reabertura e Recuperar o Tempo Perdido?
1. Crie um Ambiente Seguro aos Clientes
Do que adianta um restaurante repleto de mesas mas sem cliente algum?
Não vale a pena fugir das exigências dos órgãos sanitários, isso pode levar a prejuízos ainda maiores.
Além disso, o cliente irá frequentar espaços onde ele se sente mais seguro.
Seja esse espaço e garanta sua clientela.
2. Crie Promoções
Aposte nas promoções com cupons de descontos ou combos, mesmo para o delivery.
Isso populariza o nome do seu restaurante e atrai clientes novos.
Confira aqui como fazer cupons de descontos para um app delivery só seu,
3. Crie um Programa de Fidelidade
As pessoas não vão aos restaurantes com a mesma frequência que antes.
Para manter o interesse dos clientes em continuar comprando, nada mais efetivo do que um programa de fidelidade!
Confira nesse artigo como criar um só seu.
4. Não se Esqueça da Retirada
Muitas pessoas falam do delivery, mas elas se esquecem que a retirada é uma ótima maneira de trazer as pessoas ao seu restaurante e fazê-las perceber quão seguro ele é.
Use seu delivery também para retirada e perceberá como faz a diferença.
5. Não Aposte Todas as Fichas no Salão
O mundo irá demorar para ser o que era, se é que um dia ele voltará a ser assim totalmente.
Por isso, nem todos estarão prontos para voltar aos antigos hábitos de se sentar à mesa do restaurante, cercados de pessoas por todos os lados.
Com isso em mente, ofereça promoções e programas de fidelidade tanto no salão quanto no delivery ou na retirada.
Isso abre opções aos clientes e possibilita que você receba mais pedidos de clientes inseguros.
6. Encontre Soluções que Façam Mais, Pagando Menos
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Você precisa de soluções que ofereçam mais por um preço que cabe no seu bolso.
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