Entre os dias 16, 17 e 18 de julho, o Transamérica Expo Center, situado em São Paulo, recebeu o Fórum E-Commerce Brasil 2019 – o maior evento de e-commerce da América Latina. E a equipe do Consumer marcou sua presença no evento a convite da Google Brasil.
Para quem não conhece, o Fórum E-Commerce Brasil é um evento no qual empresários, empreendedores e profissionais do comércio digital têm a oportunidade de entrar em contato por meio de de palestras e discussões com o que é tendência no mercado do e-commerce.
São três dias em que o principal objetivo é compartilhar informações e estratégias para empresas e profissionais que almejam destacarem-se no comércio digital.
Em sua 10ª edição, o Fórum E-Commerce Brasil convidou os maiores e mais renomados representantes de players de serviço online da América Latina. Foram dezenas de palestras do mais alto nível, além da presença, em estandes, de empresas como a Amazon, Google, Mercado Livre, E-bay, Facebook – líderes do e-commerce.
Quem representou o Consumer nesse importante evento foram o Renato Almeida e o Bruno Cerasi, ambos diretores do Consumer. Eles participaram de várias palestras e visitaram diversos estandes. Abaixo, eles compartilham feedbacks e insights que tiveram durante e após o evento. Confiram:
Pagamento por QR Codes e carteiras digitais
Como um reflexo do que tem ocorrido fortemente na China, no Brasil o setor de carteira digitais e a modalidade de pagamento via QR Code é a aposta do varejo para um futuro próximo. É possível notar que, do lado de cá do globo, se inicia uma competição entre várias empresas a fim de dominaram esse mercado.
Durante o Fórum E-commerce Brasil, diversas empresas apontaram para essa estratégia mostrando como ela vem criando soluções tanto para os consumidores quanto para os estabelecimentos.
O pagamento por QR Code, para quem ainda não conhece, trata-se, basicamente, de um aplicativo vinculado ao cartão de crédito ou a uma conta bancária com o qual o cliente pode efetuar o pagamento de suas contas por meio da leitura de um QR code (um código). Dessa maneira, o pagamento nos estabelecimentos se dará sem a necessidade de colocar os dados ou senhas do cartão.
Além da facilidade, o aplicativo também fornece mais segurança.
Tráfego de Celulares superando Desktops
Outro ponto abordado no Fórum E-commerce Brasil foi o crescente número do tráfego de celulares na internet, o qual vem superando o tráfego computadores e notebooks.
Relatórios e estudos vêm apontando que sete em cada dez consumidores utilizam smartphone para compras online. Essa é uma informação muito importante, principalmente para estabelecimentos que possuem sites, mas não direcionam um olhar atento para celulares e tablets, por exemplo.
É hora de dar uma atenção especial para esse fenômeno!
Estratégias para a Black Friday
Dentre os diversos temas abordados nas palestras, um que despertou bastante o nosso interesse foi sobre uma das maiores e mais importantes data do e-commerce brasileiro: a Black Friday.
Atualmente, muitos bares e restaurantes estão aderindo a esse dia dedicado a ofertas de preços abaixo do normal. Principalmente porque muitos já possuem seus sites e aplicativos próprios para realizar pedidos, como o MenuDino, o qual ajuda a simplificar a criação de campanhas segmentadas.
Abaixo, compartilhamos algumas estratégias para aqueles que estão pensando participar da próxima Black Friday, que ocorrerá na 4ª sexta-feira de novembro.
- Defina um objetivo para sua campanha: conquistar novos clientes, fazer o lançamento de um determinado produto, dar vazão a um produto parado no estoque;
- Realize um alinhamento interno com toda a equipe sobre a semana da Black Friday e das campanhas criadas e divulgadas aos clientes para que não haja mal entendidos;
- Personalize seu estabelecimento com a semana da Black Friday: bexigas, banners e muitas outras estratégias de decoração são bem vindas;
- Crie enquetes com opções de campanhas nas suas redes sociais para interagir com seus clientes. Assim, eles se sentirão valorizados por ter participação na campanha da empresa e a empresa poderá saber mais sobre o seu público.
Campanhas de Remarketing em Alta
A estratégia de Remarketing foi destaque no estande da Google, a qual também realizou palestras específicas voltadas para estratégias de marketing online.
O Remarketing, para aqueles que ainda não ouviram falar do termo, é uma estratégia de marketing digital que consiste em criar campanhas direcionadas para clientes da base de dados, visitantes do site ou consumidores que já acessaram o aplicativo da sua empresa em algum momento. É um modo de reativar esses clientes e criar um relacionamento com eles.
Com uma simples lista de e-mail e/ou telefone, é possível criar uma lista de remarketing no Google ou no Facebook e, dessa forma, alcançar esses clientes com campanhas específicas que os façam retomar o interesse por seu produto ou serviço.
Por exemplo, se você utiliza o MenuDino e o Consumer com o cadastro de clientes, provavelmente deve ter uma lista do contato de todos seus clientes. Que tal criar campanhas específicas para eles, convidando-os a conhecerem um novo prato ou instalaram o aplicativo próprio do seu negócio?
Super Aplicativos: Rappi
Outro movimento em grande ascensão que vem ocorrendo no Brasil é a criação dos chamados “Super Aplicativos”. Basicamente, esse movimento é resultado da ambição de grandes empresas em concentrar nos seus aplicativos todos os tipos de serviços possíveis, como comida, farmácia, saques de dinheiro, entre outras possibilidades.
Na feira, acompanhamos palestras da Rappi e também do grupo Pão de Açúcar, ambos são exemplos de empresas que estão trabalhando na construção desse negócio.
Esperamos que tenham curtido o conteúdo e que ele possa auxiliá-los(as) no planejamento e crescimento do seu restaurante, bar ou lanchonete.
A equipe do Programa Consumer segue comprometida em buscar evoluções frequentes objetivando ajudar nossos clientes no sucesso de seu negócio!
Continue nos acompanhando!
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