A Black Friday, que há alguns anos já é um grande fenômeno nos Estados Unidos, vem ganhando bastante força no Brasil e as perspectivas para 2018 são bastante otimistas. Em uma sexta-feira no fim do ano, lojas de diversos segmentos, incluindo o da alimentação, promovem mega-ofertas com o objetivo de cativar clientes e conquistar certo espaço na mídia.
Além de agradar bastante os varejistas, o evento parece ainda mais interessante para os consumidores, que tem a grande oportunidade de ter um custo-benefício excepcional em suas compras por um dia.
O aumento da popularidade da Black Friday traz um pequeno contratempo para os comerciantes, afinal a concorrência aumenta e é preciso planejar boas estratégias para conseguir a atenção dos clientes. Pensando nisso é que eu separei algumas ótimas dicas bem simples para vender alimentos na Black Friday.
Antes de mais nada, selecione os itens que serão ofertados
Todo plano bem sucedido tem como base a estratégia. Definir uma boa estratégia pode ser essencial para fazer da sua Black Friday um grande sucesso que pode não só agradar os consumidores como também gerar lucros expressivos.
Levando em conta que é preciso fazer ofertas atraentes para não ser sufocado pela multidão de anúncios, o estabelecimento pode adotar promoções que ofereçam bons descontos sobre determinados produtos, combos exclusivos ou até mesmo cortesias elaboradas.
Uma pesquisa de campo é indispensável. É essencial ficar atento às prioridades dos consumidores, isso pode ser feito verificando quais são os itens mais pedidos normalmente. Para fazer essa verificação sem muito trabalho, é bacana utilizar o Programa Consumer, que permite que você tenha uma relação completa do que foi vendido em determinado período.
O prato mais vendido de um restaurante poderia ter um fluxo de vendas gigantesco se um desconto significativo for aplicado sobre ele na Black Friday.
Não é má ideia ofertar também combos com mais de um item, muita gente não resiste ao clássico Sanduíche, batata frita e refrigerante. Combos são sempre uma boa opção porque aumentam sutilmente os gastos do consumidor e aumentam o faturamento substancialmente.
Uma outra alternativa é fazer ofertas DESCOMUNAIS, mas limitadas
Com base na promoção feita pela Azilados, que fez promoções de sanduíches por R$ 00,20 na Black Friday, é possível afirmar: descontos como esse podem ser mais lucrativos do que se imagina.
Levando em conta o estrondo que promoções como essa fazem na mídia, o segredo é limitar a oferta a um número reduzido de clientes. A Azilados ofereceu 150 de seus deliciosos “Azilados Frangos”, que só puderam ser adquiridos pelos 150 primeiros que pediram por ele. Leia mais sobre isso aqui!
Eles também ofereceram 50% de desconto no prato para os outros clientes que visitaram o lugar no dia mas não conseguiram ficar entre os primeiros da fila. No final das contas a repercussão da promoção foi tão grande que todo mundo saiu ganhando e o dia terminou com lucros mais que satisfatórios no caixa.
Você também pode fazer surpresas! Que tal investir em brindes ou cortesias?
Oferecer algo inédito, exclusivo para a Black Friday, também pode ser uma estratégia eficaz. Imagine que você vá até o seu estabelecimento preferido e ao pedir pelo item que pede normalmente, você ainda ganha um bilhete grátis de cinema, uma bebida por conta da casa ou um bonequinho personalizado com a logo da franquia? Você não ficaria feliz?
Pois é! Garanto que boa parte do público consumidor também. Distribuir cortesias ou brindes (como surpresas ou não) pode gerar valor para o estabelecimento e até fidelizar mais clientes do que o convencional. Essa estratégia é tão boa que pode ser adotada em outros dias que não só na Black Friday.
Para administrar promoções e ter controle total sobre os pedidos eu indico o Programa Consumer, ele é um Sistema Gerenciamento para Restaurantes Gratuito que conta com mais de 100 funcionalidades bem distribuídas em módulos bem simples e práticos de usar.
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Quer divulgar sua marca no meio digital? Faça promoções de Black Friday exclusivas para seu aplicativo próprio
Criar um aplicativo próprio para seu restaurante é mais fácil do que se imagina. O MenuDino é uma Plataforma de Delivery Online Sem Taxas que oferece a criação de um site/app exclusivo para restaurantes e estabelecimentos alimentícios que queiram um espaço reservado para sua marca na internet, sem aparecer junto com os concorrentes, sem dar margem à concorrência.
Contratando uma assinatura, você pode disponibilizar o seu cardápio em um Menu Interativo apresentado em site e/ou aplicativo. Ao acessar um dos dois, o cliente poderá ver todos os itens, suas descrições e até uma foto deles em alta resolução.
O Consumidor pode fazer o pedido pelo MenuDino mesmo e até pagar on-line se quiser. É claro que ele também tem a opção de pagar na hora da entrega.
As pesquisas do MenuDino mostram que os estabelecimentos conseguem fidelizar até 35% mais clientes em um aplicativo próprio do que conseguiriam utilizando um outro aplicativo MarketPlace comum.
Sendo assim, a Black Friday é uma ótima oportunidade para fazer com que ainda mais pessoas baixem o seu aplicativo.
Se você fizer uma grande promoção, mas que só aceite os pedidos feitos via app, muitas pessoas vão fazer o Download para aproveitá-la e boa parte delas vai manter o aplicativo instalado e o consulta-lá de vez em quando mesmo quando a oferta for encerrada. A Pizzaria Árticos fez isso e os resultados foram ótimos.
Acesse o site do MenuDino e veja como criar um site/app para chamar de seu! É fácil e rápido, dê só uma olhada.
Um dia de ofertas parece pouco? Faça uma Black Week ou até mesmo um Black November
Alguns estabelecimentos podem não fazer tanto proveito de apenas um dia de promoções. Nesses casos é recomendável fazer uma semana toda de promoções ou até mesmo um mês todo.
Um jeito criativo de se fazer isso é fazer ofertas diferentes para cada dia da semana ou para cada semana do mês. Esse é um modo eficiente de fazer com o que o mesmo cliente sinta-se inclinado a aproveitar as promoções mais de uma vez.
O objetivo aqui é fidelizar clientes: lembre-se, fidelizar um cliente é bem mais barato do que conquistar um novo.
Conclusão: Planeje e organize sua promoção de Black Friday para ter grandes lucros
Além de definir qual será sua promoção, é importante planejá-la bem e certificar-se de divulgá-la bem. De nada adianta fazer ofertas excelentes se ninguém tomar conhecimento delas.
Outra coisa importante é se organizar bem para garantir que o estoque esteja suficientemente cheio. Assim você corre menos riscos de deixar que um outro prato não consiga ser preparado por falta de ingredientes.
Depois que der tudo certo você vai quer saber se a sua promoção foi um sucesso, não é? Para isso você também pode utilizar o Programa Consumer, que possui ferramentas para aprimorar TODOS os processos de um estabelecimentos e ainda pode exibir dados financeiros específicos. Clique no botão abaixo para fazer o Download do Consumer. É totalmente grátis.
E aí? Vai fazer promoção de Black Friday? Como vai ser? Deixe seus comentários aqui no blog!
Tem dúvidas referentes ao Programa Consumer ou ao MenuDino? Entre em contato com a equipe de atendimento e suporte, eles ficarão felizes em ajudá-lo.
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