O novo combo do McDonald’s é o Family Box. Ele reúne sanduíches, porções de batatas e refrigerantes o suficiente para alimentar toda uma família, indo de combinações para 2 até 4 pessoas.
A proposta é totalmente voltada a quem está passando pela quarentena em uma casa com várias pessoas e está a procura de uma refeição fora do comum, mas que seja prática e rápida.
Todo o trabalho com o desenvolvimento envolveu até os mínimos detalhes.
A embalagem, por exemplo, parece uma pequena casa, tornando-a super divertida.
Além disso, o combo não é único: ele pode ser montado de acordo com o número de pessoas que vão comer e o gosto de cada um.
Essa criação não foi à toa, ela é resultado de um pensamento estratégico visando aumentar as vendas no tempo de quarentena:
“Trabalhamos para ouvir e responder às necessidades de nosso público e essa novidade é fruto desse esforço. Sentimos que era essencial oferecer uma opção que garantisse ainda mais conveniência para o consumidor que faz uma compra para um grupo de pessoas, seja família ou amigos. Neste novo contexto que estamos vivendo, em que o estar junto se ressignifica, também queremos estar mais cada vez mais próximos. Para oferecer um bom momento e uma experiência única, desenvolvemos uma embalagem exclusiva, com dezenas de combinações possíveis para agradar cada cliente e com preços competitivos.”
– João Branco, CMO do McDonald’s Brasil
O Family Box foi criado porque os clientes que procuravam refeições em conjunto não estavam encontrando isso no McDonald’s.
A rede fez, então, o que todo restaurante deve fazer: adaptou-se.
Isso, para a rede dos Arcos Dourados, significa voltar às origens.
No Que o McDonald’s Focava nos Anos 50?
No começo, a ideia era oferecer sanduíches para uma família em transformação.
Diferente das décadas anteriores, as mulheres não tinham todo o seu tempo dedicado à casa.
Agora, elas também trabalhavam.
O problema da época era encontrar refeições rápidas, práticas, mas ainda saborosas.
Além disso, o estabelecimento também precisava:
- Minimizar custos com pratos pouco pedidos;
- Atrair público fidelizado.
O que pode ser melhor para isso do que criar combos?
Eles minimizam prejuízos, agilizam a produção e atendimento, além de agradar o cliente, quando bem montados.
Voltando às Origens
Hoje, o mundo é outro mas as necessidades continuam as mesmas.
As famílias, independentemente de como são constituídas, precisam de alimentação rápida, prática e que caiba no bolso.
Você não precisa ser uma franquia multimilionária para ter o prato prático tão necessário.
Um cliente que dá retorno não é apenas aquele que consome bem, é aquele que volta com frequência e se torna leal a sua marca, indicando-a para outros clientes como ele.
Quando seu produto se torna essencial para esse cliente, ele se fideliza.
O Que é o Family Box?
Resultado desse retorno às origens e procura de suprir as necessidades do novo cliente, o Family Box é um combo de lanches em uma embalagem divertida e três opções de tamanho, atendendo até 4 pessoas em um só pedido.
O desconto em relação ao preço original de cada produto é por volta de 30%.
Isso torna tudo vantajoso para o cliente e, também, para o estabelecimento, que ganha na quantidade e fidelização.
Afinal, o Family Box não é só interessante para famílias, mas para qualquer número de pessoas que irão fazer uma refeição juntas e querem economizar: amigos, namorados, colegas de quarto.
Com uma única estratégia é possível atingir um número grande de pessoas.
Como Ampliar seu Público em Potencial?
1. Acabe com Crenças Limitantes
Mesmo que o seu principal público seja de um determinado perfil, não significa que você precisa se limitar a ele.
Você pode expandir sua base de clientes, com diferentes perfis e gostos.
É isso que o McDonald’s e qualquer grande restaurante faz desde o começo: vendo a necessidade de ampliar seu público, cria um produto que apele a um novo perfil.
2. Entenda a Necessidade Desse Novo Público
Tome como exemplo o Family Box.
Ele nasceu porque um público estava deixando de frequentar a rede de lanchonetes porque não encontrava um produto que suprisse suas necessidades.
Nesse caso, as famílias tinham essa dificuldade, dado que o público era mais jovem e individual.
Suprindo a necessidade desse público novo, o McDonald’s os conquistou.
Você também pode fazer isso, basta escutar melhor as opiniões dos clientes e agir baseando-se nelas.
3. Defina Bem o Público Alvo ao Qual seu Negócio Já Atende
Para expandir seu negócio, é preciso entender quem já está pedindo em seu estabelecimento, entender quem ainda falta convencimento.
Por isso, escute bem o que esse público diz nas avaliações do seu negócio e nas redes sociais.
Você precisa saber o que os clientes precisam para suprir essa falta.
4. Entenda Quais Produtos Apelam para o Público Novo
Os combos devem ser compostos pelos produtos que apelam aos clientes mas que também dão lucro ao restaurante.
Faça uma relação dos produtos que cumpram essas condições, comece a combiná-los e venda como nunca antes.
Atinja um Público Novo: Use a Internet a seu Favor
A divulgação, por si só, é uma maneira de expandir seus negócios.
Você não pode perder tempo, a divulgação é essencial para a sobrevivência do seu restaurante.
A divulgação na internet, por sua vez, é imprescindível.
O melhor é que você pode ter isso e, ainda, um site delivery gratuitamente.
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