O frango frito no balde se propagou no Brasil e a cada dia vem ganhando mais adeptos.
Com o cenário fértil, o franchising “abraçou” essa oportunidade e as franquias de frango frito começaram a fazer muito sucesso.
Exemplo disso é o empresário, Nelson Siqueira, diretor-executivo da Galo Zé – Franquia de Frango no Box. Anualmente, a rede do empresário fatura R$20 milhões.
Números que somam o saldo positivo das franquias registrado no país.
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), o terceiro trimestre deste ano registrou crescimento de 18,7%.
O setor da alimentação – food service, registrou o segundo melhor desempenho, tendo uma alta de 31,0% no período. Fazendo jus ao título que carrega de “mercado lucrativo”.
FRANQUIA DE FRANGO FRITO NO BALDE NO CONSUMERCAST
O oitavo episódio do ConsumerCast vai te ajudar a entender se Franquia de Frango Frito é realmente um bom negócio!
Acompanhe neste artigo a história do nosso entrevistado, Nelson Siqueira, fique por dentro do universo de frango frito por meio de informações, dicas e insigths compartilhados pelo profissional.
Aqui você vai encontrar:
- Como Tudo Começou
- Abertura da Franquia de Frango Frito
- Quando a Galo Zé Se Sentiu Preparada para Entrar para o Franchising?
- Principais Desafios na Gestão de uma Franquia de Frango Frito
- Como é a Operação e uma Cozinha que Trabalha com Frango no Balde?
- O Mercado de Frango Frito
- Readapação ao Mercado – Franquia de Frango Frito Delivery x Loja
- Comprei uma Franquia de Frango Frito e Agora, o Que Faço?
- Ação Solidária – Pré-Inauguração de Uma Unidade de Franquia de Frango Frito
- Ações e Segredos para Vender Mais
- A Importância de um Sistema de Gestão para Franquias
COMO TUDO COMEÇOU
Foi enquanto trabalhava como consultor de campo em uma rede de franquias de sucesso no ramo de sorvetes, que ele decidiu abrir o próprio negócio.
Isso porque o dia a dia evidenciava as oportunidades de empreender no Brasil, fator que foi decisivo para ele.
“A partir daí eu comecei a pesquisar sobre tudo (…) e vi no frango uma oportunidade”, comentou o Siqueira.
Alguns fatores foram primordiais para a esc
olha do empresário, entre elas, ele aponta:
- O Brasil é o maior exportador de frango no mundo;
- A matéria-prima é fácil de encontrar;
- O frango faz parte da cultura do brasileiro, e por isso, o consumo é alto;
- O frango frito no balde é um alimento simples de ser feito, de preparo rápido e fácil de “replicar” os processos – fato que vinha de encontro com o propósito inicial de franquear a marca.
ABERTURA DA FRANQUIA DE FRANGO FRITO
Em 2016, com a ideia criada baseada principalmente na simplicidade e focada no delivery, Nelson começou a agir. O primeiro passo foi pedir demissão!
Na sequência, fez uma pesquisa dos itens necessários para abrir o negócio e então, com o dinheiro do acerto, investiu no mínimo para começar:
- Alugou um espaço;
- Convidou a mãe para ajudá-lo na operação;
- Deu início à loja de frango frito crocante.
Após alguns anos, com a experiência de mercado e aperfeiçoamento dos processos – alinhados ainda, à muito estudo – a loja entrou para o sistema de franquias e tornou-se oficialmente a Galo Zé – Frango no Box.
Do balde, o produto passou a ser servido no box e, junto ao mix ofertado no cardápio, como: anel de cebola, batata, polenta e mandioca, Nelson agregou lanches e pratos executivos.
Ao investidor, foram criadas três modalidades: delivery, loja de rua e loja em shopping.
Em pouco tempo, a franquia começou a se destacar no segmento e a conquistar investidores.
Atualmente os números revelam o sucesso da Galo Zé.
São seis anos de história, mais de 50 unidades por todo Brasil, presença em 18 estados, e mais de 360 toneladas de frangos vendidos anualmente.
QUANDO A GALO ZÉ SE SENTIU PREPARADA PARA ENTRAR PARA O FRANCHISING?
Por ter experiência no setor de franquias, Nelson já havia idealizado o que era preciso para expandir. E durante o bate-papo, ele revela a estrutura necessária:
- Ter os processos de produção definidos,
- Os produtos estipulados, e
- Um sistema de gestão eficiente; (no caso, ele optou desde o início pelo Programa Consumer).
“Após ter isso desenhado, então nós vimos que realmente poderíamos replicar, (…) expandir de uma forma saudável e passando todo o nosso conhecimento para os franqueados”, diz.
E para que este “sonho” se concretizasse, ele também contou com a ajuda de uma empresa especializada em formatar franquias.
PRINCIPAIS DESAFIOS NA GESTÃO DE UMA FRANQUIA DE FRANGO FRITO
Quando questionado sobre os desafios de gerir a franqueadora, o empreendedor revela que não é fácil! Com a rotina corrida e intensa, ele conta com reforço profissional.
No time, há colaboradores atuando na expansão, implantação, marketing, comercial e financeiro.
E para que a Galo Zé – como um todo – tenha uma boa atuação no mercado, ele revela treinar constantemente todos os profissionais envolvidos.
Para Nelson, qualificação é a palavra de ordem.
COMO É A OPERAÇÃO DE UMA COZINHA QUE TRABALHA COM FRANGO NO BALDE?
E lembra da questão “simplicidade na operação”, abordada pelo empresário? Vamos esclarecer melhor este ponto.
Siqueira explica que para uma unidade funcionar, fora a administração do franqueado, é preciso apenas duas pessoas:
“Uma na cozinha para empanar e fritar os alimentos e, outra no atendimento, para receber os pedidos que chegam pelo MenuDino e outros marketplaces, e também, para auxiliar na cozinha quando preciso”, aborda.
Além disso, ele menciona que não há necessidade de muitos equipamentos, o principal é a fritadeira e uma mesa específica de empanado.
O MERCADO DE FRANGO FRITO
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, até 2030, o consumo de frango deve superar a bovina e suína.
E ainda este ano, o consumo de frango deve chegar a 98 milhões de toneladas.
Ou seja, a cada dia, mais o brasileiro vem priorizando o frango na refeição.
Durante a entrevista, o empreendedor diz que a demanda de clientes realmente é crescente, e ressalta:. “O frango é uma carne barata e não há tanta variação no preço, por isso, é um mercado lucrativo para quem quer empreender”.
E vai além ao dizer que:
“Hoje a gente tem uma margem de markup de 3.5 em cada produto. Nós compramos um alimento a R$20,00 reais e vendemos a R$80,00”, exemplifica.
Estratégias para lucrar mais
E para aumentar o ticket médio, a tática usada por Nelson vem sendo os combos compartilháveis!
A pandemia despertou nas pessoas o comportamento de comprar refeições e dividir com a família ou amigos. E ao vender mais itens em combos, é possível maximizar as vendas a cada consumidor.
Atento a isso, a Galo Zé criou opções que podem ser divididas entre duas, quatro, seis e até oito pessoas.
READAPTAÇÃO AO MERCADO – FRANQUIA DE FRANGO FRITO DELIVERY X LOJA
E foi durante a pandemia provocada pela Covid-19 que a Galo Zé teve um aumento considerável na venda das franquias de delivery.
Tanto que essa frente se tornou o “carro-chefe” da casa, quando o assunto é modalidade de negócio.
Atualmente, das 60 unidades franqueadas, mais da metade corresponde a este formato.
O cenário foi igualmente promissor em relação aos produtos comercializados.
Contudo, passado o ápice do isolamento, e com o consumidor voltando a frequentar bares e restaurantes, o objetivo agora é fisgar o cliente para “dentro da loja”.
Ah, mas claro, sem descuidar do serviço de entrega.
“(…) Então nós criamos ações para trazê-las para cá (loja). Uma delas foi na Copa do Mundo, onde fizemos promoções com chopp e cerveja para consumo no local durante os jogos. Na loja, há mais consumação, aumentando o nosso ticket médio”, fala.
E até mesmo as franquias de delivery conseguem atender essa demanda. Acontece que, mesmo sendo desse perfil, há espaço para receber os clientes.
E assim, evidenciando seu lado estratégico, o empresário entra em outro assunto: negócios!
“Para o investidor, o delivery é como se fosse um começo, já que o capital necessário e a unidade são menores. Depois, ele migra para uma loja física cujo faturamento é maior”, diz.
COMPREI UMA FRANQUIA DE FRANGO FRITO E AGORA O QUE FAÇO?
Ao franqueado, a Galo Zé proporciona um suporte completo!
- 1º passo:
“Realizamos uma pesquisa mercadológica. Ou seja, encontramos a melhor região para abrir a unidade. E para isso são feitas diversas análises. Exemplo: quantidade de pessoas que passa na rua, gasto com delivery e alimentação no local”.
- 2º passo:
“Com a região escolhida, nós realizamos a busca do ponto! E sempre com o valor dentro do plano de negócio. Ligamos nas corretoras e fazemos toda a negociação por ele”.
- 3º passo:
“Depois nós liberamos os CNAE para o franqueado realizar a abertura da empresa. Na sequência, já criamos as redes sociais e planejamos todo o processo junto com ele, como a compra dos equipamentos, contato com fornecedores e etc”.
- 4º passo:
“Nós enviamos (ao investidor) um manual detalhado com informações que vão desde a história da marca até os itens necessários na loja; fazemos ainda o projeto arquitetônico e iniciamos o planejamento da inauguração dele”.
- 5º passo:
“Depois que ele criar o CNPJ, nós o cadastramos no Ifood e nos principais fornecedores; criamos a data de inauguração e o consultor comercial o respalda nas ações de divulgação (como o contato com influenciadores, por exemplo)”.
AÇÃO SOLIDÁRIA – PRÉ-INAUGURAÇÃO DE UMA UNIDADE DE FRANQUIA DE FRANGO FRITO
6º passo: Na semana de inauguração, Siqueira comenta que o franqueado passa pelo treinamento online e presencial. E antes da abertura oficial, é realizado uma ação social de pré-inauguração.
“Convidamos instituição, orfanato ou asilo. Geralmente as franquias chamam a ‘hype da sociedade’, mas nós convidamos pessoas que não teriam condições de (pagar para) comer o frango frito. Aproveitamos para acompanhar o desempenho do time na prática”, fala.
AÇÕES E SEGREDOS PARA VENDER MAIS
Aumentar as vendas e as receitas são objetivos de todo negócio, inclusive, da Galo Zé. E no podcast, essa temática foi abordada para ajudar e inspirar você no seu negócio.
Na venda do frango, as ações são uma união entre o universo on e offline. O indicado pelo franqueador é:
- Panfleto
- Rádio
- Outdoor
- Tráfego pago
- Marketing de influência (influencers)
Mensuração de resultados
Outro procedimento muito utilizado e indicado pelo corporativo é o cupom de desconto do Consumer!
“Nós criamos um cupom para os influenciadores e pedimos para eles divulgarem junto ao link do MenuDino. Ao fazer o pedido, o cliente insere esse cupom e nós mensuramos quem está dando mais resultado”, revela.
Porém, para a venda de franquia o marketing é totalmente online. São criadas campanhas digitais para fazer a captação de leads e, posteriormente, o comercial entra em contato para finalizar o processo da venda.
A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE GESTÃO PARA FRANQUIAS
O Consumer é o principal sistema da operação e de gestão da franquia de frango frito. Por lá, o programa é utilizado para auxiliar todos os processos, inclusive para acompanhar os dados de cada unidade franqueada.
“Nós acessamos os indicadores pelo sistema e conseguimos avaliar, por exemplo, o faturamento, o LTV e o ticket médio. Assim, traçamos um plano com ações para ele executar e melhorar operação”.
E esse acompanhamento é realizado semanalmente, e sempre pelo próprio sistema Consumer. Tudo à distância!
“A gente tem os números de forma muito fácil no dashboard. Assim, é possível identificar as ações necessárias para fazer e melhorar o desempenho da franquia. O sistema ajuda muito no crescimento da rede e também na atuação do franqueado”, finaliza.
E assim, com o Programa Consumer vem ajudando a Galo Zé a crescer, e ser uma rede de franquias de sucesso, o sistema também pode ajudar você com o seu negócio!
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