O bom atendimento ao cliente é todo contato bem sucedido entre empresa e cliente e deve sempre incluir cordialidade, proatividade e resolver problemas rapidamente.
O atendimento é o primeiro contato entre empresa e cliente. É o que dita se algum negócio será fechado ou não.
Por isso, é preciso oferecer bom atendimento ao cliente.
O Que é um Bom Atendimento ao Cliente?
O bom atendimento ao cliente não é apenas o bom contato entre empresa e cliente, mas também pode ser considerada a principal fonte de renda de uma empresa.
O atendimento inicial é o momento no qual o cliente decide se irá fechar negócio ou não.
Além disso, é a principal fonte de soluções e problemas dentro de um estabelecimento.
Nesse artigo, te daremos algumas dicas de como oferecer o melhor atendimento ao cliente.
Se você procura um manual básico de atendimento ao cliente, dê uma olhada nesse nosso artigo.
Por Que Melhorar o Atendimento?
Acredite ou não, um atendimento excelente é o principal fator que dita se a renda de um restaurante será alta ou baixa.
Você sabe o que motiva a escolha do cliente? As nossas escolhas de consumo estão relacionadas à alguns fatores:
- Nossa identificação com a empresa: Isso envolve as atitudes do atendente, se ele demonstrou atenção e proatividade;
- Nosso bem estar na empresa ou no site da empresa: Se o atendente foi cordial ou se o site ou app funciona bem;
- Nossa expectativa: Se o produto ou serviço atingiu as expectativas que tínhamos.
Esses requisitos são exemplos de um atendimento aceitável. São eles que ditam se um cliente voltará ao seu estabelecimento ou não.
Para perceber melhor isso, basta colocar-se no lugar do cliente: você dificilmente retorna à algum lugar onde teve uma experiência ruim, não é mesmo?
Portanto, é essencial que qualquer empresa se preocupe em atender bem, que vá além do simples “vender”.
Afinal, para atender bem, e consequentemente, angariar mais lucros, é preciso ofertar uma boa experiência ao cliente.
Trata-se de uma relação de causa e efeito:
O Que Podemos Fazer para Melhorar o Atendimento?
Tendo em mente a tamanha importância do bom atendimento ao cliente, podemos procurar passos para melhorar.
O mercado de hoje exige que a relação entre empresa e cliente vá além da simples cordialidade.
É necessário realmente criar uma conexão com os clientes. Isso torna um atendimento de qualidade algo que faz os consumidores esquecer que estão tendo uma relação econômica.
Isso mesmo, você precisa trazer o atendente para o mesmo nível que o do cliente, de forma que as interações estejam mais próximas de simples conversas do que negociações, por exemplo.
Assim, são criadas situações onde o garçom, no caso de um restaurante, poderá ser algo muito além do que um simples garçom. Por isso:
- Treine sua equipe de atendimento para que eles conheçam com profundidade o cardápio, saiba como fazer isso aqui;
- Ajuste o nível de formalidade das interações dentro do restaurante. O ideal é procurar um equilíbrio entre formalidade e casualidade;
- Descubra o que os clientes esperam de um bom atendimento ao cliente: use de pesquisas de satisfação para ver como anda seu restaurante aos olhos dos consumidores.
Quando você faz isso, tem mais chance de conseguir clientes satisfeitos e engajados com sua marca.
Inclusive, essa é uma das maneiras de gerir bem sua marca e garantir o sucesso do seu estabelecimento. Leia mais sobre isso aqui.
Parece difícil fazer tudo isso, não é mesmo?
Não se preocupe, resumimos alguns passos para melhorar seu atendimento e garantir que os requisitos que listamos acima sejam cumpridos.
5 Passos para um Bom Atendimento ao Cliente
Reunimos alguns passos básicos para ter um atendimento ao cliente satisfatório. Confira:
1. Estabeleça uma Boa Apresentação
A primeira impressão é a que fica. Os atendentes precisar estar com uma aparência agradável.
Isso quer dizer:
- Sem maquiagens exageradas;
- Cuidados com higiene do rosto e das mãos;
- Roupas adequadas.
Isso garante ao cliente que o restaurante se preocupa com ele e com sua experiência ali.
2. Saiba o Nome dos Clientes
O atendente precisa começar se apresentando, dizendo seu nome, perguntando o do cliente e dando boas vindas ao restaurante.
Um simples sistema de cadastro dos clientes ou anotações básicas feitas pelos próprios garçons já podem ajudar a lembrar os nomes.
3. Ajuste o Tom de Voz
Acredite ou não, não é bom estar sempre feliz e contente.
Se você quer oferecer um atendimento eficiente, pelo qual as pessoas poderão se relacionar bem com sua marca, seus atendentes devem fugir dos tons de voz super animados ou monótonos.
4. SCOT: Os Pilares do Bom Atendimento ao Cliente
Não importa a área onde você atua, esses quatro fatores podem salvar a imagem do seu negócio.
- Segurança da capacidade de resolver um problema;
- Clareza para compreender o que é dito;
- Objetividade ao se comunicar;
- Transparência para demonstrar honestidade.
5. Seja Multi-Canais
Ser multi-canais é estabelecer vários formas de receber contato do cliente.
Ter redes sociais, telefone e WhatsApp ativos é a forma ideal de ser multi-canais.
Essa forma de atendimento ajuda tanto na pré-venda ou no pós-venda.
Inclusive, é possível receber pedidos pelo Whatsapp usando o Consumer! Confira aqui.
Quais as Consequências de um Atendimento ao Cliente de Qualidade?
Quando você segue todos esses passos e consegue melhorar seu atendimento ao cliente, é possível que seu ticket médio e clientela aumentem bem rápido.
O Consumer é uma ótima forma de lidar com isso, agilizar seu atendimento, indo além do que seus concorrentes.
Se você se pergunta quais as vantagens de ter o Consumer no restaurante, são algumas delas:
- Pedidos e Controle do Caixa;
- Identificador de Chamadas e Cadastro de Clientes;
- Software de Balança;
- Integração com Ifood.
Sabe o que é melhor? Você pode ter tudo isso e muito mais de graça! Teste e confira com seus próprios olhos como é muito mais prático ter o Consumer ao seu lado.
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