Se o seu restaurante ainda não entrou nessa tendência, agora é a hora.
Nesse momento, são muitos aqueles que começaram a fazer entregas na quarentena.
Isso significa que o mercado de serviço de delivery está tão competitivo quanto o mercado de atendimento presencial sempre foi.
É por isso que hoje trouxemos 8 dicas funcionais para empreendedores que querem saber como adaptar seu restaurante para o delivery.
Essas dicas são indispensáveis para empreendedores da alimentação que ainda não se aventuraram no mundo do delivery, mas precisam fazer isso logo.
As vantagens do delivery mesmo durante a retomada incluem, mas não se limitam a:
- Aumento da fonte de rendas com nenhum ou quase nenhum investimento extra;
- Fidelização de clientes já adquiridos antes da pandemia;
- Aquisição de clientes novos mesmo com atendimento limitado;
- Aumento do ticket médio durante a pandemia.
E aí, vai ficar de fora dessa tendência do ramo?
Descubra, hoje:
- Por Que Vender Também por Delivery?
- Dicas Para Adaptar o Estabelecimento a Fazer Entregas e Tornar-se Mais Competitivo
- Como Montar um Delivery Online Sem Precisar Pagar Taxas
- Como Organizar os Pedidos do Site, do Telefone e do Salão, Evitando Erros e Prejuízos
Por Que Vender Também por Delivery?
O Delivery pode proporcionar muitas oportunidades para seu negócio, entenda:
1. Garantir Múltiplas Maneiras pelas quais o Cliente Pode te Encontrar
Antigamente, a única maneira de fazer pedidos sem ir ao restaurante era por telefone.
Isso limitava o atendimento a dois espaços: telefone e salão.
Entretanto, logo veio a internet e, com ela, os apps de entrega.
Logo, eles se multiplicaram. Agora, os restaurantes podem ter múltiplas fontes de pedidos.
Por que, então, se limitar apenas ao salão ou ao telefone?
Indo mais além, por que se limitar a apps que cobram taxas sobre cada pedido?
Hoje em dia, é possível ter seu próprio site e app. Vale a pena tentar essa novidade.
2. Lucrar Mais Gastando Menos
Com um delivery online próprio você é capaz de manter sua margem de lucro, evitando gastos desnecessários.
Mesmo que a criação de um app, por exemplo, exija algum investimento, ele nunca será superior ao contínuo gasto com porcentagens cobradas sobre cada pedido.
Dessa forma, sua margem de lucro continua a mesma mesmo no delivery.
3. Divulgar seu Restaurante em Múltiplas Plataformas
O delivery nada mais é a expansão do seu negócio.
Quando o delivery é online, essa expansão é online.
Ou seja, seu negócio ganha espaço na internet, onde alguns concorrentes ainda não estão.
Isso fica ainda melhor quando a divulgação e o site delivery são gratuitos. Continue lendo para saber como funciona.
8 Dicas Aplicáveis para Adaptar seu Restaurante ao Delivery
1. Embalagem Ideal
O primeiro passo no momento de montar seu delivery é decidir pela embalagem.
Confira esse artigo onde falamos um pouco sobre as melhores embalagens para cada tipo de comida.
Porém, nunca se esqueça, é importantíssimo ter a sua logo no pacote!
Isso torna o pedido muito mais especial e ainda gera divulgação do seu restaurante.
2. Site Delivery Gratuito
O próximo passo, claramente, é encontrar a melhor plataforma para vender online.
Com um site delivery gratuito, seu investimento em uma plataforma é zero e já começa a vender no mesmo dia.
O MenuDino te oferece isso juntamente com integração ao WhatsApp e divulgação grátis, confira clicando aqui.
3. Integração com o WhatsApp
Receber pedidos pelo delivery pode parecer fácil, mas não é.
Os clientes levam tempo para responder, decidir e informar dados como endereço e forma de pagamento.
Você pode perder vários minutos com um único cliente e perder o contato de outros.
Com um site delivery MenuDino você é capaz de enviar seu cardápio para o cliente via WhatsApp.
Lá, o cliente escolherá e fará o pedido, que você recebe como forma de mensagem direto no mensageiro.
Organização, precisão e rapidez. É isso que o MenuDino pode te proporcionar.
4. Adaptação de Horários
Para Restaurantes que precisam conciliar salão com delivery, revezar horários pode ser uma ótima dica.
Reserve o delivery apenas para dias especiais, que você tem certeza que renderão vendas, como de quinta a domingo.
Mantenha assim durante um tempo de teste, e, após adaptação, fica fácil expandir os horários de funcionamento do delivery.
5. Divisão de Tarefas entre os Colaboradores
Para evitar gastos com a contratação de novos colaboradores logo no início da adaptação, organize bem o papel de cada colaborador em relação ao delivery.
Realmente, será preciso dedicar algum tempo para responder os clientes com o cardápio e anotar seus pedidos.
É muito comum atribuir um garçom a esse papel, pois não é muito diferente do que ele já faz.
Além disso, garçons já são treinados para realizar o atendimento ao cliente.
6. Organização dos Pedidos
Para evitar erros e prejuízos, os garçons precisam saber organizar os pedidos antes de enviá-los para a cozinha.
Por isso, um sistema de gestão é indispensável. O Consumer é o sistema que você usa para cadastrar seu cardápio e fazê-lo aparecer no seu site.
Com ele, também é possível organizar os pedidos e controlar o estoque conforme os pedidos entram no sistema.
É a tecnologia e automação trabalhando ao seu favor!
Confira aqui para saber mais sobre o Consumer.
7. Contratação de Entregadores
Existem duas maneiras de contratar entregadores: através de uma cooperativa ou individualmente.
Nesse artigo, explicamos como funciona cada uma.
Além disso, se você optar por contratar individualmente, ainda pode escolher entre CLT ou freelancers.
Cada forma de contratação tem suas vantagens e desvantagens para ambos os lados, cabe a você decidir qual é a melhor para o seu caso.
8. Divulgação das Novas Atividades
Com seu site delivery no ar e colaboradores pronto para trabalhar, basta divulgar para que as boas notícias cheguem aos clientes!
O MenuDino faz isso por você!
Continue lendo para entender como o MenuDino funciona e como ter um delivery gratuito.
Como Montar um Delivery Online Gratuito?
Cadastrando-se no MenuDino, você consegue montar seu cardápio através do Consumer, um sistema de gestão intuitivo.
Os pedidos feitos no MenuDino vão direto para o seu WhatsApp e você pode organizá-los no Consumer, acompanhando o status de cada um.
Além disso, seu menu entrará para o Portal MenuDino, onde ficará em divulgação para os clientes em potencial da região!
Ainda, você pode usar o link do seu site delivery para divulgar seu serviço de entrega nas redes sociais e pelo WhatsApp.
É possível, sim, ter um sistema de delivery, basta conhecer a ferramenta certa.
Não perca tempo, cadastre-se e venda mais hoje mesmo.
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