Consolidada no mercado global e com mais de 15 mil lojas, o Starbucks é a cafeteria que mais espalha franquias pelo mundo.
Seu modelo de “terceiro espaço” entre a casa e o trabalho conquistou muitos admiradores e clientes fiéis, o que a torna um competidor e tanto nesse mercado.
Procurando espalhar mais lojas e conquistar a clientela da concorrente, a empresa chinesa denominada Luckin Café está torrando milhares de dólares em sua expansão.
Tomar a posição do Starbucks não é nada fácil, em especial na China, onde mais de 3600 unidades estão sediadas.
“A China é o melhor e mais lucrativo mercado da Starbucks agora, mas para isso enfrentaram nove anos de perdas enormes”, disse Reinout Schakel, o diretor de estratégia da Luckin em entrevista realizada em Pequim. “Seremos mais rápidos.”
Com o intuito de ultrapassar a concorrente, que atualmente lidera o segmento de café em varejo na China, a Luckin anunciou ter a meta de chegar a 4.500 lojas ainda em 2019.
O número assustador e substancialmente maior serviu para que a Luckin fosse alvo da mídia chinesa, o que lhe garantiu ainda mais popularidade e, por consequência, mais clientes.
Apesar de terem suas semelhanças, as duas cafeterias têm abordagens um tanto diferentes. Enquanto o Starbucks inveja em um espaço acolhedor e em um atendimento humanizado e atencioso, o Luckin Café tem operações enxutas e direciona o seu foco para a eficiência.
Ao invés de encontrarem almofadas e um espaço aconchegante, os clientes do Luckin encontram uma unidade totalmente funcional, em que pagam e pegam seus pedidos sem precisar falar com ninguém.
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A empresa é jovem mas cresce exponencialmente desde 2017, quando foi inaugurada. Sua abordagem inicial era ser um café-padaria, mas na medida em que o hábito de beber café continuava a vencer o costume local de se beber chá, a Luckin deu cabo à novas estratégias.
Atualmente, suas unidades são menores e muitas delas são voltadas para Delivery, nicho que só foi alvo da Starbucks depois de muito tempo no mercado.
A nova grande proposta é a entrega de café através de aplicativos. Isso mesmo! A ideia é oferecer descontos para aqueles que fizerem a compra através de seu Smartphone. Os cafés são entregues ainda quentes, num tempo limite de 18 minutos.
Você tem um celular com internet? Em poucos toques: café. Você recebe a sua bebida em menos de 20 minutos quando e onde quiser. Essas comodidades, juntamente de suas promoções atraentes, fazem do Luckin Café um concorrente a ser temido.
Apesar da empresa chinesa estar em expansão acelerada, ainda é cedo para sabermos se ela será capaz de vencer a Starbucks em outro aspecto também muito importante: a construção da marca.
De todo modo, vamos dar à ela mais algum tempo. Se comparada com a Starbucks, a Luckin ainda é muito jovem e pode ser que ainda encontre outras maneiras de nos surpreender.
Assim como o Luckin Café, sua empresa também pode ter um aplicativo próprio para oferecer a seus clientes a comodidade de se fazer pedidos via app. Veja algumas fotos.
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Uma coisa é certa: a tecnologia e a inovação são fortes diferenciais competitivos. A Luckin e outras centenas de empresas tais como o Domino’s e a Zume já estão investindo em tecnologias para aprimorar suas entregas e seus processos.
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Por fim, me diz aí: O que você acha? Será esse o Fim da Era Starbucks?
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