Apesar de consumido no mundo todo, grande parte dos consumidores não sabem o que é Fast-Food.
Tampouco sabem como e porque esse tipo de alimentação se tornou tão popular.
Atualmente, esse é um dos maiores segmentos no ramo da alimentação.
São milhares de estabelecimentos espalhados pelo mundo todo oferecendo esse tipo de comida.
Os números são altos tanto em relação aos consumidores quanto em relação ao número de restaurantes fast-foods.
Justamente por isso, pergunta-se se ainda vale a pena investir nesse segmento ou se ele já estaria estagnado.
Portanto, neste artigo, vamos falar sobre o que é fast-food e qual a sua origem.
Além disso, faremos uma análise para avaliar se vale a pena abrir um restaurante delivery nessa área.
Então, se você quer ficar por dentro desse assunto, continue lendo!
Qual a origem e o que é Fast-Food?
O termo em inglês fast-food significa “comida rápida”.
Além disso, também pode ser considerado como um estilo de vida, principalmente, entre os norte-americanos.
Basicamente, são alimentos feitos para consumo rápido.
Dentre eles, os mais comuns são:
- Hambúrguer
- Batata frita
- Sanduíche
- Pizza
- Frango frio
- Cachorro-quente
- Sorvete
Com certeza, quando falamos em fast-food o primeiro nome que nos vem à cabeça é o McDonald’s.
De fato, a rede de fast-food multinacional dos irmãos McDonald, Maurice e Richard, expandiu esse conceito de comida para o mundo.
Porém, não foi uma invenção deles.
O fast-food surgiu na Califórnia, oeste do Estados Unidos, em 1940.
Trata-se de uma evolução do drive-in, que ficou mais conhecido a partir 1970, durante a Guerra Fria.
Uma de suas principais características é a produção de alimentos em larga escala.
Tudo é feito escala industrial, em linhas de montagem para padronizar e otimizar o tempo de produção.
Mas nem por isso deixa de fazer muito sucesso entre os consumidores!
Quando o Fast-Food surgiu no Brasil?
Por incrível que pareça, a primeira rede de fast-food vinda para cá não foi o McDonald’s.
O McDonald’s veio para terras brasileiras apenas em 1979
Antes dele, tivemos o o Bob’s: fundado no Brasil pelo tenista estadunidense-brasileiro Robert Falkenburg: .
O Bob’s foi criado em 1952, no Rio de Janeiro, inicialmente com sorvetes e depois com hambúrgueres no cardápio.
Desde então, muitas outras redes de “comida rápida” vieram para o Brasil, entre as mais conhecidas temos:
- Burger King
- Subway
- Giraffas
- Starbucks
- Pizza Hut
- Domino’s
Assim como foram criadas redes brasileira de fast-food, como o Habib’s.
Portanto, no Brasil, esse é um segmento mais que consolidado.
Afinal, ainda vale a pena investir em um Fast-Food?
A concorrência no setor de fast-food é proporcional ao seus números.
Ou seja, é bem alta.
Porém, o consumo também é muito grande.
Por ano, somente as três maiores redes no Brasil faturam acima dos R$9 bilhões.
Ou seja: há uma demanda de consumo gigantesca!
Dessa forma, entendemos que abrir um negócio próprio de fast-food pode oferecer muitos desafios.
Mas também pode valer a pena!
Afinal, grandes negócios também começaram pequenos e foram conquistando seu espaço.
E mesmo durante a pandemia, esse setor não foi tão afetado pela crise.
No entanto, é preciso ter em que mente que você precisará ter um diferencial para atrair e conquistar clientes.
Como se destacar com o seu Restaurante ou Delivery fast-food?
Ter um atendimento ágil é uma das propostas das redes de fast-food.
Mas, com isso, acabam perdendo na qualidade desse atendimento.
Por isso, oferecer um atendimento personalizado pode ser um diferencial para o seu negócio.
Além dessa, também há outras formas.
Por exemplo, um tipo de comida diferente, como fez o Subway com sua proposta de sanduíches mais saudáveis.
Inclusive, hoje o Subway é um dos fast-foods que mais crescem no mundo, ultrapassando até mesmo o McDonals’s.
Portanto, tudo é uma questão de saber inovar!
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