Skip to main content
ConfeitariaConsumerCastDoceriaEmpreendedores de sucessoSem categoria

Empreender com Pouco: Saiba Como é Possível

By junho 1st, 20232 Comments
Empreender com Pouco: Saiba Como é Possível com Marinês Bitencourt no ConsumerCast

Muitas são as questões sobre como empreender com pouco. Pouco dinheiro, pouca especialização, poucos clientes.

Por isso, para responder a essas perguntas, trouxemos a Marinês, criadora do Bolos Tia Neis

A Marinês é responsável por criar uma empresa focada em bolos caseiros e outros produtos. Com uma renda de 50 mil mensais, a Tia Neis começou a vender bolos em casa e hoje possui uma equipe e loja física.

Além disso, vende cerca de 1.200 bolos por mês. Assim, ela é a pessoa perfeita para ensinar você a empreender com pouco.

Diante disso, ela participou do ConsumerCast, em um episódio recheado de dicas para você que deseja fazer como ela. Por isso, leia esse artigo e faça como ela! 

Como Empreender com Pouco e do Zero?

Empreender com certeza é o desejo de muitos. Porém, como empreender com pouco e do zero? 

Essa é uma tarefa cheia de desafios, mas que se encarados da forma certa, serão superados, e a Marinês é a prova disso.

De empregada doméstica à empresária: uma história de superação

Apesar de ter atuado em áreas diferentes, Marinês sempre gostou de fazer bolos. Um dia, então, resolveu tentar vendê-los. 

Mesmo não tendo muitos utensílios e especialização, começou a fazer seus primeiros bolos. No começo, ofereceu os doces aos vizinhos e amigos, para que eles pudessem dar um retorno a ela. 

Em seguida, começou a fazer alguns cursos online e buscar na internet como se especializar na confeitaria. Dentre as pesquisas, como empreender com pouco estava presente. 

Marinês, que começou a empreender com pouco, e os bolos mais vendidos do cardápio.

Marinês, que começou a empreender com pouco, e os bolos mais vendidos do cardápio.

Em um dos cursos, conheceu a receita do bolo de pamonha, que foi seu primeiro item de sucesso. Desse modo, vendia o bolo em empresas, salões e na rua.

Até que ofereceu o bolo a uma digital influencer da região, fazendo com que ela gravasse conteúdo sobre o doce e, a partir disso, começou a atrair novos clientes.

De acordo com Marinês, na época, ela chegou a receber cerca de 300 mensagens simultâneas de interessados no seu produto. 

Assim, a criadora do Bolos Tia Neis, doceria que fica em São José do Rio Preto, sentiu necessidade de se profissionalizar para atender à demanda.

A Importância de Profissionalizar para Empreender com Pouco: Faça como Marinês

Como vimos, profissionalizar-se é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Destacamos 5 prós dessa ação:

1. Melhora da Qualidade do Trabalho 

A profissionalização traz consigo conhecimentos e habilidades que melhoram a qualidade do trabalho realizado.

2. Aumento da Confiança

Quando se é profissional e domina a área em que atua, é mais fácil ter confiança em si mesmo e nas habilidades que possui. 

3. Oportunidades de Crescimento

A profissionalização abre portas para novas oportunidades de crescimento profissional e pessoal.

4. Destaque no Mercado

Quem é profissionalmente capacitado tem mais chances de se destacar no mercado.

5. Networking

A profissionalização também pode ajudar a estabelecer novos contatos e relacionamentos profissionais valiosos. Inclusive, como vimos, isso ocorreu com a Marinês.

Fazer novos contatos precisa estar na lista de tarefas de quem quer empreender com pouco.

Após buscar essa etapa essencial, qual seria o próximo passo?

Comecei a Crescer: e agora?

Ao buscar como empreender com pouco, a burocracia é uma etapa básica. Por isso, é necessário:

  • Verificar a disponibilidade do nome da empresa
  • Registro na Junta Comercial
  • Obtenção do CNPJ
  • Inscrição Municipal e Estadual
  • Alvará de funcionamento
  • Licenças

Depois de cuidar dessas questões e abrir uma loja física, Marinês aumentou a equipe. Por fim, após entender como empreender com pouco, ela abriu sua loja física. Porém, mesmo após ter a marca consolidada, Marinês afirma:

“Todo dia minha vida é um desafio, uma novidade.”

Portanto, o crescimento e o aprendizado são constantes! Por falar nisso, qual foi o próximo passo da dela?

As medidas que profissionalizaram a marca

É possível começar do zero sem alguns recursos, mas como empreender com pouco sem um nome? Não tem jeito. 

Logo, foi definido o nome para a empresa: Bolos Tia Neis. De acordo com a confeiteira, o nome foi uma homenagem às crianças. 

Em seguida, iniciou a busca por um logotipo e uma identidade visual para a loja. Também é válido destacar a atenção dada às redes sociais, local que tem uma grande demanda de pedidos. 

Por isso, as redes sociais de qualquer negócio devem ser bem cuidadas. Responder os clientes, tirar boas fotos e ter uma frequência de posts são tarefas essenciais.

Isso não só para os que têm pouco e desejam empreender, mas para todos. 

Durante o podcast, Marinês realça que empreendedores que buscam como empreender com pouco devem explorar as mídias sociais. 

As redes sociais podem aumentar o número de vendas do seu negócio.

As redes sociais podem aumentar o número de vendas do seu negócio.

Principal Canal de Vendas

O maior canal de vendas da Bolos da Tia Neis são as redes sociais. Como dito antes, caprichar nas fotos é crucial, uma vez que elas geram desejo nas pessoas.

Além disso, ter uma frequência de posts não deixa de ser prioridade. No caso da entrevistada, no Instagram de sua loja são feitos posts de 2 a 3 vezes por semana. 

Ao manter a constância de publicações e uma rede social ativa, o conteúdo da marca chega para mais pessoas. Porém, posts pagos também são uma opção. 

Principais Desafios Para Empreender

Dentre as questões sobre como empreender com pouco, os desafios são muitos. As dúvidas e os riscos compõem essa categoria. Sobre isso, a empresária afirma:

“Arriscar é importante! Se eu não tivesse arriscado, nunca saberia se o negócio daria certo ou não.”

Além disso, o aperfeiçoamento é um deles. 

Abrir um negócio do ramo exige muito estudo, inovação e constância.  Aqui, Marinês frisa que o estudo não é só para confeitar, mas também para gerir o negócio.

Mas como gerir um restaurante? Contrate um bom sistema!

A Importância de Um Sistema de Gestão Para o Seu Negócio

Para gerenciar a Bolos Tia Neis e conquistar esse sucesso, Marinês contratou o sistema de gestão Consumer

Com ele, a empreendedora pôde ter mais tempo para produzir, pois o sistema te auxilia ao oferecer:

  • Abertura e fechamento de caixa
  • Controle de Estoque
  • Gerenciamento de produtos

O Consumer conta também com canais de suporte ao cliente. Nele, há um manual completo de como utilizar o sistema, além de treinamento em vídeo para que fique ainda mais claro. 

Não podemos esquecer do suporte por telefone, e-mail e chat para aqueles que preferirem. 

Ainda não acabou!

Com o MenuDino, a Marinês obteve um site delivery e divulgação grátis do seu restaurante. 

Não perca tempo e cadastre você também o seu restaurante e faça parte dos mais de 30 mil clientes Consumer.

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.