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4 Ações Práticas de Marketing para Restaurantes

By março 1st, 20244 Comments

O segmento dos restaurantes é um ramo muito disputado, por isso, investir em marketing para restaurantes é essencial. 

Então, uma boa forma de atingir esse destaque é adotando boas estratégias, isto é, que sejam eficazes para atrair e fidelizar clientes.

Assim, a fim de te auxiliar, discutiremos algumas das estratégias de marketing mais eficazes para restaurantes e como implementá-las de maneira eficiente para impulsionar o crescimento do negócio.

Marketing para Restaurantes: Como Começar?

1. Conheça seu Público

Conhecer o público é a primeira etapa da gestão de um negócio, não adianta utilizar estratégias de marketing para restaurantes sem diferenciar seu consumidor.

Então, para ter uma noção da importância disso, veja esse caso:

Se metade do público do seu restaurante sai para comer aos finais de semana, abra nesse período. Mas como é possível saber esse dado? Conhecendo seu cliente.

Maneiras de conhecer o seu público

Há diversas formas de alcançar essa resposta sem gastar muito. Ou seja, sem contratar uma empresa de marketing ou investir em pesquisa de mercado.

Dessa maneira, você pode obter dados do seu público a partir das redes sociais.

Entre os dados, temos a idade e a localização, assim, já é possível ter uma direção. Além das mídias sociais, pesquisas de satisfação também mostram caminhos viáveis. 

Acerca disso, essa pesquisa também é um bom instrumento para:

  • Melhoria do atendimento
  • Identificação de problemas
  • Fidelização de clientes
  • Melhoria da reputação
  • Tomada de decisões 

Portanto, analisar os clientes é o primeiro passo para ter boas estratégias de marketing para restaurantes. Porém, depois de analisar os clientes, chegou a hora do mercado e da concorrência!

2. Análise do Mercado e como a Concorrência faz o Próprio Marketing

Analisar o mercado e a concorrência é uma ótima estratégia para adotar um bom marketing para restaurantes.

Afinal, se existem pessoas que já realizaram testes, erraram e acertaram, por que atuar no escuro?

Assim, ao observar os concorrentes, você entende o mercado em que atua e como seu oponente se posiciona. Isso pode incluir análise de preços, estratégias de marketing, ofertas de produtos e serviços. 

Ao entender o que a concorrência está fazendo, tudo fica mais fácil. Isso porque você cria um bom marketing para restaurantes e se diferencia. 

Desse modo, você melhora sua posição no mercado, além de se beneficiar tanto na questão da inspiração, quanto em encontrar chances para destacar seu negócio.

Um bom plano de marketing para restaurantes inclui etapas para conhecer o público.

Um bom plano de marketing para restaurantes inclui etapas para conhecer o público.

3. Faça Ações de Marketing para Restaurantes com Objetivos

Seja qual for sua intenção ao buscar ações de marketing para restaurantes, definir objetivos é essencial. A princípio, considere o marketing na internet, e abemos que ela é uma ferramenta muito importante.

Pois, através dela, é possível obter dados que ajudam a medir sua ação.

Você pode saber quantas pessoas visitaram uma página, clicaram em links e curtiram seu post e isso é uma grande vantagem competitiva

Os objetivos das ações de marketing para restaurantes variam, mas aqui estão alguns exemplos:

  • Colocar-se como melhor restaurante da região no seu nicho
  • Aumentar em 10% o número de clientes em certo dia da semana
  • Fazer com que as pessoas passem a utilizar o sistema de delivery

O que fazer após estabelecer os objetivos de marketing para restaurantes? 

Agora é hora de definir as atividades de marketing para restaurantes, é aqui que você deve decidir suas atividades e prazos. É importante ser criativo! 

A depender dos objetivos, muitas coisas podem ser feitas, como as seguintes ações de marketing para restaurantes.

4 Ações de Marketing para Restaurantes

1. Identidade Visual Revista

A mudança na identidade visual é um bom plano de marketing para restaurantes, pois, ela é uma maneira de renovar a imagem da marca e se destacar no mercado. 

Mas, antes, algumas coisas precisam ser consideradas e, em primeiro lugar, a motivação. Logo, determine quais as razões para a mudança na identidade visual e quais metas quer alcançar.  

Assim, avalie o ramo que você atua e as tendências atuais, desse modo, você garante que a mudança seja relevante e atual.

Lembre-se também de definir o conceito da marca e como a nova identidade visual vai refletir essa imagem. 

Além disso, crie novos elementos visuais, como logotipo, cardápio e cores, e aplique as mudanças em todas as peças de marketing, como cartões e redes sociais.

Por fim, comunique as mudanças aos seus clientes, uma boa forma de fazer essa comunicação é através dos eventos especiais.

2. Eventos Especiais 

Esses eventos ajudam muito no marketing para restaurantes, além do mais, é uma boa maneira de atrair novos clientes e aumentar a fidelidade dos atuais.

Jantar temático é uma sugestão. Ofereça uma experiência culinária única, então, traga outros elementos, como música ao vivo. 

Ademais, outro conselho é uma noite de comida vegetariana ou vegana, pois eventos aumentam a visibilidade do seu restaurante. 

Use Eventos e Datas Especiais para ações de Marketing de Restaurantes.

Use Eventos e Datas Especiais para ações de Marketing de Restaurantes.

3. Ações de Fidelização como Cupons e Cashback

Dentre os métodos de marketing para restaurantes, a fidelização do cliente vai garantir o sucesso do local, Por exemplo, a comunicação e um serviço atencioso com o cliente já colaboram com essa ação. 

Mas, você também pode usar os eventos especiais para isso e ainda criar um programa de prêmios. Dentre os feitos desses prêmios, trouxemos algumas ideias:

  • Pontos por Compra: dentre as opções, ofereça pontos por cada compra feita no local, porém, não esqueça de trocar os pontos por benefícios, porque o cliente pode trocar os pontos por desconto e pratos grátis.
  • Promoções no Aniversário: ademais, oferecer descontos e refeições grátis é uma boa, ao ir comemorar essa data no restaurante, novas pessoas vão conhecer o local.

Desse modo, você agrada o cliente e atrai outros, e como você viu, são muitas as possibilidades. Então, seja criativo e não se esqueça de monitorar os resultados!

4. Impulsionamento nas Redes Sociais e Monitoramento Constante das Ações de Marketing

Por fim, sempre replique as ações nas redes sociais, deixando claro para seus clientes e potenciais clientes tudo o que pode ser atrativo para eles.

Por fim, além de tudo isso, monitore e a avalie o resultado do marketing para restaurantes, isso é muito importante.

Pois essa avaliação garante que as estratégias funcionem. Outrossim, também identificam áreas que precisam ser melhoradas.

Para isso, tenha definido muito bem os objetivos anteriores, assim, será possível realizar uma comparação. Por fim, compare as metas, busque o feedback do cliente e, quando necessário, ajuste as estratégias. 

Dica Extra: Anuncie Onde Ninguém Mais Está Anunciando

Com todo o conteúdo abordado você já sabe como fazer um bom marketing para restaurantes. 

Mas, para aplicar tudo isso e monitorar sua evolução, você pode contar com o Consumer, o sistema para restaurantes mais completo do mercado. 

Por isso, o Consumer tem uma funcionalidade que te coloca no topo dos resultados da busca do Google. Estamos falando do Consumer Ads

Com o Consumer Ads, donos de restaurantes poderão criar seus próprios anúncios no Google e, com isso, podem vender para as pessoas certas e na hora certa!

Então, se você ainda não conhece o Consumer e essa ferramenta exclusiva, não perca tempo. Venha conhecer todas as nossas soluções!

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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