O recurso de pagamento pelo WhatsApp Business ou WhatsApp Pay chegou ao Brasil em 15 de junho de 2020.
Mas, após o lançamento, o Banco Central suspendeu temporariamente o recurso até a empresa provar a sua competitividade e segurança de acordo com o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
Isso porque o BC acreditava que tal recurso poderia impedir um “ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamento interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”.
Entretanto, depois de análises, o Banco Central aprovou a liberação do recurso, que já pode ser utilizado desde março deste ano.
Muito esperado por micro e pequenas empresas, até o momento o recurso só está liberado para pessoas físicas. Mas o Facebook, dona do WhatsApp, já anunciou que também irá liberá-lo posteriormente para empresas.
Continue lendo para saber mais sobre o pagamento pelo WhatsApp e como usá-lo!
O Que é e Como Funciona o WhatsApp Pay?
Além de um aplicativo gratuito para troca de mensagens, o WhatsApp agora também pode ser usado para realizar pagamento pelo WhatsApp Pay.
Assim, a proposta do novo serviço no aplicativo é “enviar dinheiro para seus amigos e familiares […] ser tão fácil quanto enviar uma mensagem”.
Lançado na Índia e autorizado agora no Brasil, os dois países com mais usuários no aplicativo, o recurso permitirá o envio e o recebimento de dinheiro através da plataforma de forma simplificada.
Para isso, o serviço será feito por meio do Facebook Pay, o qual já é autorizado pelo Banco Central. A adquirente responsável pelos processamentos das operações no Brasil é a Cielo.
Além disso, há algumas regras para realizar pagamentos com o WhatsApp Pay:
- Limite de R$1000,00 por transação
- É permitido realizar até 20 transferências por dia
- O valor total máximo de transferências por mês não pode ultrapassar R$5000,00
Outra observação importante é o fato de que os pagamentos feitos no WhatsApp Pay não podem ser cancelados.
Portanto, é preciso tomar os devidos cuidados ao realizar uma transação financeira no aplicativo.
Pequenas e Médias Empresas Já Podem Usar o Pagamento pelo WhatsApp?
A expectativa de donos(as) de pequenos e médios empreendedores para usar o WhatsApp Pay é alta. Entretanto, o recurso ainda não está disponível para esse público.
Isso porque o pagamento pelo WhatsApp, por enquanto, está disponível apenas para pessoas físicas. Contudo, a empresa já anunciou que futuramente também estará disponível para empresas, mas sem determinar datas.
Além disso, o WhatsApp Pay é gratuito para pessoas físicas, mas irá cobrar taxas das empresas quando o recurso for liberado para elas.
Como Fazer o Pagamento pelo WhatsApp Pay?
Antes de tudo, para começar a fazer o pagamento pelo WhatsApp Pay, a primeira coisa a se fazer é atualizar o aplicativo na Play Store ou Google Play.
Então, é preciso ter conta em um dos seguintes bancos participantes/parceiros:
- Banco do Brasil
- Banco Inter
- Bradesco:
- Itaú
- Mercado Pago
- Neon
- Next
- Nubank
- Santander
- Sicredi
- Woop, a conta digital da Sicredi
Outro requisito exigido para realizar a transferência do dinheiro é que quem envia e quem recebe precisam ter conta no mesmo banco.
Além disso, você deve cadastrar um cartão de débito, um cartão múltiplo com função débito ou um cartão pré-pago emitido por um dos bancos parceiros no Facebook Pay.
Depois de cumprir esses pré-requisitos, confira a seguir os próximos passos para realizar o pagamento pelo WhatsApp Pay:
1º Passo
Primeiro, abra uma conversa com quem você vai fazer a transferência, o contrato precisa estar salvo no seu celular.
Se o sistema do seu celular for o Android, clique no ícone do clipe de papel; Se for Iphone, clique no ícone (+).
2º Passo
Então, selecione o ícone “Pagamento” e coloque o valor que irá transferir e escolha entre “Pagar” ou “Solicitar”.
Se desejar, você também pode inserir um recado opcional.
3º Passo
Agora, clique em “Pagar”. Se você ainda não tiver cadastrado a forma de pagamento, o WhatsApp irá pedir para adicioná-la.
Mas, se seu cartão já estiver cadastrado, basta colocar a senha utilizada no Facebook Pay para aprovar a transação de envio de dinheiro, podendo ser o PIN ou a biometria do celular.
4º Passo
Se todos os passos foram realizados com sucesso, a transferência irá aparecer como uma mensagem na conversa.
Então, basta o destinatário clicar na mensagem para aceitar o pagamento e o dinheiro cair na sua conta. Pronto, a transferência está finalizada!
Receba Pagamentos Online e Pagamentos via Pix no seu Site e App MenuDino
Não se preocupe por não poder receber seus pagamentos pelo WhatsApp Pay no seu restaurante ou Delivery, o MenuDino já tem uma solução para você!
Com o Site Delivery Grátis do MenuDino, você pode receber seus pagamentos online com cartão de débito ou pagamentos pelo Pix – sem taxas sobre os pedidos!
Seus pedidos por Delivery vão chegar diretamente no WhatsApp, mas seus pagamentos vão para a conta do seu negócio.
Além disso, você também pode ter o seu Aplicativo de Delivery próprio para receber seus pedidos integrados ao Consumer com o melhor custo-benefício do mercado.
O Aplicativo de Delivery do MenuDino tem ainda mais recursos para você utilizar para crescer o seu negócio:
- Pagamento online e Pagamento pelo Pix
- Notificações Push
- Integração com o iFood
- Cupons de desconto personalizados no App
- Smart Delivery
- App do Entregador
Comece já a receber pagamentos online e pagamentos pelo Pix no seu restaurante ou Delivery com o MenuDino.
Eu não gosto de usar o WhatsApp para receber meus pedidos de Delivery, eu perco muito tempo. Prefiro centralizar tudo no MenuDino, o cliente já pode escolher o ponto da carne, complementos, já chega direto na minha impressora.
E no MenuDino ele também já pode fazer o pagamento online. Talvez pra quem recebe pouquíssimos pedidos funcione usar o WhastApp.
Olá Louviral,
Não, no caso é apresentado a chave do PIX que o restaurante cadastrou. Assim o cliente consegue fazer a transferência.
Ele pode também clicar no botão copiar, veja mais detalhes: https://ajuda.programaconsumer.com.br/como-habilitar-sua-chave-do-pix-para-pagamento-no-menudino/
Criam um artigo intitulado “Pagamento pelo WhatsApp: Saiba como Usar o WhastApp Pay” pra no meio do artigo vir falar que não está disponível para as empresas?! Sendo que estamos em um site, tratando de um sistema de empresas para vendas a clientes! Brincadeira! Fazendo a gente perder tempo aqui que nem trouxa lendo uma artigo inútil que estaria melhor colocado em um site de notícias e boatos do que no site de um programa de vendas!
bom momento sempre respresentado pela boa restaurante