Com o novo acordo realizado no dia 18 de março de 2020, o tempo de repasse do iFood para restaurantes será reduzido para, em média, 7 dias.
Primordialmente, o repasse de lucros entre iFood e empreendedor demora cerca de 28 dias. Esse prazo é praticável em qualquer época do ano.
Entretanto, durante os tempos de crise da COVID-19, esperar 28 dias para receber o lucro de uma venda podia acarretar em problemas irreversíveis.
Desse modo, foi pensando nisso que a decisão foi tomada. O acordo feito entre a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e o iFood tem foco em auxiliar o setor da alimentação.
Assim, essa medida irá inserir aproximadamente R$ 600 milhões de capital de giro em todo o país, o que pode salvar muitos das maiores consequências da eminente crise do setor.
Boa leitura!
O Delivery é a Melhor Maneira (e Mais Segura) de Evitar Prejuízo
Por conta da quarentena em diversas regiões, os pedidos delivery aumentaram em até 20% em algumas regiões do país.
Isso teve suas vantagens e desvantagens para o empreendedor da alimentação. Afinal, apesar de aumentar as vendas, aplicativos como o iFood cobram taxas.
Foi por isso que o iFood disponibilizou outra medida: um fundo de R$ 50 milhões para ajudar, até o dia 25 de março, com taxas decorrentes do alto número de pedidos.
Naquele momento de crise, isso fez com que pequenos negócios respirassem aliviados por algum tempo.
Outro passo tomado para ajudar os empreendedores foi incentivar a retirada de pedidos, o que não gerava gastos para o restaurante nem para o cliente com taxas de entrega.
Com isso em mente, foi importante também que o empresário pensasse em alternativas.
Esse foi o momento de abrir os horizontes e variar a fonte de renda do seu negócio.
A Crise do Coronavírus
De modo geral, as notícias sobre o Coronavírus estavam em toda a mídia: o contágio local e mortes no Brasil foram uma realidade, mesmo com as medidas protetivas.
Essas medidas de segurança recomendadas pelas OMS (Organização Mundial da Saúde) foram:
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Evitar entrar em contato com aglomerações;
- Ficar em casa (principalmente grupos de risco);
- Evitar sobrecarregar o sistema de saúde, indo ao pronto-socorro apenas quando necessário.
Por outro lado, se tratou de um problema de saúde que trouxe consequências graves à economia, e preocupou donos de pequenos comércios.
Nesses casos, o principal medo era pela sua saúde e de seus colaboradores, bem como pela integridade do empreendimento.
Portanto, medidas começaram a ser tomadas e toda ajuda foi bem-vinda.
Quanto aos comércios da alimentação, o recomendável o uso de plataformas de delivery. Isso evitou uma queda maior na renda durante esse período incerto.
O Novo Coronavírus é Fatal Para Pequenos Negócios – Procure Alternativas
Por conta do isolamento social generalizado, o crescimento do delivery foi grande, visto que as pessoas ficaram em casa buscando o que teriam se pudessem sair.
Elas buscavam por um delivery como o seu, e por isso, muitos empreendedores escolheram aderir às plataformas como iFood.
Com medidas como a alteração da data de repasse, o iFood pode realmente ajudar muitos empreendimentos pequenos.
Entretanto, depender de um único meio de entrega é perigoso. É essencial variar as formas de receber pedidos.
Então, reduza as taxas e tenha o seu próprio site!
Dessa forma, tenha um site só seu, com seu nome e seu logo.
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