A rotina aos poucos está voltando, é hora de pensar em maneiras para fazer seu restaurante vender mais.
Os pequenos e médios empreendedores, principalmente, sentem a necessidade de reaver seu dia a dia.
Porém, a preocupação com a saúde não acabou. Os clientes, apesar de interessados em retornar às ruas, continuam a se preocupar com a sua segurança.
A retomada é inevitável e imprescindível para evitar que inúmeros estabelecimentos fechem as portas para sempre.
Porém, mesmo retornando à ativa, não são todos que estão vivenciando a mesma movimentação de antes.
Inúmeros fatores podem influenciar isso, o que muitos não sabem é que há algumas atitudes que donos de restaurantes podem tomar nessa situação.
Como Está Sendo a Retomada?
Há 3 semanas, completava-se um mês da reabertura dos restaurantes no nordeste brasileiro.
Agora, noticia-se que apenas 70% dos estabelecimentos tenham voltado à ativa mas, destes, 60% não chegou nem a metade do faturamento ideal.
Essa estimativa, apesar de local, reflete uma realidade nacional, e a retomada pode ser um bem recebido respiro de alívio, mas não é salvação para todos.
São muitos os fatores que influenciam esse momento, mantendo as pessoas longe dos restaurantes. Porém, alguns estão sob responsabilidade dos empreendedores, ou podem ser “driblados” por eles.
Confira hoje 6 motivos pelos quais você pode não estar recebendo tantos clientes quanto gostaria e como resolver isso.
1. Poucos Clientes Estão Dispostos a Gastar Agora
Pesquisas mostram a difícil realidade: o consumidor não está gastando como antes.
Além de reduzindo os gastos, ou por necessidade ou por insegurança, os clientes também esperam certas atitudes das empresas.
Na mesma pesquisa, ficou claro que os clientes esperam:
- Entrega em domicílio gratuita;
- Métodos diferenciados de pagamento;
- Cuidados de higiene e proteção extra.
Então, tudo isso além de uma queda considerável na confiança, e pode parecer o fim do mundo, mas há o que fazer quanto a isso.
O Que Fazer?
Para reconquistar os clientes inseguros ou com poucos recursos financeiros, muitos estabelecimentos têm apostado nos:
- Cupons de desconto;
- Promoções;
- Programas de Fidelidade;
- Descontos no delivery.
Confira este artigo sobre programas de fidelidade e como fazer valer a pena.
2. Segurança é Primordial
Uma das demandas dos clientes atualmente é o cuidado extra com a segurança.
Na pesquisa citada anteriormente, 48% dos entrevistados esperam que os colaboradores “não toquem nas coisas” e 58% espera que usem máscaras de proteção.
Portanto, se os seus colaboradores não utilizam proteção extra e álcool em gel, além de uma rotina especial evitando toque, você pode estar perdendo mais da metade dos seus clientes!
O Que Fazer?
É impossível trabalhar sem “tocar nas coisas”, mas é imprescindível rever as rotinas e processos.
Então, repense cada etapa dos processos no seu restaurante, minimizando toques e contatos.
Além disso, não economize no álcool em gel e produtos de limpeza. As máscaras, também, são parte do uniforme para a pandemia… O que nos leva ao próximo tópico.
3. Segurança Também é Marketing
Quando você toma medidas de segurança e mostra para todos os seus clientes que isso acontece, isso se torna boa propaganda.
Portanto, coloque-se no lugar do cliente: você precisa almoçar fora na próxima quinta, e conhece dois restaurantes perto do seu trabalho.
Pois, um pode até estar adotando todas as medidas necessárias, mas você nunca viu um funcionário com álcool em gel ou máscaras de proteção.
Além disso, no restaurante em questão, as mesas continuam no lugar onde sempre estiveram – sem espaços entre elas.
Já no outro restaurante, a proteção já começa na porta, com um colaborador de máscara e álcool em gel em mãos, controlando entrada e saída de clientes.
Qualquer um se sentiria mais seguro no segundo restaurante.
O Que Fazer?
Além de tomar todas as medidas, faça questão de mostrar que isso está acontecendo. Ou seja, use as redes sociais para fazer isso.
Mostre a rotina diária de segurança e limpeza, seja transparente e atrairá a atenção de muitos.
4. Os Passeios se Reduziram
Nesse momento de reabertura gradual, muita coisa não está mais funcionando.
Aquele jantar seguido de um cinema não existe mais, e pode continuar sem existir por algum tempo ainda, a balada não é mais seguida ou precedida de um hambúrguer, os passeios diminuíram, e muito.
Agora, os restaurantes precisam ser a atração principal.
O Que Fazer?
Use das redes sociais e qualquer forma de divulgação com que trabalhe para divulgar seu estabelecimento.
Faça com que os clientes tenham vontade de sair de casa, e nada melhor do que imagens lindas de comida deliciosa para deixar qualquer um tentado.
5. A Busca é por Algo Diferente do que Existia pelo Delivery
Como citamos anteriormente, a busca pelo delivery cresceu e está sendo o preferencial ultimamente.
Porém, a experiência de comer em casa e de comer no salão é muito diferente, ou deveria ser.
O Que Fazer?
Torne a experiência de estar presente no restaurante diferenciada.
Seu produto não pode ser só a comida, ele deve ser uma união da cozinha com a decoração, a música e tudo que existe no seu estabelecimento.
Busque inspirações e determine o que torna seu estabelecimento único e chame a atenção dos clientes para isso.
Eles estão ávidos por novas experiências fora de casa e você pode entregar isso a eles.
6. É Preciso Estar Disposto a Entregar o Que o Cliente Deseja
Os gastos com delivery por parte do consumidor cresceram em 94% desde março de 2020, e isso reflete a realidade de que não são todos os clientes que estão dispostos a retornar ao salão.
E isso não pode ser um empecilho para você.
O Que Fazer?
Adapte-se. Entregue o que os clientes estão pedindo e até mais. Vá além!
Você pode oferecer um delivery de baixo custo e de qualidade com a ferramenta pensada unicamente para isso.
O MenuDino é ideal para restaurantes que procuram uma forma de entregar pedidos com baixo ou nenhum custo e continuar vendendo na pandemia.
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Seu estabelecimento precisa trabalhar com quem considera seu crescimento importante.
O nosso foco é esse: ver pequenos e médios clientes crescerem.
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