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Investir em Marketing Digital para Restaurantes é o caminho certo para quem quer crescer seu negócio e ter presença na internet.

Principalmente quando se considera que estar na internet hoje em dia é essencial para vender.

Isso acontece porque, cada vez mais, os consumidores estão migrando para o comércio online.

Antigamente, os consumidores costumavam buscar por novos restaurantes em listas telefônicas ou pedindo recomendações aos amigos.

Entretanto, desde o surgimento da internet, esse comportamento mudou.

Hoje, os consumidores vão direto ao Google e às redes sociais para encontrar os melhores restaurantes para ir até ele ou para fazer um pedido por aplicativo de Delivery.

Portanto, seu restaurante precisa estar onde seus potenciais clientes estão: na internet.

Se você quer levar seu restaurante ao mundo online para conquistar novos clientes, confira as 7 sensacionais dicas de Marketing Digital para restaurantes e comece a colocá-las em prática já!

Leia também: 5 dicas valiosas para crescer seu negócio com Marketing Gastronômico

O que é Marketing Digital?

O Marketing Digital é um conjunto de ações de marketing que usam recursos e suportes online e digitais para promover um produto, uma marca ou uma pessoa.

Esse novo modelo de fazer propaganda e publicidade surgiu na era da internet. Assim, hoje as estratégias do Marketing Digital são as mais usadas para vender e atrair clientes na internet.

Invista em Marketing Digital no seu restaurante para atrair mais clientes. (Imagem: Unsplash)

7 Dicas de Marketing Digital para Restaurantes

O marketing digital para restaurantes é uma estratégia poderosa que ajuda a:

  • Criar e Crescer a presença do seu negócio na internet
  • Fortalecer a sua marca
  • Aumentar as vendas online
  • Engajar clientes
  • Estar à frente da concorrência

Por isso, é de extrema importância garantir que o marketing digital faça parte do seu restaurante.

Confira nossas dicas para entrar no mundo online com o pé direito:

1. Mostre o dia a dia do seu restaurante nas redes sociais

Os internautas adoram acompanhar o dia a dia dos perfis que eles seguem nas redes sociais. Portanto, faça stories ou fotos mostrando como é a rotina no seu estabelecimento.

Você pode mostrar coisas como:

  • o processo de compra do ingredientes;
  • os dias em que casa está cheia;
  • apresente seus colaboradores e o que eles fazem;
  • fotos de reuniões.

Fazer isso ajuda a criar uma identificação do cliente com o seu negócio e a estreitar o relacionamento com o cliente.

Aprenda mais sobre como divulgar seu restaurante nas redes sociais neste outro artigo.

2. Faça vídeos das receitas dos seus pratos e bebidas

Conteúdos em formato de vídeo estão em alta na internet e é a grande aposta para o Marketing nos próximos anos. Principalmente nas redes sociais, como Facebook, Instagram e Youtube.

Essa tendência está alinhada ao marketing de conteúdo e é ótimo para gerar tráfego orgânico ( aquele que você não paga) nas redes sociais.

Assim, fazer vídeos rápidos com as receitas dos pratos e bebidas servidos em seu restaurante, irá deixar os clientes com água na boca e com vontade de provar!

Além disso, as chances de compartilhamentos nas redes sociais pessoais dos clientes são grandes. Afinal, quem não ama ver vídeos de receitas deliciosas na internet?

Mostrar a rotina do restaurante e fazer vídeos dos pratos servidos no cardápio são ótimas estratégias de Marketing Digital. (Imagem: Unsplash)

3. Incentive as avaliações dos cliente sobre o seu restaurante

A aprovação social é uma das estratégias mais antigas da publicidade. Pois funciona como aquele famoso marketing boca a boca, também conhecido como marketing de indicação, mas feito no mundo digital.

Pense: se um cliente vai ao seu restaurante e sai de lá satisfeito, a chance dele recomendar para outras pessoas são bem grandes, não é mesmo?

Logo, se você incentivá-lo a fazer a avaliação nas redes sociais do restaurante, será ótimo para a imagem do seu negócio. Principalmente porque passará mais confiança para novos clientes.

Isso porque quando um consumidor vê outras pessoas falando sobre o seu restaurante de forma positiva, serão influenciados a conhecê-lo. Portanto, crie estratégias para incentivar as avaliações!

As avaliações que os clientes fazem nas redes sociais e aplicativos valem muito! Por isso, é importante que eles fiquem satisfeitos com a experiência no seu restaurante. (imagem: Unsplash)

4. Dê vantagens para os clientes que seguem seu restaurante na internet

Outra forma de crescer a presença do seu restaurante no meio digital e conquistar novos clientes nesse espaço é oferecer vantagens exclusivas.

Para atingir esse objetivo, você pode:

5. Cadastre o seu restaurante no Google Meu Negócio 

O Google já se consolidou como a maior ferramenta de pesquisa da atualidade na internet. Portanto, não ser encontrável nele equivale a ser ser um fantasma no mundo digital.

Nesse sentido, o Google Meu Negócio foi criado com dois principais objetivos:

  1. ajudar a localizar facilmente negócios de todos os segmentos.
  2. permitir que você acompanhe o que os clientes falam sobre seu negócios na internet.

Além disso, a ferramenta oferece diversas informações importantes que podem ser usadas para estratégias de marketing. O Google Meu Negócio é gratuito e você se cadastrar nele gratuitamente.

Seu restaurante precisa estar no Google Meu Negócio para ser encontrado na internet! (Imagem: Unsplash)

6. Faça anúncios segmentados por Geolocalização

Fazer sucesso na internet é ótimo para construir a autoridade do seu restaurante. Muitas vezes, isso faz com que o seu restaurante conquiste um público que vai além dos limites da cidade em que está localizado.

Entretanto, não se esqueça que os clientes da sua região ainda são muito importantes para o seu negócio. Afinal, são eles que efetivamente compram em seu negócio. Logo, não os deixe de lado.

Nesse sentido, use a geolocalização e o Google Maps para segmentar seu público alvo nas ações de marketing e nos anúncios do Google e das redes sociais.

Assim,  o alcance do seu marketing local será potencializado.

7. Utilize o Google Adwords (Google Ads) para os anúncios

O Google Ads, antes chamado de Google Adwords, é a principal ferramenta de anúncios da Google. Com ela, os anúncios são otimizados para alcançar o perfil ideal do seu consumidor no Google.

Mas, nesse caso, é necessário pagar por eles. Saiba mais sobre essa ferramenta aqui.

Dica extra: Crie um site grátis e publique seu Cardápio na internet

Se você chegou até aqui é porque realmente entendeu a importância do marketing digital para o seu restaurante. Por isso, nós queremos te ajudar!

Já pensou em criar um site grátis para publicar seu cardápio na internet e poder aumentar os clientes online?

Ter um site é fundamental para o marketing digital porque ele é para o mundo online o que o seu estabelecimento é para o mundo físico: um endereço para ser encontrado.

Para ajudar você a ser facilmente encontrado na internet, o Consumer oferece ao seu restaurante um Site Delivery Grátis.

Com ele, seu restaurante poderá

  • Ser encontrado na internet
  • Publicar um cardápio online
  • Receber até 200 pedidos
  • Ter um Delivery direto no WhatsApp

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.