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Você já ouviu falar sobre SEO para restaurantes? Sabe o que precisa fazer para o seu restaurante aparecer no topo das buscas no Google?

Esse é um assunto que está em alta nos últimos meses e vem ganhando cada vez mais destaque entre pequenos e médios empreendedores.

Você vai poder conferir:

  • O que é SEO?
  • Por que é Importante Investir em SEO para Restaurantes?
  • 6 Dicas de SEO para Restaurantes Aparecerem no Topo do Google

Continue lendo para saber o que é SEO para restaurantes e ter 6 dicas para ajudar o seu restaurante a aparecer no topo do Google!

Teste grátisO que é SEO?

SEO, ou “Search Engine Optimization”, é um conjunto de técnicas que melhora a posição de sites e blogs nos resultados de busca, reduzindo custos com marketing e alcançando potenciais clientes.

Por que é Importante Investir em SEO para Restaurantes?

Não ter presença online é como não existir em um mundo digital.

A publicidade tradicional está perdendo espaço para o Marketing Digital, que gera mais impacto. A divulgação nas redes sociais é crucial para a presença online dos restaurantes. Consumidores pesquisam recomendações antes de ir a um restaurante ou pedir Delivery, principalmente no Google.

Estar entre as primeiras posições no Google aumenta os cliques, tornando o investimento em SEO para restaurantes essencial.

Dicas de SEO para Restaurantes

Confira 6 dicas simples e fáceis de aplicar SEO para restaurantes e ser ser relevante para o seu público, aparecendo no topo das pesquisas do Google:

1. Google Meu Negócio

Ter um cadastro no Google Meu Negócio é a maneira mais eficaz de se tornar encontrável no Google e é uma técnica de SEO Local poderosa.

Nessa ferramenta gratuita do Google, você pode colocar diversas informações sobre o seu restaurante, tais como:

  • Endereço
  • Telefone
  • Horário de funcionamento
  • Imagens

Inclusive, pode colocar o link do seu site e também receber avaliações dos clientes.

Com o Google Meu Negócio, os clientes poderão encontrar seu restaurante no Google. Além disso, ele irá aparecer mais nos primeiros resultados de buscas e no Google Maps.

2. Cardápio Online

Por sua vez, o cardápio online é essencial como estratégia de SEO para restaurantes, principalmente se você trabalha com vendas pelo Delivery.

Não se esqueça de colocar fotos dos seus produtos no seu cardápio, pois elas também ranqueiam e aparecem nas buscas.

Mas, para isso, você precisa salvá-las com as palavras-chaves relacionadas ao seu segmento, por exemplo “hambúrguer” ou “nome-do-seu-negócio”.

As descrições também não podem faltar e devem conter palavras-chaves para ajudar nos resultados de busca no Google relacionados ao seu produto.

No MenuDino, você consegue publicar seu cardápio online grátis com fotos e descrições.

3.  Avaliações dos clientes

O Google e outros mecanismos de buscas usam as avaliações dos clientes como critério para mostrar seu restaurante nas pesquisas.

Assim, todas as avaliações que  os seus clientes deixam são bem-vindas para o SEO, seja:

  • No aplicativo 
  • No site
  • Nas redes sociais
  • Em sites de recomendação, como o TripAdvisor
  • Ou no próprio Google.

Principalmente e ainda melhor se elas forem positivas. Afinal, as avaliações servem como marketing boca a boca no ambiente digital.

Aliás, esses feedbacks também são usados no SEO Local!

4. SEO Local

Se o SEO para restaurantes já é importante, o SEO local é imprescindível! 

Isso porque o SEO local ajuda o seu restaurante a segmentar os resultados em que o seu negócio aparece a partir da localização geográfica.

Assim, vamos supor que o seu restaurante está em São Paulo, o que é mais interessante: aparecer para pessoas que moram em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Certamente em São Paulo, pois, aparecendo para clientes segmentados pela geolocalização, as chances de eles comprarem com você são maiores.

Portanto, como dissemos anteriormente, o cadastro no Google Meu Negócio e as avaliações ajudam a construir o SEO Local.

Mas, além deles, conseguir links e citações de marcas locais também contribui para o seu posicionamento no Google.

5. Site responsivo

Outro critério relevante para o algoritmo do Google e outros mecanismos de busca colocarem o seu restaurante nos primeiros lugares dos resultados é ter um site responsivo.

Um site responsivo é aquele que se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, como celular, tablet e notebook, proporcionando uma boa navegação ao usuário.

Assim, atente-se a isso na hora criar o site do seu restaurante. Como foi o caso da Pizzaria Vallença que escolheu o site Delivery do MenuDino e aumentou 15% suas vendas.

O site Delivery que você pode criar grátis no MenuDino é responsivo e permite que o cliente tenha uma ótima experiência ao navegar pelo celular, tablet ou notebook.

Isso faz com que o Google priorize o seu site quando os clientes buscarem por restaurantes nele.

6. Site com Domínio próprio e curto

Além de responsivo, outra característica que o seu site precisa ter é um domínio próprio e curto.

Criar um domínio próprio é um processo relativamente simples e barato e traz autoridade para o seu restaurante muito vantajosa para o seu negócio.

O ideal é que ele seja curto e tenha o nome do seu restaurante, assim não só o Google, como os clientes, irão encontrá-lo mais facilmente.

Essas são as 6 dicas de SEO para restaurantes que preparamos para ajudar você a colocar o seu restaurante no topo do Google!

Não perca tempo e aproveite para colocá-las em prática nas suas estratégias de Marketing logo!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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