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6 Dicas de SEO para Restaurantes Aparecerem no Topo do Google

By setembro 6th, 20235 Comments

Você já ouviu falar sobre SEO para restaurantes? Sabe o que precisa fazer para o seu restaurante aparecer no topo das buscas no Google?

Esse é um assunto que está em alta nos últimos meses e vem ganhando cada vez mais destaque entre pequenos e médios empreendedores.

Antes, poucos negócios se preocupavam com os seus posicionamentos nas buscas do Google.

Mas, com o crescimento da relevância da internet para as vendas, aparecer em primeiro lugar no Google e em outros mecanismos de buscas tornou- se uma prioridade.

Assim, preparamos este conteúdo para deixar você por dentro desse assunto tão importante e mostrar o que você precisa fazer para destacar o seu restaurante no Google.

Você vai poder conferir:

  • O que é SEO?
  • Por que é Importante Investir em SEO para Restaurantes?
  • 6 Dicas de SEO para Restaurantes Aparecerem no Topo do Google

Continue lendo para saber o que é SEO para restaurantes e ter 6 dicas para ajudar o seu restaurante a aparecer no topo do Google!

Teste grátisO que é SEO?

A sigla SEO significa “Search Engine Optimization” em inglês. Em português, podemos traduzir para algo como “Otimização para Motores de Busca”.

Assim, SEO é um conjunto de técnicas usadas para melhorar as posições no rankeamento de sites, blogs e afins no Google, assim como em outros mecanismos de busca.

Essas técnicas ajudam marcas e empresas a se posicionarem de maneira orgânica no Google, economizando, assim, com anúncios pagos.

Portanto, ajudam a reduzir custos com Marketing e, ao mesmo tempo, alcançar potenciais clientes.

Vamos tentar explicar isso de uma forma mais simples.

Sabe quando você pesquisa algo no Google e vários resultados aparecem para responder ao que você buscou?

Por exemplo, quando alguém está em busca de uma pizzaria e digita “pizzaria em São Paulo”. Então, o Google mostrará uma seleção de pizzarias próximo à localização onde a pessoa está.

A ordem dos resultados que o Google mostra é feita com base em um filtro que rankeia todas as páginas que têm relação à palavra-chave pesquisado. Nesse caso, “pizzaria em São Paulo”.

É exatamente para isso que o SEO serve: para ajudar o seu restaurante a aparecer nos primeiros lugares dos resultados de buscas.

Mas, além do SEO, de forma geral, o SEO Local tem uma efetividade maior para restaurantes e negócios de alimentação.

Torne-se visível para os seus clientes aplicando SEO para restaurantes!

SEO Local: Apareça para os consumidores

O SEO Local é ainda mais relevante para restaurantes, pois ele ajuda a posicionar levando em consideração a região onde o estabelecimento está localizado.

Assim, por meio da segmentação geográfica, o SEO local consegue alcançar potenciais clientes mais qualificados para o seu restaurante.

Portanto, as chances desses clientes comprarem com você são maiores, uma vez que clientes fora da sua região não poderão comprar do seu estabelecimento.

Para conseguir construir o seu SEO Local, são essenciais:

  • Cadastro no Google Meu Negócio
  • Avaliação dos clientes no Google
  • Marcação de localização em posts nas redes sociais

Por que é Importante Investir em SEO para Restaurantes?

Como já falamos em outros artigos aqui do Blog, não ter presença online é o mesmo que não existir em um mundo cada vez mais digital.

Embora a publicidade tradicional ainda tenha sua relevância, cada vez mais ela está perdendo espaço para o Marketing Digital. Isso porque a internet está completamente inserida no dia a dia das pessoas. 

Hoje, a publicidade online gera mais impacto do que a publicidade offline, como panfletos, folders e anúncios em jornais.

Assim, a divulgação nas redes sociais desempenham um papel importante no Marketing Digital e na presença online dos restaurantes.

Além disso, antes de ir em um restaurante ou fazer um pedido por Delivery, os consumidores pesquisam por recomendações ou pelo que querem comprar em mecanismos de busca, principalmente no Google.

Portanto, o Google está entre as principais formas de ser visível e encontrável na internet, além de ajudar a alcançar e atrair novos clientes.

É comprovado que os sites que estão entre as primeiras posições no Google recebem mais cliques. Por tudo isso, é muito importante investir em SEO para restaurantes!

Todos os dias os clientes buscam por bares e restaurantes no Google.

6 Dicas de SEO para Restaurantes Aparecerem no Topo do Google

Confira 6 dicas simples e fáceis de aplicar SEO para restaurantes e ser ser relevante para o seu público, aparecendo no topo das pesquisas do Google:

1. Google Meu Negócio

Ter um cadastro no Google Meu Negócio é a maneira mais eficaz de se tornar encontrável no Google e é uma técnica de SEO Local poderosa.

Nessa ferramenta gratuita do Google, você pode colocar diversas informações sobre o seu restaurante, tais como:

  • Endereço
  • Telefone
  • Horário de funcionamento
  • Imagens

Inclusive, pode colocar o link do seu site e também receber avaliações dos clientes.

Com o Google Meu Negócio, os clientes poderão encontrar seu restaurante no Google. Além disso, ele irá aparecer mais nos primeiros resultados de buscas e no Google Maps.

2. Cardápio Online

Por sua vez, o cardápio online é essencial como estratégia de SEO para restaurantes, principalmente se você trabalha com vendas pelo Delivery.

Não se esqueça de colocar fotos dos seus produtos no seu cardápio, pois elas também ranqueiam e aparecem nas buscas.

Mas, para isso, você precisa salvá-las com as palavras-chaves relacionadas ao seu segmento, por exemplo “hambúrguer” ou “nome-do-seu-negócio”.

As descrições também não podem faltar e devem conter palavras-chaves para ajudar nos resultados de busca no Google relacionados ao seu produto.

No MenuDino, você consegue publicar seu cardápio online grátis com fotos e descrições.

3.  Avaliações dos clientes

O Google e outros mecanismos de buscas usam as avaliações dos clientes como critério para mostrar seu restaurante nas pesquisas.

Assim, todas as avaliações que  os seus clientes deixam são bem-vindas para o SEO, seja:

  • No aplicativo 
  • No site
  • Nas redes sociais
  • Em sites de recomendação, como o TripAdvisor
  • Ou no próprio Google.

Principalmente e ainda melhor se elas forem positivas. Afinal, as avaliações servem como marketing boca a boca no ambiente digital.

Aliás, esses feedbacks também são usados no SEO Local!

4. SEO Local

Se o SEO para restaurantes já é importante, o SEO local é imprescindível! 

Isso porque o SEO local ajuda o seu restaurante a segmentar os resultados em que o seu negócio aparece a partir da localização geográfica.

Assim, vamos supor que o seu restaurante está em São Paulo, o que é mais interessante: aparecer para pessoas que moram em São Paulo ou no Rio de Janeiro.

Certamente em São Paulo, pois, aparecendo para clientes segmentados pela geolocalização, as chances de eles comprarem com você são maiores.

Portanto, como dissemos anteriormente, o cadastro no Google Meu Negócio e as avaliações ajudam a construir o SEO Local.

Mas, além deles, conseguir links e citações de marcas locais também contribui para o seu posicionamento no Google.

Seu site DElivery no MenuDino se adapta a todos os dispositivos.

5. Site responsivo

Outro critério relevante para o algoritmo do Google e outros mecanismos de busca colocarem o seu restaurante nos primeiros lugares dos resultados é ter um site responsivo.

Um site responsivo é aquele que se adapta aos diferentes tipos de dispositivos, como celular, tablet e notebook, proporcionando uma boa navegação ao usuário.

Assim, atente-se a isso na hora criar o site do seu restaurante. Como foi o caso da Pizzaria Vallença que escolheu o site Delivery do MenuDino e aumentou 15% suas vendas.

O site Delivery que você pode criar grátis no MenuDino é responsivo e permite que o cliente tenha uma ótima experiência ao navegar pelo celular, tablet ou notebook.

Isso faz com que o Google priorize o seu site quando os clientes buscarem por restaurantes nele.

6. Site com Domínio próprio e curto

Além de responsivo, outra característica que o seu site precisa ter é um domínio próprio e curto.

Criar um domínio próprio é um processo relativamente simples e barato e traz autoridade para o seu restaurante muito vantajosa para o seu negócio.

O ideal é que ele seja curto e tenha o nome do seu restaurante, assim não só o Google, como os clientes, irão encontrá-lo mais facilmente.

Essas são as 6 dicas de SEO para restaurantes que preparamos para ajudar você a colocar o seu restaurante no topo do Google!

Não perca tempo e aproveite para colocá-las em prática nas suas estratégias de Marketing logo!

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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