Skip to main content

Abrir um Delivery em casa está cada vez mais comum no Brasil. Seja para realizar o sonho de um negócio próprio ou gerar renda, muitas pessoas se interessam por isso.

O ponto positivo é o baixo investimento inicial. O foco na entrega reduz os custos com estrutura.

Esse ramo é acessível e oferece chances de retorno rápido.

Continue lendo para conferir 10 passos para abrir um Delivery de comida na sua casa e iniciar na alimentação!

Passo para Abrir um Delivery em Casa

O setor de Delivery de refeições cresceu muito durante a pandemia e oferece muitas oportunidades. O food service é um dos setores que mais empregam no Brasil.

Por isso, muitos escolhem investir nesse ramo. Mas nem todos podem abrir um Delivery com cozinha própria. Abrir um Delivery em casa é uma alternativa para quem quer começar um negócio próprio.

Passo 1 de Abrir um Delivery em Casa: Definição do produto

A definição do produto é um dos pontos mais importantes para quem vai abrir um Delivery em casa. É preciso verificar a viabilidade de produção no espaço disponível em sua casa.

Por exemplo, comidas como:

  • Hambúrgueres
  • Marmitas
  • Bolos e doces
  • Pastéis
  • Comida japonesa

Essas opções são viáveis, pois não demandam uma grande estrutura de produção. Além disso, escolha um tipo de alimento que você gostaria de trabalhar, pois esse é o maior segredo para o sucesso de um negócio: a paixão pelo que se faz.

Passo 2 de Abrir um Delivery em Casa: Planejamento financeiro

Depois de escolher qual produto você vai vender, comece a fazer o planejamento financeiro para abrir o seu Delivery.

Essa etapa é bastante importante, pois você terá uma ideia de quanto capital financeiro irá precisar e se programar para isso. Fazer o planejamento das finanças também inclui fazer a precificação correta do seu produto, pois é preciso que ele gere lucro para o seu negócio.

Depois de aberto, é fundamental contar com um sistema para Delivery que ajude a fazer o controle financeiro do seu negócio, como o Consumer. O Consumer gera relatórios e gráficos, além de ajudar no controle de contas a pagar, simplificando a gestão financeira do seu Delivery.

Passo 3 de Abrir um Delivery em Casa: Formalização do Negócio

Para montar um Delivery, é imprescindível realizar a formalização do seu negócio. Ou seja, é preciso ter um CNPJ ativo e alvará de funcionamento, mesmo sendo na sua casa.

Hoje, a maneira mais simples de fazer isso é abrindo um MEI, além de ser grátis. Com ele, é possível emitir notas fiscais e separar suas contas pessoais das contas do Delivery.

Passo 4 de Abrir um Delivery em Casa: Cozinha

O próximo passo é preparar a estrutura física do seu Delivery, em especial a estrutura da cozinha, além de equipamentos e utensílios. Examine o espaço e o que a cozinha da sua casa já tem que pode ser aproveitado para o seu Delivery.

Adapte a sua cozinha de maneira a otimizar a produção do produto que você irá vender e adquira os equipamentos e utensílios que faltam. Mas, é claro, tudo isso vai depender do segmento de Delivery que você irá investir. Afinal, os utensílios e equipamentos para montar uma hamburgueria Delivery são diferentes dos equipamentos para montar uma marmitaria Delivery, por exemplo.

Passo 5 de Abrir um Delivery em Casa: Estoque

Chegamos no estoque e aqui você precisa de um cuidado especial. Pois é fundamental armazenar corretamente, assim como fazer o controle eficiente do seu estoque.

A má gestão de estoque pode trazer perdas e sérios prejuízos para o seu negócio. É preciso ter um freezer e lugares com as condições adequadas para armazenar os produtos. No Consumer, você pode fazer o controle de estoque digital usando a ficha técnica dos seus pratos totalmente grátis. Assim, quando você fizer uma venda no seu Delivery, cada insumo e ingrediente utilizado na receita sairá do estoque automaticamente.

Passo 6 de Abrir um Delivery em Casa: Tipo de entrega

Agora é a vez de decidir o tipo de entrega que você irá trabalhar em seu Delivery. Isso envolve decidir como irá contratar os entregadores e como o cliente poderá receber seu pedido.

Você poderá decidir entre:

  • Frota de motoboy própria (CLT)
  • Freelancer
  • Terceirizada
  • Cooperativa
  • Delivery (entrega no local)
  • Take away (retirar no local)

Leve em consideração o que é mais viável para o seu negócio no momento. Mas também qual a melhor maneira de atender a um número maior de clientes.

Passo 7 de Abrir um Delivery em Casa: Embalagens

Mesmo que você não possa investir em embalagens muito elaboradas, busque por embalagens simples, mas com qualidade.

A prioridade é que o alimento chegue ao consumidor bem embalado, sem vazar, bem apresentável e ainda fresco para consumo. Para isso, pesquise pelo tipo de embalagem que mais se adapta ao tipo de alimento que irá vender no Delivery: quente, frio, sólido, líquido, etc. Não se esqueça de colocar uma identificação do seu Delivery na embalagem, pode ser um adesivo ou um cartão.

Passo 8 de Abrir um Delivery em Casa: Cardápio Online

O cardápio online é usado com uma das principais estratégias para atrair clientes e ajudar o seu Delivery a vender. Ele funciona como uma vitrine virtual na qual os clientes poderão conhecer mais sobre os pratos e bebidas que você oferece.

Por isso, é essencial colocar boas fotos e descrições detalhadas e atrativas para despertar o interesse de compra do cliente. No MenuDino, você tem a oportunidade de criar um site Delivery e publicar seu cardápio online gratuitamente e até receber pedidos pelo WhatsApp com ele!

Passo 9 de Abrir um Delivery em Casa: Aplicativos de Delivery

Pronto, está quase tudo certo para abrir o seu Delivery. Agora, você precisa definir qual ou quais serão os seus canais de venda para receber pedidos.

As principais opções disponíveis no mercado são:

  • Delivery pelo WhatsApp
  • Aplicativo próprio no MenuDino
  • Cadastrar seu Delivery no iFood
  • Uber Eats
  • Rappi

Dentre as opções, os marketplaces como iFood, Uber Eats e Rappi cobram taxas sobre os pedidos, além do valor da assinatura. Entretanto, eles também podem ajudar a divulgar Delivery e atrair clientes no começo, pois são populares. Por outro lado, o aplicativo próprio do MenuDino não tem taxas, conta um sistema de gestão e com integração iFood. Então, você deve optar por aquele que oferece mais possibilidades para o seu Delivery vender mais!

Passo 10 de Abrir um Delivery em Casa: Divulgação

Por fim, você deve investir intensamente na divulgação do seu Delivery, principalmente nas redes sociais. Para o seu Delivery ter sucesso nas vendas, é preciso que os clientes consigam encontrá-lo nos mecanismos de busca, como o Google Meu Negócio.

Além de achá-lo nas principais redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Afinal, hoje, os clientes buscam e descobrem novos restaurantes e Delivery no ambiente digital, então, é lá que você precisa marcar presença!

O Consumer ajuda Você a Abrir o seu Delivery em Casa

Muitos clientes Consumer começaram com um Delivery em casa e depois viram seu negócio expandir.

Por isso, sabemos que abrir um Delivery em casa é o primeiro passo para se tornar um(a) grande empreendedor(a) da alimentação.

Assim, criamos nossas soluções para acompanhar o seu negócio em todas as fases: do começo, ainda pequeno conquistando seu espaço, ao crescimento!

A versão grátis do Consumer oferece os recursos e funcionalidades essenciais para o seu Delivery operar sem precisar investir logo de cara em um sistema.

Além disso, você pode utilizar a versão premium do Consumer por 15 dias para conhecer na prática sem precisar gastar nada com isso.

Então, na hora de escolher o sistema que vai ajudar o seu Delivery a crescer, escolha o Consumer: Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

16 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.