Todos os dias milhares de clientes na internet estão procurando por restaurantes nos mecanismos de buscas. Isso significa milhares de oportunidades de vendas para o seu negócio.
Mas para agarrar essas oportunidades, é preciso saber como atrair esses clientes que estão no ambiente digital para o seu restaurante.
Esse é um dos maiores desafios para donos(as) de bares e restaurantes. Afinal, uma boa parte não sabe o que fazer para converter esses consumidores em clientes.
Pensando nisso, reunimos nesse artigo dicas que irão ajudar você a transformar esse cenário captando os potenciais clientes na internet para seu restaurante.
Continue lendo e descubra quais são essas estratégias para aplicar e aumentar as suas vendas!
6 Dicas de Como Atrair Clientes na Internet para seu Restaurante
Não se pode mais ignorar o potencial enorme que a internet oferece para alavancar as vendas de restaurantes. Fazer isso é estar “rasgando dinheiro”, como se diz na expressão popular.
Afinal, os restaurantes que já perceberam e criaram estratégias para aproveitar esse potencial são os que mais têm sucesso em vendas hoje.
Então se você ainda não quer ficar para trás nessa corrida competitiva do food service, está mais do que na hora de abrir seus olhos.
Confira as dicas que trouxemos para você e comece a colocá-las em prática imediatamente!
1. Definir o Público Alvo
Para atrair clientes na internet, é fundamental saber qual é o seu público alvo para ter melhores resultados.
Assim, busque traçar uma persona – isto é, o cliente ideal para seu restaurante – com informações como:
- Faixa etária
- Gênero
- Localização geográfica
- Comportamento de consumo
Isso ajudará a direcionar melhor suas estratégias para o público correto, aumentando as chances de obter sucesso em atraí-los.
Entretanto, é recomendável definir um público alvo com mais de uma persona para não limitar o seu alcance na internet.
2. Fazer o Planejamento de Marketing Digital
Outro fator importante para captar clientes na internet é ter um bom planejamento de Marketing Digital para restaurantes.
Realizar ações de Marketing sem planejá-las é a receita para ter resultados pouco efetivos, principalmente a médio e longo prazo.
Afinal, o Marketing Digital deve ser um trabalho consistente, contínuo, com objetivos e ações efetivas para alcançá-los.
Isso vai dar foco e mostrar qual o caminho para fazer com que os clientes saiam da internet para consumir no seu restaurante.
3. Criar Conteúdo Relevante
O tipo de conteúdo que você irá produzir para o seu restaurante na internet será essencial e determinante para atrair clientes ou não.
Por exemplo, se você criar conteúdos repetitivos, sem originalidade e que não estimulam o engajamento do público, dificilmente terá sucesso.
Mas se o conteúdo for autêntico, regular e criativo, isso certamente despertará o interesse e a curiosidade do público alvo.
Assim, criar conteúdo relevante é chave do sucesso para atrair clientes na internet e há diversas maneiras de fazer isso.
Inclusive, de forma gratuita através das redes sociais, como:
Engaje seus clientes contando a história e mostrando a rotina do seu restaurante, publicando fotos e vídeos dos pratos e bebidas, etc.
Dessa forma, os consumidores terão vontade de conhecer e saborear o que o seu o restaurante tem a oferecer.
4. Apostar no Marketing de Influência
O Marketing de influência é uma tendência do Marketing Digital que ganhou muito destaque nos últimos meses por seu potencial.
Isso porque ele utiliza a influência de um(a) criador(a) de conteúdo na internet para atrair clientes mais segmentados.
Afinal, quando influenciados por alguém que consideram como referência, as chances dos consumidores irem ao seu restaurante são maiores.
Por isso, esse tipo de Marketing tem sido a aposta no marketing gastronômico para converter mais clientes na internet.
5. Estar no Google Meu Negócio
Se você quer que os clientes que estão na internet encontrem seu restaurante, é imprescindível que ela esteja no Google Meu Negócio.
O Google é o maior mecanismo de buscas na internet e recebe todos dias milhares de pesquisas em busca de restaurantes.
Assim, você deve cadastrar seu restaurante nessa plataforma e colocar todas informações necessárias para ser encontrável. Por exemplo:
- Endereço
- Telefone
- Horário de funcionamento
- Site, etc.
Além disso, os clientes que já conhecem seu restaurante terão a possibilidade de deixar feedbacks. Isso poderá ajudar a atrair ainda mais clientes na internet.
6. Ter um Site
Ao ter um site, o seu restaurante tem um endereço na internet através do qual será mais fácil para os clientes encontrá-lo.
Por isso, esse é um quesito quase obrigatório para donos(as) restaurantes que desejam trazer clientes da internet para seu estabelecimento físico.
Outra possibilidade é levar seu restaurante até o cliente oferecendo o serviço de Delivery por meio do site.
Aliás, você sabia que é possível criar um site Delivery gratuito no MenuDino: o portal de Delivery da Consumer? Além de possível, ele permite receber até 200 pedidos mensais pelo WhatsApp!
Então não tem mais desculpas para você não criar um site para o seu restaurante: acesse o site para saber mais detalhes.
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Por muito tempo, os anúncios no Google foram considerados inacessíveis para restaurantes pequenos e exclusivos para os grandes restaurantes.
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