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O Que é e Como Definir o Público Alvo do seu Negócio

By maio 4th, 202222 Comments

O público alvo é um grupo de pessoas com coisas em comum que podem, por conta dessa similaridade, se interessar por um produto ou serviço em específico.

Essa noção é importantíssima para quem procura atrair potenciais clientes para seu estabelecimento pois, geralmente, a ação mais comum é “atirar para todos os lados” e isso quase nunca funciona.

Portanto, continue lendo para aprender a como definir o público alvo do seu negócio e como usar essa informação a seu favor.

O Que é o Público Alvo?

A definição de público alvo inclui algumas informações sobre a maior parte das pessoas que frequentam seu estabelecimento:

  • Se o serviço é oferecido ao consumidor final ou a empresas;
  • Se o seu cliente geralmente mora perto do estabelecimento ou não;
  • A idade média entre os clientes;
  • Gostos pessoais como se são pessoas que gostam de bebidas alcoólicas, se são casados ou se têm filhos;

Quando você resolve essas questões, conhece mais seus clientes e é capaz de direcionar suas vendas para as pessoas certas.

Isso reduz gastos com propagandas que não dão retorno e até mesmo pode maximizar a eficiência daquelas que forem feitas com foco sobre o público certo.

Como Definir o Público Alvo?

Agora que você sabe o que significa público alvo, já deve estar se perguntando como saber quem é o público alvo do seu empreendimento.

Antes de fazer isso é preciso entender algumas questões, principalmente sobre o mundo em que estamos inseridos hoje.

Está cada vez mais comum dividirmos nossos gostos em nichos. Isto é, as pessoas se sentem atraídas por coisas que se relacionam diretamente com seus gostos. 

Por isso, existe o grupo de pessoas “nerd”, o grupo de pessoas “fitness”, aqueles que adoram carne, os vegetarianos… 

Enfim, como se dizia antigamente, existem as “panelinhas”, e esses grupos dificilmente se misturam.

Portanto, se você tem uma churrascaria, seu público alvo com certeza não inclui vegetarianos e veganos.

Por outro lado, se você tem uma marmitaria, pode incluir esse público na sua clientela oferecendo opções que o agrade.

Para entender melhor isso, considere esse exemplo.

Saber o seu público alvo é muito mais importante para seu negócio do que você imagina.

Exemplo de Público Alvo: A Importância de Diferenciar Nichos

Imagine duas mulheres com muito em comum. Elas vivem no mesmo bairro residencial, são formadas em Direito e são nascidas nos anos 80, tendo vivências da infância parecidas.

É fácil concluir que ambas teriam os mesmos gostos, não é mesmo?

No entanto, compreender as escolhas do consumidor é muito mais difícil.

Imagine, de novo, as mesmas personagens. Entretanto, uma exerce advocacia, trabalhando o dia todo, tem três filhos e segue uma dieta bastante restrita.

A outra, por sua vez, é dona de casa, tem apenas um filho e no seu tempo livre gosta de cozinhar.

Qual das duas tem mais chance de comprar em uma marmitaria que faz preços promocionais para combos família? A primeira, não é mesmo?

Essa é a noção de nichos. A primeira mulher faz parte de um nicho de mulheres com filhos e um estilo de vida agitado.

A segunda faz parte de um nicho de donas de casa que têm tempo para cozinhar.

Portanto, é justificável entender que a primeira teria a necessidade de comprar marmitas prontas, já que não tem tempo de cozinhar.

Nesse momento, você deve estar começando a se preocupar: como vai saber se seus clientes são casados ou não, se tem filhos ou não, se tem dietas restritas ou não? 

Não precisa se preocupar, parecem ser muitas as perguntas, mas elas podem ser facilmente reduzidas a apenas um passo.

Defina o seu Público Alvo com Apenas um Passo

Existe uma maneira prática e bastante efetiva de definir seu público alvo. 

Uma vez que você fizer isso, terá em mãos as informações mais relevantes para atrair mais clientes.

Faça uma Pesquisa de Mercado.

As pesquisas de mercado são a melhor maneira e a mais eficaz de definir o público alvo e entender quais são os pontos fortes e fracos do seu produto.

Trata-se de algumas perguntas simples sobre os hábitos daquele cliente. 

Elas devem ser pequenas e evitar assuntos invasivos. 

Ao propor essas pesquisas, sempre ofereça algum tipo de prêmio, como brindes ou descontos. 

Dessa forma, haverá mais dedicação, mais respostas e, acredite ou não, as pessoas costumam ser mais honestas quando há um “prêmio” esperando no final.

As pesquisas de mercado pode ser um pouco trabalhosas no começo, mas são a via mais rápida para definir seu público alvo.

Quais Perguntas Incluir na Pesquisa de Mercado? 

Confira como fazer uma pesquisa de mercado:

1. Pergunte como o cliente descobriu seu estabelecimento

Assim você fica sabendo quais métodos de divulgação estão funcionando melhor;

2. Pergunte por que o cliente se interessou pelo produto 

Aqui você descobre seus pontos fortes ou questões que estão atraindo atenção positivamente;

3. Pergunte como o cliente avalia o produto ou serviço

Com isso, você saberá se as expectativas do cliente foram atingidas. Utilize um sistema de notas e dê espaço para justificativa;

4. Pergunte o bairro ou cidade do cliente

Aqui você receberá as informações demográficas que mencionamos no começo;

5. Pergunte a faixa de idade em que seu cliente está inserido

Quando lidamos com público alvo, lidamos com faixas de idade e não uma idade em específico. As faixas padrão normalmente são: 18-25, 26-35, 36-55, 56-85, 85 ou mais. 

Existem variações, mas se você usar essas divisões, com certeza perceberá uma concentração maior de clientes em uma ou duas e saberá a idade média das pessoas no seu estabelecimento.

Uma vez que você tiver essas respostas, hora de ir para a análise dos dados.

Como Analisar as Respostas de uma Pesquisa de Mercado?

Isto é, com base nas respostas dos clientes, você mesmo deve responder às seguintes perguntas:

1. Por que alguém se interessaria pelo seu produto?

Liste os motivos que os clientes deram na pergunta número dois da pesquisa.

Tente listar ainda mais benefícios do seu produto, serviço ou estabelecimento.

2. Que problemas ou que necessidades esse produto resolve ou supre?

Ainda com base na pergunta número 2, você deve refletir sobre o que  motivou essas pessoas a procurar seu negócio. 

São pessoas que não têm tempo de cozinhar e, por isso, precisam muito de marmitas prontas e saudáveis? 

São amantes de carne que procuram novas hamburguerias para experimentar?

São trabalhadores dos arredores que procuravam restaurantes bons onde almoçar? 

Você deve descobrir a resposta analisando atentamente as respostas dos clientes.

3. Existe um concorrente que esteja oferecendo a mesma solução tão bem quanto você ou até melhor?

Agora é o momento de ser honesto. Existem concorrentes diretos? Como eles se comparam ao seu serviço ou produto? 

Usa as respostas da questão número três da pesquisa para pensar sobre essa pergunta.

Os clientes serão honestos com você, portanto, é necessário que você também seja.

Eles dirão na pesquisa quais problemas encontraram no seu empreendimento, o que os desapontou  ou simples pormenores que poderiam ser melhores.

É claro que você não precisa tentar consertar todos os problemas que existem, foque apenas nos mais urgentes. 

Faça uma lista dos seus concorrentes e veja se algum deles não tem os problemas apontados pelos clientes na pesquisa. 

Se algum tem, você precisa suprir essa questão e ficar à frente da concorrência.

4. Onde o público procura quando precisa do seu serviço?

Para essa pergunta, você deve se basear na pergunta número um da pesquisa. 

Se você tem um restaurante de comida japonesa e seus clientes dizem que encontraram seu restaurante nas redes sociais, é lá onde você deve focar todos seus esforços na divulgação.

Saber disso ditará quais serão seus canais de comunicação com as pessoas.

5. Seu público é mais jovem? Onde eles vivem? Qual o estilo de vida deles?

Essas perguntas afunilaram o perfil do seu público alvo até aqui, onde saberemos exatamente quem são essas pessoas.

Use as duas últimas respostas da pesquisa para descobrir o perfil da maioria dos seus clientes. 

Assim, você saberá se a maior parte deles é mais jovem ou não e onde eles moram.

Uma vez que você conseguir determinar qual a faixa de idade e onde mora a maior porcentagem de clientes, conseguirá determinar o estilo de vida deles.

Isso é algo bastante subjetivo, mas é necessário. 

Imagine que seu estabelecimento é no Rio de Janeiro, que a maioria são pessoas de 18 a 25 anos e moram na região de Copacabana. 

Fica fácil entender qual a classe social dessas pessoas e até mesmo qual seus costumes, não é?

Usando as respostas dos clientes, é possível entender qual o perfil do seu público alvo.

O público alvo pode variar bastante, mas fazer a pesquisa de mercado e saber analisar as respostas pode ajudar você a saber com quem você está lidando ao divulgar seu restaurante. 

E isso pode fazer toda a diferença na sobrevivência do seu negócio. Duvida?

Por Que Definir o Público Alvo?

Imagine que uma marca de carros de luxo pretende colocar um outdoor em uma avenida movimentada na próxima semana.

O propósito é transparecer uma ideia forte com imagens impactantes e poucas, se não nenhuma, palavra.

O que será mais efetivo: a imagem do mais novo carro em um espaço que transpareça limpeza e conforto ou uma imagem do mesmo carro acompanhado de super heróis, muitas cores e animais fofinhos?

O primeiro cenário é bem mais apropriado para quem está interessado em carros de luxo, não é mesmo?

Por outro lado, se uma marca pretende anunciar uma mochila escolar, o segundo cenário seria muito mais interessante para as crianças que estão prestes a começar o ano letivo.

Essa é a importância de saber os hábitos de consumo do seu cliente ou não. É o que diferencia um negócio de sucesso e um que será ignorado.

Se você quer saber mais sobre como gerir sua marca e divulgar seu nome de forma mais eficaz, confira nosso artigo sobre Gestão de Marcas.

Não se Esqueça: Dicas Bônus para Aumentar suas Vendas

Agora que você está por dentro do que é o público alvo e está pronto para definir o seu, precisa saber de duas coisas:

1. A Diferença entre Público Alvo e Buyer Persona

A diferença entre essas noções é sutil. 

Se baseia, principalmente, entre o fato de que o Público Alvo é definido com base em dados reais.

Enquanto isso, a Persona é o cliente ideal, para quem você dedica o produto antes que ele realmente chegue às mãos dos clientes.

Buyer Persona é a idealização do cliente antes de conhecê-lo. Uma vez que temos dados sobre o cliente, ele se torna o Público Alvo.

2. Expanda seu Negócio Descobrindo as Necessidades do seu Cliente

Conhecendo as necessidades dos consumidores que seu produto já supre, você pode pensar em outras e expandir seu negócio criando soluções para elas.

Coloque-se no lugar do seu cliente: o que ele procura? 

São pessoas com um estilo de vida agitado, e precisam de um atendimento mais ágil? 

São pessoas que moram mais longe e precisam de um delivery?

São fãs do produto e gostariam de um atendimento mais personalizado?

Na verdade, você não precisa ir tão longe para suprir necessidades como essas.

Seus clientes, não importa que tipo de público eles são, se sentirão muito melhores se receberem um atendimento mais ágil, se puderem pedir um delivery personalizado ou se perceberem que seus processos são integrados.

O Programa Consumer oferece isso e muito mais, que supre as suas necessidades como empreendedor da área da alimentação.

Renove-se. Use o Consumer e toda a nossa plataforma para se manter no topo.

Precisa de relatórios financeiros? Seus garçons precisam refazer pedidos no sistema quando recebem pedidos no Ifood? Confira aqui essas e outras soluções que o Consumer pode oferecer para você e seu negócio.

Teste. Experiencie a praticidade. 

Letícia Gama

Letícia Gama

Formada em Letras pela UNESP. Atualmente Analista de Marketing na Consumer, sistema para restaurantes com melhor custo benefício. Certificada pelo Google e em constante estudo em busca das melhores práticas do Marketing Digital.

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