Skip to main content

Neste episódio do ConsumerCast, tivemos uma conversa com o empreendedor João Vítor, dono da hamburgueria temática Alho Negro em São José do Rio Preto.

Atualmente, sua hamburgueria chama a atenção do público com seu espaço temático de filmes, e produtos com apresentações que chamam a atenção de qualquer cliente.

Ele nos contou como decidiu começar seu negócio, o sucesso que conquistou, seu novo empreendimento e toda a sua trajetória.

Boa leitura!

O Começo de uma Vida de Empreendedorismo de João

Para João Vítor o amor pela culinária surgiu logo cedo, quando ainda novo ajudava sua avó a fazer e montar salgados para vender, e aos poucos percebeu que adorava o que fazia.

Então, durante sua adolescência começou a pensar em estudar culinária na faculdade.

E foi durante seus estudos que percebeu que estava no caminho certo, se apaixonou pela cozinha e começou a trabalhar durante seus estudos.

Conforme trabalhava no ramo, a certeza que estava fazendo o que amava apenas crescia. Após terminar a faculdade começou a empreender em alguns restaurantes.

Um de seus primeiros empreendimentos foi um restaurante em uma cidade turística da região, Olímpia, em que era sócio.

Porém, logo vendeu sua parte e decidiu voltar para São José do Rio Preto para começar sua própria hamburgueria temática junto de sua esposa.

Após muito procurar, decidiu abrir em um ponto comercial que muitos consideravam péssimo na cidade, pois muitos negócios que abriram ali não sobreviveram por muito tempo.

Mas, João estava decidido, e tinha certeza que aquele era o local certo para começar seu novo investimento.

“A hora que eu coloquei os pés lá, veio uma energia tão boa, que eu pensei aqui é o lugar.” conta.

Começando com as portas fechadas e funcionando somente com delivery, João percebeu que se quisessem crescer, seria preciso abrir para o público. E assim o fez! 

Logo, seu negócio começou a crescer e chamar a atenção dos clientes. E o sucesso de sua hamburgueria temática cresceu, e ainda cresce, com o passar do tempo.

hamburguerias tematicas alho negro

João Vítor foi o convidado do ConsumerCast para falar sobre o tema Hamburguerias Temáticas.

Fisiculturismo e Hamburguerias: Uma Combinação que Funciona?

Durante sua adolescência, João acabou passando por uma fase em que estava com sobrepeso, sofrendo bullying e se sentindo mal com seu corpo.

Decidiu superar esse obstáculo e começou a se exercitar! Aos 28 anos, se interessou pelo fisiculturismo e passou a se empenhar neste estilo de vida.

“Me transformou, me fez ser uma pessoa melhor, me fez ser quem eu sou hoje.” conta.

Mas, como uma vida como essa pode combinar com a de dono de hamburgueria?

Segundo João Vítor o empenho que é necessário para ser um fisiculturista, reflete em quem se exercita para esse tipo de atividade. Pois ela não é fácil: requer muito esforço e dedicação constante.

Sendo assim, a maioria das dificuldades que passam pela vida de um fisiculturista se tornam mais simples de se lidar.

Então, com esse pensamento positivo e conhecimento da área, ele começou a sua primeira hamburgueria temática – um investimento que seria somente dele e de sua esposa.

A Hamburgueria Temática Alho Negro

Após a abertura para o público, o local era completamente diferente do que é agora, e essa mudança veio por perceber esse tipo de hamburgueria em redes sociais de outros negócios parecidos.

Então, escolheram o tema para sua hamburgueria e transformaram completamente o local.

“A gente escolheu o tema de filmes, porque era uma maneira de atingirmos todos os públicos.” explica.

Com o tempo, o local foi ganhando ainda mais espaço e logo se tornou um grande sucesso!

Atualmente, a Alho Negro possui até mesmo fila de espera, com muitos clientes ansiosos tanto pelos lanches deliciosos, quanto pelo ambiente incrível com diferentes filmes.

Mas não é somente por isso que o local ganhou a fama que possui: suas inovações em produtos sempre são motivo de atenção para todos.

hamburguerias temáticas

A Alho Negro é conhecida pela sua temática de cinema. (fonte: Instagram)

Sempre a Procura de Inovações

João Vítor gosta de pensar que, apesar de ser conhecida como uma hamburgueria temática, seu negócio é na verdade uma sanduicheria gourmet.

Pois, apesar de servir hambúrgueres, ele também sempre procura inovar em seus produtos, e não necessariamente com o hambúrguer, mas com lanches de diversos sabores, como por exemplo o seu lanche de panceta.

Ele sempre procura inovar, e ao ser questionado sobre como pensa e cria seus produtos para a venda, ele afirma:

“Muitas receitas eu sonho a noite, acordo com aquilo na cabeça e faço. E acontece também, de às vezes eu estar no mercado (ver os produtos) e me vem uma ideia”

Seu desejo por inovação é o que move seu negócio, sempre pensa em inovar em todos os ramos, inclusive no ramo de hambúrgueres veganos, que ainda não são tão comuns no interior como são em grandes cidades.

Mas não parou por aí, além de sempre inovar na Alho Negro, também trouxe para a região um novo tipo de empreendimento que ainda não é muito conhecido na região, mas logo caiu nas graças da população.

Novos Empreendimentos

Com o sucesso da Alho Negro, começou um novo empreendimento com um sócio, a Grego no Pão, que também se tornou um sucesso com muita rapidez.

Atualmente, também funciona como franquia e já caiu nas graças dos moradores de São José do Rio Preto, com grande movimentação e filas começando a surgir logo em sua abertura.

Com tantos negócios de sucesso, João Vítor nos contou algumas dicas, vindas de experiência própria, para quem quer começar seu próprio empreendimento.

hamburguerias temáticas novos empreendimentos

Com o sucesso da Alho Negro, um novo negócio foi aberto, a Grego no Pão já é um grande sucesso na cidade. (fonte: Instagram)

Dicas para o Segmento de Hamburgueria Temática

Por fim, João Vítor nos contou algumas dicas para prestar atenção quando se abrir uma hamburgueria temática, mas que também servem para outros tipos de negócios na área da alimentação:

  • Não pense que tudo é fácil;
  • Conheça bem o perfil de seu negócio;
  • Se planeje bem;
  • Cuide da administração.

Em primeiro lugar é preciso entender que nada será fácil, é preciso muito planejamento para fazer uma hamburgueria acontecer.

“As pessoas acham que abrir um restaurante é comprar um fogão, uma chapa, um freezer e colocar pra funcionar. Muita gente cai do cavalo, não é simples assim.” afirma.

Além disso, depois da abertura de um negócio, como uma hamburgueria temática, é preciso conhecer muito bem o perfil do lugar e dos funcionários que trabalham ali.

Afinal, se o colaborador e o local de serviço não combinam, isso pode acabar prejudicando a organização de seu estabelecimento, então fique atento a isso.

Ou seja, não deixe que os problemas aconteçam, se planeje e administre tudo para evitar ao máximo que qualquer tipo de dificuldades aconteça em seu negócio.

Estar preparado para o pior sempre vai ajudar em situações de crise, e infelizmente elas vão surgir, portanto estar preparado é o ideal.

“Tudo que depende só da gente tem um controle mais estável, quando começa a envolver mais pessoas, a situação muda e você tem que saber lidar com tudo isso.” afirma.

Ter seu próprio negócio pode ser complicado, mas existem maneiras de deixar tudo mais simples, como por exemplo um sistema de gestão para restaurantes com diferentes funcionalidades.

hamburguerias temáticas

As hamburguerias temáticas são um negócio que tem ganhado cada vez mais espaço, e João Vítor soube aproveitar esse momento.

Tenha um Sistema de Gestão para sua Hamburgueria Temática

Cuidar de uma hamburgueria já é trabalhoso, mas com um sistema de gestão tudo pode ficar ainda mais simples.

O Consumer é um sistema como esse, que existe para facilitar o seu serviço em diversos aspectos, se adaptando às suas necessidades.

Por isso, o Consumer é o melhor sistema para sua hamburgueria temática. Porque ele é completo e oferece soluções profissionais para a gestão e atendimento:

Além de oferecer suporte ao cliente por diversos canais e também treinamento online com especialistas nas soluções Consumer.

O Consumer está há mais de 10 anos no mercado de food service e conhece de perto o setor do food service.

Já são mais de 30 mil restaurantes no Brasil utilizando o Consumer e você também pode fazer parte desse time! 

Experimente grátis!

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.