5 Dicas de Gestão Estratégica de Negócios na Área da Alimentação

Realizar uma Gestão estratégica de negócios na área da alimentação é essencial para o crescimento e o sucesso desse tipo de empreendimento.

No entanto, o que acontece na realidade é bem diferente.

A maioria dos bares e restaurantes são abertos sem nenhum planejamento de gestão.

Por isso, uma boa parte deles fecham logo no primeiros meses de funcionamento.

Pensando nisso, trouxemos 5 Dicas que vão ajudar você que ainda não tem uma Gestão Estratégica no seu bar ou restaurante.

Aproveite a leitura e coloque em prática todas as dicas no seu restaurante para ter sucesso no seu negócio!

O Que É Gestão Estratégica?

Gestão estratégica é uma maneira de se fazer a gestão empresarial de negócios focada em planos e ações estratégicas para o alcance dos resultados esperados.

No modelo de gestão estratégica, todas as etapas e processos do negócio são planejados e definidos a partir de análise de dados e informações.

Assim, todas as decisões são tomadas e colocadas em prática com mais certeza de darem certo.

Isso vai desde fazer uma promoção, passando por novas contratações ou até uma mudança mais estrutural do negócio.

Ou seja, a gestão estratégica passa por toda a estrutura de um negócio.

5 Dicas de Gestão Estratégica de Negócios na Área da Alimentação

1. Ter um Plano de Negócio

O primeiro passo para uma gestão estratégica de negócios da alimentação é o  Plano de Negócio.

Ele é fundamental para iniciar o processo de criar estratégias para orientar cada decisão .

Isso porque ele é um documento que possui informações valiosas sobre o seu negócio, fazendo um diagnóstico de todas os seus aspectos.

Tais como:

  • Pesquisa de mercado
  • Plano de Marketing
  • Plano Operacional
  • Plano Financeiro
  • Análise de cenários 

Essas informações são importantes para planejar qualquer passo a ser dado com visão estratégica.

2. Automatizar Processos

A automação dos processos do seu restaurante é importante para eliminar a burocracia e a perda de tempo com processos manuais no dia a dia.

Automatizar os processos de gestão garante que, no mínimo, 70% do seu trabalho e dos seus funcionários seja simplificado.

Assim, você ganha tempo e ainda economiza com recursos.

Por exemplo, ter um sistema de gestão que centralize e digitalize os processos em um só lugar.

É isso que o Programa Consumer faz pelo seu restaurante!

Com ele, seus processos são centralizados em um só lugar, com mais eficiência e praticidade.

As funcionalidades permitem que você automatize:

  • cadastro de clientes
  • controle de caixa
  • controle do financeiro
  • controle de estoque
  • gestão de pedidos

Entre muitos outros processos do dia a dia no seu restaurante.

O Consumer tem soluções completas para bares e restaurantes.

3. Delegar Tarefas

Saber delegar tarefas é uma competência de extrema importância para donos e donas de restaurantes de sucesso.

Centralizar os processos em apenas uma pessoa pode fazer com que a gestão seja ineficiente e improdutiva.

Isso porque gerir um restaurante envolve muitos processos, mas muitos mesmo!

Então, uma única pessoa gerindo tudo poderá ficar sobrecarregada e, assim, terá mais chances de cometer erros.

Além disso, a gestão de pessoas garante que todos terão condições de realizar suas funções da melhor maneira possível.

Portanto, nada de querer fazer tudo no seu restaurante!

Aprenda a dividir as responsabilidades para uma gestão mais estratégica do seu negócio.

4. Contar com Soluções e Ferramentas de Gestão Inteligentes

Além de um sistema de gestão que automatize os processos que envolvem gerir um negócio, ferramentas inteligentes também podem potencializar a gestão estratégica.

Cada vez mais está havendo a criação de soluções ou ferramentas com tecnologia e inteligência artificial facilitam procedimentos burocráticos.

Alguns exemplos de soluções inteligentes da Consumer são:

  • Consumer Connect: controle financeiro do seu negócio em tempo real por celular, tablet ou computador. Gráficos, relatórios, Curva ABC e outras ferramentas ;
  • Comanda Mobile: atenda mais clientes por mesa em menos tempos, com um atendimento moderno por meio de celular ou tablet;
  • Gestor de Nota Fiscal: desburocratize a emissão fiscal no seu restaurante. O Programa Consumer integra a emissão de notas fiscais, simplificando esse processo burocrático.

Essas soluções ajuda o seu restaurante a se adaptar às mudanças do mercado, que estão acontecendo cada vez mais rápidas.

Além de potencializar ao máximo o seu negócio! 

No Portal MenuDino seu restaurante é divulgado gratuitamente.

5. Investir em Marketing

Uma gestão estratégica não pode ignorar o poder do Marketing Digital para restaurantes na era da internet.

Hoje, o marketing é decisivo nas estratégias de vendas e também para criar presença online.

Portanto, é preciso implementar e investir em Marketing Digital para gerir o seu restaurante de forma estratégica.

Tanto para vender mais quanto para criar relacionamento digital com o cliente.

Pensando nisso, o Consumer criou o Portal MenuDino.

No Portal MenuDino, seu restaurante é divulgado totalmente grátis para o Brasil inteiro.

Além disso, seu restaurante poderá ser encontrado em sites de buscas, como o Google .

O Consumer Transforma a Gestão do seu Restaurante!

Investir em uma gestão com inovação e tecnologia é o caminho para ter estratégias que vão transformar o seu restaurante.

Por isso, o Consumer trabalha para oferecer as soluções inovadoras e tecnológicas para os seus clientes!

Com 10 anos de atuação no ramo de softwares para bares e restaurantes, temos experiência no que fazemos.

Nossas soluções são completas e atendem cada etapa da gestão estratégica do seu negócio.

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