Skip to main content

Hoje conheceremos mais uma empresária de sucesso: Deia Lopes, criadora da Toca da Tapioca. 

Isso porque destacamos, mais uma vez, o quão importante é mostrar a história de mulheres em cargos de liderança. Não só no Dia Internacional da Mulher, mas sempre.

Uma vez que essas histórias servem de inspiração para outras mulheres. Sendo assim, vamos lá.

Boa leitura!

Conheça a Criadora da Toca da Tapioca

Deia Lopes é uma empreendedora brasileira que vem se destacando no mundo da gastronomia graças ao sucesso de sua empresa, a Toca da Tapioca

Com uma trajetória inspiradora de superação e dedicação, Deia conquista cada vez mais admiradores e clientes fiéis.

A história dela começa na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi lá que ela nasceu e cresceu em uma família humilde e, desde cedo, aprendeu o valor do trabalho e da determinação.

A partir disso, começou a sonhar em ter o próprio negócio.

Então, com muita garra e coragem, a empreendedora mudou-se para São Paulo em busca de melhores chances.

Assim, ela trabalhou em diversos empregos, mas sempre buscou aprimorar suas habilidades e conhecimentos.

Foi em 2009, porém, que Deia decidiu abrir sua própria empresa: a Toca da Tapioca. Em resumo, a ideia surgiu da paixão que ela sempre teve pela culinária nordestina.

Porém, em especial, a tapioca, que é um prato típico da região. Desse modo, com muito trabalho e dedicação, a Toca da Tapioca tornou-se um sucesso.

Assim, conquistou clientes fiéis em todo o país. Logo, ela é uma verdadeira especialista na produção de tapiocas, mas, como vimos, nem sempre foi assim.

Para chegar onde está agora, houve muita luta. 

Deia Lopes, chefe do Toca da Tapioca.

Deia Lopes, chefe do Toca da Tapioca.

Uma História de Força e Resiliência: O Caminho de Deia Lopes ao Sucesso 

Conforme destacamos, Deia é de uma família humilde e nasceu na Bahia. Ela tem treze irmãos, e é a caçula entre as meninas. 

Desde sempre, enfrentou muitos obstáculos na vida, como na infância, quando via seu pai muito pouco, pois ele era mestre de obras e viajava com frequência. 

De acordo com a empresária, ele sumia por anos. Logo, para sustentar os filhos, a mãe de Deia vendia amendoim na rodoviária. 

Daí veio o espírito empreendedorAlém, claro, por uma necessidade e força de vontade. 

Foi a partir dessa visão que a chefe da Toca da Tapioca pensou em empreender. Ou seja, sua mãe, uma mulher forte, a inspirou. 

Depois de um tempo, mudou-se para São Paulo. Desse modo, começou a trabalhar como babá e, em seguida, teve o primeiro filho e, para sustentá-lo, trabalhava o máximo possível.

Fazia faxinas e monitorias em shoppings. Então, decidiu voltar para a Bahia, quando começou a trabalhar com gastronomia, na cozinha de um hotel. 

Assim, ela foi se destacando, até que assumiu o papel de chef, porém não parava por aí: ela também trabalhava em um outro hotel.

Nele, vestia-se de baiana e fazia tapioca para os hóspedes. Esse foi o alimento que deu a guinada em sua vida: tapioca.  

A tapioca foi o alimento que Deia Lopes investiu.

A tapioca foi o alimento que Deia Lopes investiu.

O Espírito Empreendedor

No momento em que viu que os clientes gostavam da sua tapioca, Deia decidiu investir nisso. Ao lado de uma sócia, a qual deixou a parceria após três meses, lançou a Toca da Tapioca.

Desse modo, conforme crescia, realizava investimentos para a expansão do local, mas havia o que para muitos podia ser um impedimento: a falta de dinheiro.

No entanto, em meio a tantos desafios já enfrentados, esse não pararia a empreendedora. Por conta disso, ela trocava os utensílios da obra por comida. 

Ou seja, em troca da laje da Toca da Tapioca, ela fez várias feijoadas até atingir o valor.

Depois de concluir a obra, as inovações não pararam: na pandemia, veio uma grande novidade.

Mente Pioneira na Toca da Tapioca 

Sempre muito criativa, criou, em 2020, uma grande novidade para a Toca Da Tapioca: os discos de tapioca

Eles vieram em um momento delicado da pandemia, onde, inclusive, Deia adaptou seu restaurante ao delivery

A ideia surgiu de uma ida ao supermercado, após ver alguns pacotes de “Rap 10”, e pronto. A inspiração que precisava estava ali. 

Assim, após vários testes, ela começou a comercializar a novidade em dezesseis mercados locais.

Em um primeiro momento, a validade do produto era de 18 dias. Todavia, adotou o processo de ultracongelamento, o qual foi muito vantajoso, visto que aumentou a duração dos discos para três meses. 

Além disso, também pensa em vender o produto em outros estados e abrir franquias.

Toca da Tapioca, restaurante de Deia, localizado em Serra Grande, na Paraíba.

Toca da Tapioca, restaurante de Deia, localizado em Serra Grande, na Paraíba.

A Persistência do Empreendedorismo Feminino

Diante de tudo, Deia sempre buscou cursos e especializações, estudou gestão, aprendeu e planejou os empreendimentos. 

Portanto, preparo e planejamento sempre estiveram no seu vocabulário. 

A chefe do Toca da Tapioca tem características de uma boa empreendedora e acredita que seu espírito empreendedor veio da sua mãe: mulher forte e corajosa.

Para finalizar, Deia buscou soluções que facilitassem e automatizassem a toca da Tapioca, então investiu em um sistema de gestão para o restaurante.

Soluções Personalizadas para Mulheres Empreendedoras

Ao buscar um sistema que contribuísse com a gestão da Toca da Tapioca, Deia encontrou a Consumer, uma empresa do segmento food service que oferece o melhor sistema de gestão para seu negócio. 

Aliás, a Consumer se destaca por seu compromisso com o atendimento às mulheres empresárias, por isso é referência. Dentre os recursos oferecidos, temos:

  • Cadastro de Clientes
  • Gerenciamento de conta por mesas e comandas 
  • Controle de estoque preciso
  • Programas de fidelidade
  • Relatórios Financeiros
  • Suporte especializado 

No entanto, o compromisso da Consumer em atender as empresárias mulheres vai além dos negócios, pois empresa é liderada por uma equipe diversa e inclusiva.

Nela, há valorização da igualdade de gênero e da diversidade com um time especializado em soluções personalizadas e promoção da igualdade de gênero.

Além disso, para as empresárias que estão começando seus negócios agora, existe uma versão grátis. Venha conhecer e experimentar! 

Ainda não usa o Consumer?

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.