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Como Atrair e Fidelizar Clientes com Cupom de Desconto?

By junho 20th, 2024No Comments

Os cupons de desconto fazem muito sucesso no Brasil e no mundo inteiro.

Tanto que hoje existem vários sites especializados em reunir os melhores cupons oferecidos por diversos estabelecimentos para facilitar a vida dos consumidores. 

Essa estratégia é tão eficaz que negócios de todos os tamanhos e de diferentes áreas investem nela.

Isso porque é uma ótima maneira de atrair novos clientes e também de fidelizar os antigos.

Afinal, quem não gosta de pagar mais barato por um produto, não é mesmo?

Para os negócios da área de alimentação, como bares, restaurantes e lanchonetes, os cupons de desconto também são uma tendência muito forte. 

Todos os dias, milhares de clientes ávidos por uma boa refeição com um preço mais em conta procuram por restaurantes que oferecem cupons de desconto.

Assim, se você ainda não criou nenhuma campanha promocional de cupons, é bom começar  a planejar uma.

Caso contrário, vai perder uma bela fatia de clientes no mercado de alimentação.

Então, continue a leitura para saber mais sobre o cupom de desconto!

Restaurante ou Delivery: Onde Oferecer Cupons de Desconto?

Nos dois! Os descontos podem valer tanto para o estabelecimento físico quanto para negócios online, como Delivery.

Neste último caso, eles são muito mais comuns.

Embora os descontos possam limitar-se para cada tipo de negócio – online ou offline –, uma mudança no mercado está direcionando para integração de todos os canais de vendas de um negócio.

Esse fenômeno é conhecido como Omnichanel

Ele faz com que a experiência do cliente com um negócio aconteça de forma conectada entre os canais online e offline. 

Ou seja, o cliente pode estar no estabelecimento físico, mas comprar pelo aplicativo e retirar ali mesmo.

Ou comprar algo direto no estabelecimento e optar por receber em casa.

Crie seu Cupom de Desconto no MenuDino

No MenuDino, portal de Delivery do Consumer, você tem uma ideia de como funciona essa experiência. 

Ele permite que o cliente realize seu pedido a partir do próprio celular pelo app MenuDino, em casa ou no estabelecimento.

Além disso, ele pode escolher entre:

  • Entrega Delivery
  • Retirada no local
  • Consumo no Local

Isso significa que não há barreiras entre o online e o offline.

Assim, vários estabelecimentos estão criando cupons para usar no aplicativo Delivery ou direto no estabelecimento físico.

Além disso, há diversas formas de enviar o cupom de desconto para o cliente.

Ele pode ser impresso ou enviado por SMS, e-mail e também pode ser divulgado nas redes sociais.

Essas são as formas mais práticas e econômicas.

Mas, para escolher qual o melhor jeito de enviar seus cupons, é preciso conhecer bem o seu público:

  • São pessoas mais conectadas?
  • Interagem nas redes sociais?
  • Ou preferem os folhetos impressos?

Assim, dá para ter uma noção de qual é o melhor lugar para oferecer seus cupons.

 

cupom de desconto

Crie seus próprios cupons de desconto no Consumer!

Qual tipo de Desconto Oferecer no seu Restaurante ou Delivery?

Existem alguns tipos de cupons que são mais conhecidos e mais utilizados do que outros.

Entretanto, é possível criar cupons personalizados de acordo com o seu público ou com a sua demanda de venda.

A personalização dos cupons é bem interessante e atrativa.

Pois você pode se adaptar às necessidades do seu negócio ou aproveitar oportunidades de vendas que possam surgir sazonalmente.

Por exemplo, se há um lanche que tem pouca saída ou uma bebida nova que precisa ser divulgada, você pode usar o cupom de desconto para isso!

Então, Confira abaixo 8 ideias de cupons de desconto que você pode aplicar em seu restaurante:

1. Aniversário

O cupom pode valer para o dia, semana ou mês.

Além de estimular que o cliente faça uma compra, esse tipo de cupom também ajuda a criar uma relação próxima com o seu cliente.

2. Primeira Compra

Ofereça desconto para novos clientes na primeira compra em seu restaurante ou Delivery.

É uma forma eficaz de atrair clientes novos para o seu Delivery.

3. Taxa de Entrega Grátis

Nesse tipo de cupom, há uma grande chance de aumento do ticket médio do cliente em seu Delivery.

Isso porque você pode estabelecer um valor mínimo de consumo para que ele ganhe a entrega grátis ou liberar o frete grátis durante um dia inteiro.

Assim, cria-se um senso de urgência nos clientes, que não resistirão à tentação de comprar.

4. Datas Comemorativas

Dia dos namorados, Dia do consumidor, Dia do cliente, Black Friday, Natal.

Essas são datas extremamente importantes para a estratégia de vendas.

Portanto, planeje cupons de desconto bem tentadores para que seus clientes não resistam ao impulso de consumir em seu estabelecimento nessas datas.

cupom de desconto

Use cupons para divulgar novos produtos do seu Delivery.

5. Divulgação de um Prato ou Bebida

Se você vai inovar seu restaurante com um novo prato ou bebida, use o cupom de desconto para divulgá-lo!

Criar, por exemplo, um cupom de desconto para os 50 primeiros clientes degustá-lo. Essa é uma maneira perfeita para divulgar!

6. Tempo de Relacionamento

Para fidelizar e agradar aos clientes mais antigos, seu estabelecimento pode oferecer desconto pelo tempo de relação que possuem com o seu negócio.

Pode ser um drink, um prato especial, ou qualquer outro brinde. O mais importante é que o cliente se sinta reconhecido.

Isso fará com que ele queira ser seu cliente por mais tempo e ainda recomende seu negócio para outras pessoas.

7. Cupom de Indicação

Esse tipo de cupom é bastante utilizado em marketplaces de Delivery online como iFood e Rappi.

Geralmente, funcionam assim:

  • O cliente, que já é usuário do app, envia um convite para um amigo.
  • Se este amigo realizar seu cadastro e uma compra no app, os dois recebem um cupom de desconto.

Dessa forma, todo mundo sai ganhando!

8. Cupons Criativos

Por fim, você pode usar a sua criatividade para inventar outros tipos de desconto.

Na verdade, quanto mais personalizado for o seu cupom, mais atenção chamará do seu público.

Porque, dessa forma, sentirão que aquele desconto foi feito especialmente para eles. E quem não gosta de se sentir especial, não é mesmo?

cupom de desconto

Cupons de desconto são excelentes para atrair clientes. (Imagem: Freepik)

Crie Cupom de Desconto no Consumer

O Consumer é uma solução 100% focada em negócios na área da alimentação.

Seu principal objetivo é facilitar a gestão e as tomadas de decisão de donos(as) de bares, restaurantes e lanchonetes.

Com ele, você pode criar seus próprios cupons de desconto com apenas alguns cliques e em poucos minutos.

Além disso, pode acompanhar importantes indicadores de desempenho do seu negócio com a solução Consumer Connect.

Um sistema para restaurantes digital, fácil de usar e eficiente.

Que tal fazer um teste com o Consumer para aumentar suas vendas?

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Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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