Skip to main content
CardápioDeliveryDicas para empreendedoresMarketingMenuDino

10 Ideias de Comida de Inverno para Vender no seu Restaurante

By setembro 8th, 20232 Comments

Quando chega a época do ano em que a temperatura esfria, ter um cardápio com comidas de inverno é uma excelente estratégia para o seu restaurante vender mais.

Em geral, são as comidas quentes que fazem mais sucesso durante o inverno. Por isso, é importante adaptar o cardápio de acordo com a sazonalidade.

Mas não é necessário mudar todo o seu menu. Você pode, por exemplo, criar uma categoria no cardápio para as comidas sazonais no seu cardápio online.

Assim, é possível manter seu cardápio com as opções fixas e adicionar novas opções quando for necessário de forma fácil.

Para ajudar você com o cardápio de inverno, selecionamos 10 dicas de comidas de inverno para o seu restaurante atrair clientes e vender mais.

Continue lendo e escolha os pratos de inverno que mais combinam com a proposta do seu restaurante para colocar no cardápio!

10 Ideias de Comida de Inverno para Vender no seu Restaurante

O frio faz as pessoas ficarem com preguiça de fazer qualquer coisa, inclusive cozinhar. Ao mesmo tempo, também sentimos mais fome, já percebeu? 

Portanto, ter um restaurante em que se pode pedir uma refeição para se esquentar sem precisar sair de casa é irresistível.

Mas, ainda que precisem se deslocar até o restaurante, continuará sendo uma ótima opção para quem não sabe ou está com preguiça de fazer comidas de inverno.

Assim, ter um cardápio com comidas de inverno vai garantir que o seu restaurante venda mais nessa época do ano.

Veja agora as 10 ideias de comida de inverno para colocar no seu cardápio!

1. Sopas

A sopa pode ser considerada como um clássico entre as comidas de inverno. Afinal, é o tipo de comida que combina perfeitamente com o frio e uma comfort food.

Além disso, é um prato fácil de fazer, com boas opções de embalagens para transportar e você ainda pode oferecer adicionais como queijo e torradas. 

Aliás, existem muitas opções de sopas, as mais tradicionais, com legumes e verduras, mas você também pode inovar criando novas combinações!

(Imagem: Freepik)

2. Caldos

Assim como as sopas, os caldos também são pratos perfeitos para colocar no cardápio de inverno do seu restaurante.

É uma refeição para servir quente, que também vai bem com queijo, torradas, pães e uma variedade de acompanhamentos. O mais importante: alimenta e ajuda a esquentar no frio.

Uma outra vantagem dos caldos é o fato de ser possível oferecer opções vegetarianas e veganas, além das opções com carne. Assim, você atende um público maior.

Existem muitas opções de caldo para vender no seu restaurante, por exemplo, caldo de:

  • Mandioca
  • Abobrinha
  • Feijão
  • Batata
  • Mocotó
  • Ervilha
  • Legumes

Além disso, os cremes também podem entrar no cardápio de comidas de inverno, como o creme de cebola e o creme de alho poró.

Inclusive, é possível vender os caldos congelados por Delivery para o cliente consumir quando quiser na sua casa.

3. Fondue

De origem suíça, o fondue é um prato ideal para vender nos dias frios de inverno e com certeza vai aumentar as suas vendas.

Afinal, esse é um prato que você pode vender tanto na versão salgada quanto na versão doce. E os clientes adoram as duas versões!

Na versão de fondue salgado, você pode oferecer as opções de creme de queijo com acompanhamento de carne, pães e/ou legumes.

Já na versão de fondue doce, o mais clássico é o creme de chocolate acompanhado de frutas, como morango, banana, uva, etc.

Além disso, você também pode vender o kit de fondue para o cliente preparar em sua casa.

O Fondue é uma ótima opção de comida de inverno para vender. (Imagem: Angela Pham/Unsplash)

4. Massas

Tudo bem que as massas vão bem em qualquer período do ano, mas elas ficam especialmente mais deliciosas no inverno, não é mesmo?

Por exemplo, quem resiste a uma lasanha bem recheada com molho bem quentinho em um dia frio? Ou a um talharim de queijo com molho branco de dar água na boca?

É esse apelo quase emocional que as massas têm no inverno. Por isso, são ótimas opções de comida de inverno para se ter no cardápio.

Também há uma grande variedade de combinações e sabores de massas para oferecer, além de ser possível vendê-las congeladas por Delivery.

5. Escondidinho

Nessa lista não poderia faltar um prato tipicamente brasileiro, com provável origem no nordeste e amado por seus conterrâneos e todos os demais: o escondidinho.

Embora tenha sido criado em uma região do Brasil em que faz calor na maior parte do ano, o escondidinho é um prato que combina bastante com o inverno.

A versão mais clássica leva purê de batata ou mandioca com carne seca, também conhecida como carne de sol.

Entretanto, já existem algumas releituras do prato combinando outros ingredientes. Esse prato, no mínimo, irá atrair clientes com interesse em experimentar uma culinária regional.

(Imagem: Freepik)

6. Tortas

As tortas também entram na nossa lista de comidas de inverno para vender no seu restaurante e têm grandes chances de ser um sucesso.

Isso porque, no frio, temos mais vontade de comer alimentos ricos em carboidratos e as tortas entram nessa categoria de refeições.

Além disso, é um prato que também oferece a possibilidade de criar versões salgadas e doces, podendo agradar a um número maior de paladares.

7. Pizza

As pizzarias podem confirmar para você: no inverno, o número de pedidos de pizza aumentam consideravelmente, seja nas vendas presenciais ou por Delivery!

Assim, vale a pena avaliar a possibilidade de oferecer um cardápio de inverno com alguns sabores de pizza para aproveitar essa demanda.

Por exemplo, você pode apostar em um cardápio minimalista com os sabores de pizzas mais clássicas, como:

  • Quatro queijos
  • Marguerita
  • Napolitana
  • Portuguesa
  • Frango com catupiry
  • Chocolate

Isso fará com que os clientes tenham mais opções de comidas para pedir, aumentando as chances deles comprarem no seu restaurante.

8. Risotto

E como não incluir o risotto, um prato de origem italiana, muito saboroso e que é uma comida que cai muito bem para se alimentar no períodos de temperaturas baixas.

Cremoso, servido quente e com ingredientes como o vinho e o queijo, o risotto é uma ótima opção de comida para ter no seu cardápio de inverno.

Além disso, é um prato ideal para ocasiões especiais, como um jantar romântico.

Por isso, oferecê-lo no seu restaurante poderá atrair o público formado por casais em busca de um lugar para aproveitar o inverno a dois.

Mas também clientes buscando um prato diferenciado para saborear.

Crie seu cardápio online grátis no MenuDino!

9. Petit Gâteau

O petit gâteau é uma sobremesa composta por um bolo pequeno com chocolate quente no seu interior, acompanhado de sorvete.

E, além do sorvete, você pode incrementar o petit gâteau com frutas vermelhas e calda de chocolate.

Assim, ele é uma opção perfeita de sobremesa em um cardápio de inverno para restaurantes. Principalmente, porque é uma das sobremesas preferidas dos clientes.

10. Cafés e Chocolates Quente

Falar sobre frio e não citar os cafés e o chocolate quente seria um grande erro! Por isso, não poderíamos terminar essa lista sem trazê-los como opções.

Embora o tema do artigo seja “comidas de inverno”, os cafés e, principalmente, o chocolate quente são quase como complemento obrigatório das refeições.

Aliás, essa não é uma opção exclusiva de cafeterias e confeitarias, restaurantes de outros segmentos também podem incluir essas bebidas no cardápio de inverno.

Crie seu Cardápio de Inverno Online e Grátis no MenuDino

Esperamos que tenha gostado das ideias de comidas de inverno que trouxemos para o seu restaurante vender no período mais frio do ano.

Agora, nós temos mais uma dica que vai ajudar seu restaurante a vender durante o inverno: criar um cardápio online para vender por Delivery!

Afinal, com um cardápio online e o Delivery, você irá oferecer mais comodidade para os seus clientes pedirem sem precisar sair de casa no frio.

No MenuDino, você pode criar um cardápio online e gratuito para receber pedidos ilimitados pelo WhatsApp sem cobrança de taxas por pedido.

Cadastre-se grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.