Já te mostramos como divulgar seu restaurante nas redes sociais e no Google, vamos conferir, agora, como fazer isso no Whatsapp.
Mas, por que divulgar seu restaurante no Whatsapp?
Imagine esse cenário:
O mês está acabando e as mesas estão ficando vazias: os clientes estão preferindo ficar em casa, ou pior, ir no seu concorrente!
Você pensa em oferecer descontos. A ideia parece ótima, portanto, você imprime panfletos e publica nas redes sociais.
Entretanto, as mesas continuam vazias! A notícia da promoção não chegou aos seus clientes! Você consegue imaginar por quê?
Isso acontece pois, quando acessamos a linha do tempo do Facebook, os posts estão organizados do mais recente ao mais antigo.
Então, se o cliente demorou para acessar a rede social, é possível que o post do seu restaurante apareça depois de muitos outros, que talvez chamem mais a atenção do que o seu.
Portanto, divulgar através de mensagens instantâneas ou pelo status do Whatsapp causa muito mais engajamento.
Cuidados ao divulgar seu restaurante no Whatsapp
Contudo, antes de começar a publicar, é preciso tomar alguns cuidados para que sua divulgação seja efetiva. Aqui vão algumas dicas:
- Providencie equipamento específico: Invista em um telefone celular simples, em que o Whatsapp possa ser instalado, e um chip da sua preferência, evitando usar aparelhos pessoais onde informações profissionais possam se misturar com outras.
- Envie mensagens apenas ao clientes que aceitarem: Use campanhas de divulgação ou, até mesmo, programas de fidelidade para criar a lista de contatos, sempre perguntando aos clientes se eles aceitam receber promoções via Whatsapp.
- Divulgue apenas o que é relacionado ao seu restaurante: Use o bom senso no momento de enviar conteúdo. Embora vídeos de animais e imagens de paisagens sejam muito fofos e agradáveis, esse tipo de conteúdo não faz parte do objetivo da sua conta.
- Ajuste suas mensagens à linguagem dos clientes: O conteúdo e horários das mensagens deve estar ajustado ao seu público. Porém, sempre se lembre de que ser informal demais pode ser tão desagradável quanto ser formal demais.
Como usar o Whatsapp Business?
Agora você sabe como se preparar para começar a publicar, mas não sabe por onde começar? Dê uma conferida nas dicas.
Para ter um número oficial de estabelecimento no Whatsapp, tornando seu atendimento muito mais profissional, é só utilizar o Whatsapp Business.
1. Baixe o app
O Whatsapp Business está disponível para Android e iOS. Ele já indicará tudo o que você precisa saber para deixar tudo funcionando.
Você também conseguirá incluir seus dados como o endereço, telefone e horário de funcionamento.
Essas informações são muito importantes para seus clientes, por isso não esqueça de nenhuma.
2. Configure a conta da empresa
São três tipos de conta no Whatsapp Business: Verificada, Confirmada e Comercial.
Para que sua conta seja confirmada, é preciso inserir o número de telefone correto.
O processo de verificar uma conta leva mais tempo e exige mais informações.
Por isso, quanto mais você usa sua conta comercial ou confirmada, mais chances de ela se tornar verificada.
3. Crie Etiquetas
No menu Configurações, é possível criar e apagar Etiquetas. Com elas você pode categorizar os clientes de acordo com o critério mais conveniente para você.
Para atribuir uma etiqueta a uma conversa, acesse o menu no canto superior esquerdo e escolha Adicionar Etiqueta à Conversa.
4. Configure Mensagens Automáticas e Respostas Rápidas
No menu do canto superior é possível escolher Configurações, e então Configurações da Empresa.
Para criar uma nova mensagem automática, escolha +.
Assim, você poderá criar uma mensagem de ausência, uma mensagem de saudação, e respostas rápidas.
Ninguém gosta de ficar esperando respostas, portanto, configure pelo menos uma de cada, começando pela mensagem de ausência: inclua o horário de funcionamento para que o cliente saiba quando entrar em contato.
A mensagem de saudação será enviada toda vez que um cliente novo tentar contato. Por isso, que tal colocar o link do seu MenuDino?
Dessa maneira, o cliente pode fazer seu pedido no app ou site próprio do restaurante, o pedido irá direto para a cozinha e todo o processo é automatizado.
Confira aqui como receber pedidos delivery via whatsapp e perceba como sua entrega ficará muito mais ágil.
Finalizando
Agora que você já sabe como o Whatsapp é uma ótima ferramenta de vendas, chegou o momento de pensar em estratégias de marketing para aumentar o ticket médio dos contatos salvos e até atrair outras pessoas à sua lista.
Utilizar programas de fidelidade para reunir números de telefone, enviar descontos exclusivos pelo Whatsapp e até configurar mensagens rápidas para o pós venda já são diferenciais para aplicar no mensageiro.
Além disso, se a sua lista de contatos no Whatsapp receber algum tipo de tratamento ou acesso exclusivo, muitos outros irão desejar estar nessa lista.
Por isso, cupons de desconto pelo Whatsapp são ótimos para atrair clientes novos.
O Consumer é um sistema que permite essas e outras formas de divulgação, tudo integrado ao sistema de delivery, comandas e aberturas e fechamento de caixa.
Além disso, o MenuDino é seu cardápio digital pronto para receber pedidos delivery, completamente integrado ao Consumer e, consequentemente, a todos os processos do seu restaurante.
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