Skip to main content

O ConsumerCast, o Podcast da Consumer, é mais um dos mais novos conteúdos da Consumer e o primeiro convidado foi o Jonas, da Tia Sônia.

Agora, além de acompanhar as tendências do setor pelo blog e pelas redes sociais, você poderá se informar pelo Podcast da Consumer, o ConsumerCast!

No final de agosto, foi ao ar o primeiro episódio com esse convidado especial, que já comanda uma franquia com 20 lojas em todo o Estado.

A Tia Sônia é uma rede de franquias de lanchonetes do interior paulista que já se espalha por todo o Estado.

E é sobre esse episódio de estreia que vamos falar hoje.

Neste artigo você vai conferir:

  • O que é o Consumer Cast e qual o objetivo do Podcast da Consumer?
  • Resumo do que rolou no ConsumerCast com o Jonas da Tia Sônia
  • Qual a Trajetória da Tia Sônia?
  • Dicas do Jonas da Tia Sônia para quem deseja empreender no setor de alimentação.
  • Qual o papel do Consumer na evolução da rede Tia Sônia? 

O que é o ConsumerCast e Qual o Objetivo do Podcast da Consumer?

Como vimos, o ConsumerCast é o Podcast da Consumer e tem como objetivo divulgar novidades do setor de food service.

Com isso, buscamos trazer informações valiosas para donos de bares e restaurantes a fim de atualizar todos sobre as últimas tendências do setor da alimentação.

Resumidamente, o ConsumerCast é um canal em que você encontra conteúdo de valor, histórias de sucesso e boas práticas para negócios da área da alimentação.

O episódio de estreia foi ao ar no final de agosto deste ano e contou com a presença do Jonas, cliente Consumer do interior de São Paulo e dono da rede de Franquias Tia Sônia.

Resumo do que Rolou no ConsumerCast com o Jonas da Tia Sônia

No primeiro ConsumerCast, Jonas começou contando um pouco sobre a história da Tia Sônia, desde seu surgimento até virar a rede de franquias.

Ao mesmo tempo que contava a trajetória da Tia Sônia, compartilhou algumas dicas importantes que fizeram seu negócio prosperar. De acordo com Jonas:

  • A chave para se obter uma expansão saudável do negócio é a persistência aliada ao conhecimento.
  • Não basta apenas ter força de vontade, combine com conhecimento de estratégias e recursos para impulsionar seu negócio.
tia-sônia-no-consumercast

Jonas, dono da rede de franquias Tia Sônia, estreia como convidado do ConsumerCast. (Imagem: Consumer)

Qual a Trajetória da Tia Sônia?

O sonho nasceu da mãe do Jonas, a Tia Sônia, que trabalhava em um hospital com serviços gerais. 

Foi da Tia Sônia que surgiu a ideia de montar um carrinho de rua para vender cachorro quente em uma área residencial. 

Como resultado, hoje a marca leva seu nome – Tia Sônia -, pois foi quem idealizou e deu o pontapé inicial neste empreendimento. 

Aos poucos, Jonas e sua irmã foram se interessando mais pelo negócio e viram uma oportunidade de ajudar sua família a ter um sustento. 

Nesse sentido, o cachorro quente da Tia Sônia sempre foi um negócio em família.

Jonas conta que, embora no início houvesse pouco investimento, sempre buscaram manter uma gestão saudável do negócio. 

Como a Tia Sônia alavancou no mercado de food service?

A história do cachorro quente da Tia Sônia começou a tomar um novo rumo quando foram obrigados a deixar o carrinho de cachorro quente. 

Depois de anos vendendo cachorro quente no carrinho, perderam o ponto e tiveram que encontrar uma nova forma de continuar com o cachorro quente da Tia Sônia.

Com o intuito de continuar com o negócio da família, Jonas sustentou a ideia de migrar o Tia Sônia para uma loja física. 

A mudança foi tão boa que não só mantiveram os clientes já fidelizados como também começaram a atrair novos. 

Assim, Tia Sônia começou a ter muito mais sucesso: começaram a frequentar a loja “tanto os que já consumiam na rua, quanto os que preferem consumir em loja”, conta Jonas. 

Como a Tia Sônia passou a ser uma Rede de Franquias? 

Com o tempo, houve necessidade de expansão: foram abertas mais três lojas físicas.

Ainda assim, Jonas afirma que não era “nada tão profissional como é hoje”. 

Por exemplo, a divulgação nas redes sociais, o controle e gestão de estoque e do financeiro eram mais amadores. 

Nesse meio tempo, começaram a surgir pessoas interessadas em franquear o Tia Sônia.

Essas pessoas pareciam interessadas por causa do produto oferecido e da qualidade do serviço prestado. 

Então, foi quando Jonas enxergou que poderia e, talvez, deveria expandir o negócio para o modelo de franquias. 

“A gente não criou uma marca para sair vendendo franquia e enriquecer com a marca. Virar uma franquia foi consequência de uma expansão saudável e de uma necessidade que surgiu com o tempo”, conta Jonas. 

Para que esse projeto fosse possível de se concretizar, o foco central era profissionalizar o negócio.

E foi esse o primeiro passo para que a marca Tia Sônia fosse criada. 

tia-sônia-no-consumercast

Tia Sônia estreia no ConsumerCast. (Imagem: Tia Sônia)

Dicas do Jonas para quem deseja empreender no setor de alimentação 

Neste episódio de estreia do ConsumerCast, Jonas compartilhou algumas dicas valiosas para quem deseja ter sucesso no seu negócio. 

Sem dúvida, o início de tudo é sempre muito desafiador, então, a palavra-chave deve ser persistência. 

Mas isso apenas não basta.

Ademais, é essencial saber dos seus objetivos e buscar ter sempre os pés no chão.

Por um lado há quem quer ter uma rede de franquias, mas, por outro, há quem quer apenas ter seu próprio negócio.

Para quem deseja ser franqueador, Jonas recomenda:

  • É essencial se aprofundar no assunto a fim de obter conhecimento dos processos;
  • É necessário contratar uma empresa para transformar o negócio em franquia;
  • Saber que isso demanda muito investimento.

Outro aspecto fundamental para o bom andamento do negócio é realizar uma boa gestão dos seus processos. 

No caso da rede Tia Sônia, Jonas revela que as ferramentas tecnológicas foram essenciais para a profissionalização do negócio e sua conversão em franquia.  

Só para ilustrar, Jonas conta que algumas ferramentas o ajudam até mesmo a estar a par sobre as unidades franqueadas da Tia Sônia, como é o caso do Consumer Connect.

Qual o papel do Consumer na evolução da rede Tia Sônia? 

O Consumer é um programa de gestão de negócios do setor da alimentação que conta com uma série de recursos e funcionalidades. 

O objetivo principal do Consumer é otimizar e simplificar os processos, facilitando a vida de donos de bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, etc. 

Na rede Tia Sônia, o Consumer não só otimizou e automatizou os processos de gestão e controle como também ajudou a profissionalizar a marca em si. 

Nas palavras de Jonas, um programa de gestão “é fundamental desde o controle de gastos, entrada, pra você ter clareza sobre o seu resultado”.

Ademais de automatizar os processos, o Consumer conta com uma série de recursos, como o Consumer Connect.

Você, como o Jonas, pode começar sua franquia ou partir do zero com o Consumer, usando as ferramentas que crescem com você.

Comece a usar a versão grátis ou teste a versão completa hoje.

consumer

Priscila Otoboni

Priscila Otoboni

Graduada em Letras. Buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.