Skip to main content
App do EntregadorConsumer 13DeliveryMenuDinoPrograma Consumer

Delivery ou Take-Away: Qual o Melhor Para o seu Restaurante?

By junho 6th, 20233 Comments

Muitos restaurantes têm dúvida sobre qual a melhor opção para trabalhar: Delivery ou Take-Away?

Afinal, esses dois serviços são os mais utilizados hoje em dia por diversos negócios da alimentação. Pois, com a pandemia, os restaurantes tiveram que se adaptar para continuar vendendo.

Sobretudo desde que o isolamento e o distanciamento sociais passaram a fazer parte da vida dos brasileiros.

Assim, o delivery e o take-away foram as principais saídas nesse momento. Em alguns casos, até aumentou o faturamento!

Por isso, vamos explicar a diferença entre os dois serviços e analisar qual deles é a melhor opção para o seu restaurante.

Então, se você tem interesse em adotar o delivery ou take-away no seu restaurante, continue lendo!

Qual a diferença entre Delivery e Take-Away?

Tanto o delivery quanto o take-away são modalidades de vendas bastante utilizadas no mercado.  Não só por restaurantes, mas por diversos tipos de negócios em outros segmentos do comércio.

Durante a pandemia, esses dois serviços foram os mais usados para realizar vendas. Entretanto, existe uma diferença entre essas opções de venda para atender às demandas do cliente.

Vamos lá conhecer? 

O que é Delivery?

Delivery é o serviço de entrega tradicional em que o entregador leva o pedido até o cliente onde ele estiver.

Nessa modalidade, o cliente pode fazer seu pedido por:

  • Telefone
  • Site
  • Aplicativo

Mas, hoje em dia, alguns restaurantes podem optar também por receber os pedidos pelo WhatsApp. Além disso, nessa modalidade, geralmente é cobrada uma taxa de entrega do cliente.

Com o site ou aplicativo, o cliente pode fazer o pagamento online ou na entrega. Já se o pedido for feito pelo telefone ou pelo WhatsApp, a única forma de pagamento é na entrega.

Assim, a principal vantagem para o cliente é receber seu pedido com comodidade sem sair de casa ou se deslocar até o estabelecimento.

Por outro lado, as vantagens para o restaurantes são: 

  • Poder aumentar suas vendas com mais de uma canal
  • Vender mesmo quando não há clientes no salão
  • Vender apesar da pandemia

Com sua popularidade, o Delivery está, cada vez mais, tornando-se uma regra para os restaurantes.

O delivery oferece comodidade para o cliente receber seu pedido onde estiver.

O que é Take-Away?

Take-away é a opção do próprio cliente retirar seu pedido diretamente no restaurante e levar para consumir em outro lugar.

Também conhecido por “retirar no local”, “para levar” ou “para viagem”, o pedido também pode ser feito por:

Mas, nesse caso, o pedido é retirado pelo cliente no balcão do restaurante. Na pandemia, o take-away tornou-se uma das modalidades de vendas preferidas dos consumidores.

Pois, assim como o delivery, também é uma opção que oferece praticidade e conveniência. Mas, principalmente, é uma opção que oferece menos contato, portanto mais segurança.

Para os clientes, as principais vantagens do take-away são estar livre de taxa de entrega e evitar filas.

Já para os restaurantes, as vantagens são:

  • Não precisar de motoboy para entregas, reduzindo custos
  • Vender com salão cheio ou vazio
  • Ofereceu segurança nas operações durante a pandemia

Dessa forma, o take-away é uma opção vantajosa tanto para o cliente quanto para o restaurante.

Delivery ou Take-Away: Qual o Melhor Para o seu Restaurante?

O delivery e o take-away são tendências que vieram para ficar.

Isso quer dizer que, mesmo após a vacina, esses dois serviços ainda são uma das opções preferidas dos clientes. Afinal, oferecem conveniência e praticidade para fazer uma refeição onde quer que estejam.

Cada um deles têm suas particularidades, mas são complementares. Sendo assim, a melhor estratégia é oferecer as duas opções para o cliente.

No take-away, o próprio cliente retira seu pedido no restaurante. Assim, não paga taxa de entrega.

Mas, se não for possível, escolha aquela que mais atenda às demandas dos seus clientes. Assim, as chances de ser um sucesso serão maiores.

Lembre-se que os restaurantes precisam estar preparados para oferecer novas possibilidades para seus clientes. Agora, mais do que nunca, adaptação e inovação devem fazer parte do seu negócio.

Quanto antes você começar, será melhor! Pois terá tempo suficiente para testar e melhorar seus serviços a cada dia, assim, sairá na frente da concorrência.

Tenha um Sistema Completo com Opções de Delivery e Take-Away no seu Restaurante

Com a Consumer, seu restaurante tem tudo o que precisa para ser um sucesso de vendas.

Aqui, você encontra todas as soluções para delivery e take-away integradas ao sistema de gestão:

Além de recursos que vão potencializar suas estratégias de vendas, como cupons de desconto e SMS Marketing.

Conte um sistema para restaurantes fácil de usar e que vai transformar seus processos.

Conheça o Consumer na prática: Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

3 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.