Skip to main content

Muitos restaurantes têm dúvida sobre qual a melhor opção para trabalhar: Delivery ou Take-away?

Afinal, esses dois serviços são os mais utilizados hoje em dia por diversos negócios da alimentação. Pois, com a pandemia, os restaurantes tiveram que se adaptar para continuar vendendo.

Sobretudo desde que o isolamento e o distanciamento sociais passaram a fazer parte da vida dos brasileiros.

Assim, o Delivery e o Take-Away foram as principais saídas nesse momento. Em alguns casos, até aumentou o faturamento!

Por isso, vamos explicar a diferença entre os dois serviços e analisar qual deles é a melhor opção para o seu restaurante.

Então, se você tem interesse em adotar o Delivery ou Take-away no seu restaurante, continue lendo!

Qual a diferença entre Delivery e Take-Away?

Tanto o Delivery quanto o Take-Away são modalidades de vendas bastante utilizadas no mercado.  Não só por restaurantes, mas por diversos tipos de negócios em outros segmentos do comércio.

Durante a pandemia, esses dois serviços foram os mais usados para realizar vendas. Entretanto, existe uma diferença entre essas opções de venda para atender às demandas do cliente.

Vamos lá conhecer? 

O que é Delivery?

Delivery é o serviço de entrega tradicional em que o entregador leva o pedido até o cliente onde ele estiver.

Nessa modalidade, o cliente pode fazer seu pedido por:

  • telefone
  • site
  • aplicativo

Mas, hoje em dia, alguns restaurantes podem optar também por receber os pedidos pelo WhatsApp.

Além disso, nessa modalidade, geralmente é cobrada uma taxa de entrega do cliente. Com o site ou aplicativo, o cliente pode fazer o pagamento online ou na entrega.

Já se o pedido for feito pelo telefone ou pelo WhatsApp, a única forma de pagamento é na entrega.

Assim, a principal vantagem para o cliente é receber seu pedido com comodidade sem sair de casa ou se deslocar até o estabelecimento.

Por outro lado, as vantagens para o restaurantes são: 

  • poder aumentar suas vendas com mais de uma canal
  • vender mesmo quando não há clientes no salão
  • vender apesar da pandemia

Com sua popularidade, o Delivery está, cada vez mais, tornando-se uma regra para os restaurantes.

O Delivery oferece comodidade para o cliente receber seu pedido onde estiver. (Imagem: Freepik)

O que é Take-Away?

Take-away é a opção do próprio cliente retirar seu pedido diretamente no restaurante e levar para consumir em outro lugar.

Também conhecido por “retirar no local”, “para levar” ou “para viagem”, o pedido também pode ser feito por:

  • Telefone
  • Site
  • Aplicativo 
  • WhatsApp

Mas, nesse caso, o pedido é retirado pelo cliente no balcão do restaurante.

Na pandemia, o Take-away tornou-se uma das modalidades de vendas preferidas dos consumidores. Pois, assim como o Delivery, também é uma opção que oferece praticidade e conveniência.

Mas, principalmente, é uma opção que oferece menos contato, portanto mais segurança.

Para os clientes, as principais vantagens do take-away são estar livre de taxa de entrega e evitar filas.

Já para os restaurantes, as vantagens são:

  • não precisar de motoboy para entregas, reduzindo custos
  • vender com salão cheio ou vazio
  • oferecer segurança nas operações durante a pandemia

Dessa forma, o take-away é uma opção vantajosa tanto para o cliente quanto para o restaurante.

Delivery ou Take-Away: Qual o Melhor Para o seu Restaurante?

O Delivery e o Take-away são tendências que vieram para ficar.

Isso quer dizer que, mesmo após a vacina, esses dois serviços ainda serão uma das opções preferidas dos clientes.

Afinal, oferecem conveniência e praticidade para fazer uma refeição onde quer que estejam. Cada um deles têm suas particularidades, mas são complementares.

Sendo assim, a melhor estratégia é oferecer as duas opções para o cliente.

No Take-away, o próprio cliente retira seu pedido no restaurante. Assim, não paga taxa de entrega. (Imagem: Freepik)

Mas, se não for possível, escolha aquela que mais atenda às demandas dos seus clientes. Assim, as chances de ser um sucesso serão maiores.

Lembre-se que os restaurantes precisam estar preparados para oferecer novas possibilidades para seus clientes.

Agora, mais do que nunca, adaptação e inovação devem fazer parte do seu negócio. Quanto antes você começar, será melhor! Pois terá tempo suficiente para testar e melhorar seus serviços a cada dia.

E, assim, sairá na frente da concorrência.

Tenha um Sistema Completo com Opções de Delivery e Take-Away no seu Restaurante

Com a Consumer, seu restaurante tem tudo o que precisa para ser um sucesso de vendas.

Aqui, você encontra todas as soluções para Delivery e Take-away integradas ao sistema de gestão:

Além de recursos que vão potencializar suas estratégias de vendas, como cupons de desconto e SMS Marketing.

Conte um sistema para restaurantes fácil de usar e que vai transformar seus processos.

Conheça o Consumer na prática: Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

2 Comments

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.