Um Programa de Fidelidade bem estruturado pode ser a chave para conquistar a lealdade dos seus clientes, aumentar o ticket médio e impulsionar as suas vendas.
Afinal, No competitivo mundo dos restaurantes, fidelizar seus clientes é crucial para o sucesso do seu negócio.
Neste artigo, vamos explorar os tipos de programa de fidelidade para restaurantes e como implementá-los com sucesso.
Boa leitura!
O Que é o Programa de Fidelidade?
O Programa de Fidelização é muito comum em grandes restaurantes e franquias, e não é à toa: promoções assim funcionam muito bem.
Neles, o cliente faz o acúmulo de pontos ou carimbos que podem ser trocados por recompensas ou descontos nas próximas compras.
Elas são ótimas maneiras de garantir espaço frente à concorrência. Afinal, o cliente sempre irá preferir comprar onde eles também ganhem algo com isso!
O objetivo principal desse tipo de promoção envolve a relação do cliente com o restaurante.
Quais São os Tipos de Programas de Fidelidade?
Existem dois tipos de programa de fidelidade, que funcionam de maneira parecida.
1. Programa de Fidelidade com Pontos
Conforme o cliente faz compras, ele acumula pontos sob seu nome.
Depois de acumular um número determinado de pontos, ele pode trocar por um produto selecionado pelo estabelecimento.
Nesse modelo, o número de pontos acumulados geralmente é proporcional ao consumo do cliente.
Por exemplo, quando o cliente consome um hambúrguer, ele ganha 1 ponto, quando consome dois, 2 pontos, e assim por diante.
Assim, o cliente pode até se sentir mais encorajado a comprar mais em uma única visita ao restaurante.
Por isso, esse modelo de promoção é muito bom para o aumento do ticket médio.
2. Programa de Fidelidade por Carimbos
Mantendo algumas semelhanças com o outro tipo de promoção, esse é um pouco mais controlado e é bem mais comum.
Em Programas de Fidelidade por carimbos, o cliente recebe um “carimbo” ou uma sinalização em sua conta no restaurante sempre que fizer uma compra lá.
Depois de um número de carimbos acumulados, o cliente poderá receber um brinde.
Por exemplo, uma lanchonete pode contar um carimbo para o cliente apenas se for feita a compra de uma cerveja.
Assim, depois de 10 cervejas, em dias diferentes, o cliente poderá ganhar mais uma de graça.
Portanto, nessa promoção, é mais fácil controlar o número de recompensas que são recebidas.
Como Fidelizar a Clientela com um Programa de Fidelidade?
Antes de começar seu próprio Programa de Fidelidade, você precisa saber como aproveitar o melhor dele e atingir o máximo de clientes possível.
1. Conheça os Hábitos dos Clientes
O que seus clientes buscam no seu estabelecimento? Qual o item mais pedido do seu cardápio?
Se você atrelar uma promoção aos pedidos desse item, é possível que os pedidos se tornem mais frequentes.
2. Escolha a Recompensa
Para escolher o brinde, deve-se levar em consideração:
- O custo dessa recompensa não pode ultrapassar o lucro estimado da promoção;
- Se ela é interessante para os clientes;
- Se ela se equilibra entre não ser tão custosa, mas também não é irrelevante aos clientes, de maneira que não os incentiva a consumir mais.
3. Pense Bem em Como Divulgar
A divulgação é essencial para fazer com que os clientes estejam cientes da sua nova promoção.
Deixe claro como o cliente pode participar da promoção, isto é, consumir algo no estabelecimento ou fazer um pedido.
Também oferece um canal de contato para esclarecimento de informações sobre a promoção.
4. Deixe as Regras Claras
As regras básicas devem estar claras desde o princípio. Diga como participar, qual é a recompensa e como fazer pedidos ou encontrar o restaurante.
Qualquer dúvida pode ser desmotivadora para clientes novos e antigos.
5. Mantenha o Controle
Como manter o controle sobre o consumo de cada cliente? Até um certo número de pessoas, é possível manter o registro manualmente.
Mas, depois de uma quantidade é improvável que esse registro se mantenha sem erros.
Por isso, você precisa de um sistema fácil e prático para oferecer essa e outras promoções.
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