O food hall chegou para mudar o relacionamento restaurante-clientes.
Trata-se de um espaço onde se concentram diferentes opções de gastronomia em um espaço compartilhado.
Ali, os clientes podem conferir diferentes experiências em um só lugar.
A ideia é semelhante às praças de alimentação.
Porém, ao contrário delas, os food halls não estão cheios de fast food mas sim de restaurantes autônomos de todos os tipos.
No fim, os Food Halls se tornam atrativos aos clientes que procuram experiências novas e aos empreendedores, que têm a exposição dos seus produtos.
Um dos sócios responsáveis pelo food hall na Grande Belo Horizonte, Renato Guerra, respondeu à Abrasel.
Na entrevista, ele define o food hall:
“O próprio espaço é a principal atração”
Isto é, o próprio espaço atrai clientes.
Isso só traz benefícios aos restaurantes que ali se instalarem.
Que dono de restaurante não quer ver a sua comida apreciada por amantes de gastronomia de toda a região?
Pois, é esse tipo de experiência que o food hall proporciona.
Você pode estar se perguntando como isso é possível em meio à pandemia.
A verdade é que a tendência já é antiga lá na Europa.
Desde então, está marcando presença até hoje, com a retomada das atividades por lá.
Pois, os consumidores estão preferindo ir aos restaurantes assim que possível.
Aliado a isso, está o fato de que estar em um food hall é muito mais econômico do que ter um estabelecimento independente.
Afinal, há divisão dos custos entre os negócios.
Quer saber mais e descobrir se existe um food hall perto de você? Confira:
- Os Food Hall e a Pandemia
- O Que Eles São?
- Qual a sua origem?
- Os Atrativos do Food Hall;
- Onde Funcionam os Principais Food Halls do Brasil Atualmente?
- Mantenha-se Atualizado nas Tendências
O Food Hall e a Pandemia
A pandemia mudou a relação entre clientes e restaurantes.
Os salões ficaram vazios, seja por ordens externas ou receio dos clientes.
Por isso, o delivery se tornou a única fonte de vendas para muitos.
Como consequência, a maioria dos restaurantes teve muitos problemas financeiros.
A solução pode ser o food hall.
Afinal, ele gera economia e exposição para os restaurantes.
Neles, os custos são divididos entre os estabelecimentos.
Enquanto isso, os clientes que vêm ao local à procura de um restaurante, sempre acabam se interessando por outro também.
E, no food hall, não há necessidade de escolher.
É possível pedir um prato de um e uma porção de outro.
Assim, os clientes têm poder total de escolha.
Por outro lado, os restaurantes podem expor seus produtos para cada vez mais pessoas.
Vamos entender melhor aprendendo sobre a origem dos food hall e como eles evoluíram ao redor do mundo.
O Que São os Food Hall?
O Food Hall reúne no mesmo espaço vários estabelecimentos.
A proposta é ser um espaço para variedade de experiências gastronômicas.
Dessa forma, trata-se da aliança entre cozinha e lazer.
Visitar um local como esse é uma experiência por si só.
O food hall se diferencia da praça de alimentação pois não é povoada por fast food.
Mas, contém restaurantes autônomos, até autorais.
Além disso, é em um espaço próprio, fora de shoppings.
Geralmente, são escolhidos terrenos que antes abrigavam fábricas ou armazéns.
Em seguida, é construída uma estrutura com decoração aconchegante e moderna.
Então, os restaurantes podem sublocar os espaços com cozinha e pontos de venda.
Dessa forma, os clientes estão sempre cercados de opções de diversos tipos.
Aromas, texturas, sons… Tudo que todo amante de gastronomia adora sentir, é o que marca o ambiente no food hall.
Além disso, quem não adora sentar à mesa cercado de quem ama e colocar o papo em dia?
Isso também faz parte da experiência do food hall.
Imagine a sua comida fazendo parte dessas reuniões, em um espaço que abriga todo tipo de cliente: esse é o food hall.
As Origens
O conceito do Food Hall nasceu no Reino Unido.
A inspiração era nas ruas das boutiques européias.
Nelas, a tradição é conferir as vitrines e escolher o que mais chama a atenção.
O food hall é uma boutique de restaurantes.
Nela, os clientes escolhem com o coração (e o estômago) os seus favoritos.
Porém, assim como em uma boutique, os clientes podem criar sua própria experiência dentro do espaço.
Isto é, eles mesmos podem montar suas mesas, com um prato daqui, outro dali… A turma inteira pode ficar contente escolhendo vários tipos de comida.
Não demorou muito para os food halls chegarem nos Estados Unidos, e depois na América Latina.
Afinal, suas vantagens conquistaram tanto os amantes de gastronomia quanto os empreendedores da alimentação.
Entenda as vantagens de estar em um food hall.
Vantagens de Vender em Um Food Hall
Estar em um food hall pode trazer muitos benefícios para o seu negócio. Entenda.
1. Trabalho com Delivery
Além de atender no balcão e nas mesas, você pode continuar ou começar a trabalhar com o delivery.
Ainda, os food halls são muito bem posicionados na cidade, garantindo boa logística de entregas.
2. Economia Após Pandemia
A divisão dos custos do food hall é uma ajuda para quem sentiu na pele os efeitos da pandemia.
Menor custo no aluguel e em todo o investimento inicial garante uma margem maior de lucros no futuro.
3. Exposição para Vender Mais
Normalmente, quando um cliente vai a um restaurante ele dedica toda sua atenção àquele e pronto.
Porém, nesse modelo de negócio a proposta é abrir os sentidos dos clientes a todas as opções disponíveis ali.
Assim, quando o cliente vai visitar um restaurante ele conhecerá todos os outros ali também.
É uma oportunidade única de estar à disposição de novos clientes.
O Que Sabemos Até Agora
Agora, você já sabe como os Food Hall se relacionam com a pandemia e sua origem na Europa.
No fim, eles podem se tornar uma oportunidade de sobreviver para muitos estabelecimentos.
Alguns até podem conseguir fechar a conta no azul por conta da diminuição dos custos.
As vantagens desse formato incluem:
- Trabalho com Delivery ao mesmo tempo que tem trabalho no balcão: redução de custos nos processos;
- Economia nos investimentos básicos do negócio graças à divisão de custos entre todos os restaurantes no local;
- Super exposição para públicos diferentes.
Quem sabe o food hall não seja o futuro para muitos restaurantes que estão batalhando sozinhos?
Os Food Hall do Brasil
A tendência ainda está se instalando por aqui, mas já é um sucesso.
1. K-Platz Markt em Florianópolis
Charmoso e moderno, ele atrai os olhos com vitrines abertas que chamam muita atenção.
2. Food Hall Shopping Cidade Jardim em São Paulo
São 28 estabelecimentos completamente diferentes ajudando um ao outro a chamar a atenção dos clientes.
O resultado só pode ser um ambiente incrível para os amantes de boa comida.
3. Mercado da Boca em Belo Horizonte
O Mercado da Boca já cresceu tanto que conta com 2 unidades! São estabelecimentos de todos os tipos, gostos e aromas.
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