A gestão de marcas, ou Branding, é o trabalho com uma marca a fim de torná-la mais conhecida e associar sentimentos mais positivos a ela sob a perspectiva do cliente.
Esse trabalho é essencial para a sobrevivência de uma empresa a longo prazo.
Portanto, é imprescindível que você, empreendedor da área da alimentação, continue lendo e descubra como realizar esse processo de propaganda do seu estabelecimento.
O Que é Branding ou Gestão de Marcas?
A Gestão de Marcas, ou Branding, é tornar a identidade da empresa mais popular e relevante no meio em que se trabalha.
Empresas que fazem isso bem chegam a ser “top of mind” em suas áreas. Isto é, elas são as primeiras em que pensamos quando se trata do que elas oferecem.
Por exemplo, pense em marcas de: amido de milho, esponja de aço e leite em pó.
Por isso, grande parte dos leitores desse artigo pensou na mesma marca para cada um desses objetos.
Isso aconteceu graças a anos e anos investidos em marketing e uma identidade de marca extremamente fiel ao que a empresa propôs desde o começo.
Parece confuso? Não se preocupe, te explicamos tudo isso e como você pode aplicar essas estratégias de branding no seu negócio.
Como Fazer Branding?
Antes de começarmos a entender como fazer um trabalho de branding de qualidade, é preciso entender que uma marca não é só o logo.
Mas é claro que, quando você pensa na Apple, o que vem à sua mente é a maçã na tampa do MacBook e iPhone.
Para garantir que todos nós fizéssemos essa associação foi preciso muito tempo com propagandas nas redes sociais, na TV e muito investimento em merchandising.
Além disso, já parou para pensar em como todos os produtos da Apple tem, mais ou menos, a mesma aparência?
Logo, eles seguem o mesmo padrão de cores, de design clean e todos carregam o símbolo no mesmo lugar, sempre onde as outras pessoas possam ver, enquanto o cliente usa o produto.
Pois, isso é feito de propósito. Então, engana-se quem pensa que só grandes marcas podem fazer isso.
Na verdade, esse é um dos principais passos que tornam pequenas empresas grandes.
1. Conheça seu Cliente
Antes de começar a querer vender, é preciso saber a quem interessaria seu produto.
Se você é um restaurante que oferece comida fitness, quem mais visitaria seu estabelecimento são pessoas com um estilo de vida mais saudável.
Se você é uma hamburgueria, talvez pessoas apreciadoras de carnes e fast food.
Pense sobre seus clientes, conheça-os, coloque-se no lugar deles.
Uma pesquisa de mercado ajudaria muito aqui.
Ofereça algo em troca das respostas, um sorteio, descontos ou brindes, e atenha-se ao necessário apenas para conhecer o estilo de vida daquelas pessoas, nada muito extenso.
2. Estabeleça os Valores da Empresa e a Forma de Comunicação
Os valores da sua empresa nada mais são do que as ideias que você gostaria de associar com sua marca.
As formas de comunicação seria a maneira com que você entraria em contato com os clientes. A forma mais popular hoje em dia são as redes sociais, ou Marketing Digital.
“Abra a Felicidade”, “Just do it”, “Viver sem Fronteiras” esses slogans são mais do que isso. Eles refletem os valores de suas marcas. Além disso, são frases muito fortes.
Percebe como é importante levar uma ideia ou sentimento junto com sua marca?
As pessoas têm maior tendência a se lembrar dela se associam a algo que já conhecem e valorizam, como a felicidade, a ousadia e a liberdade, nos casos desses slogans.
3. Identidade Visual
Agora que você já sabe com o que deve associar sua marca, deve levar isso para todo lugar que seu nome estiver.
Ou seja, se você escolher associar seu restaurante à noção de uma refeição em família, o aconchego, o conforto e a nostalgia devem estar em todo lugar.
Cada cor, cada imagem, cada texto, tudo que levar o nome do seu restaurante deve estar relacionado a isso.
Para fazer isso você precisa entender um pouco a Psicologia das Cores e como alinhar as escolhas de cor à sua intenção. Confira algumas associações comuns:
Cor | Sentimento | Exemplos de Marcas |
Azul | Confiança, Força | Dell, HP, Facebook |
Amarelo | Otimismo, Calor Humano | McDonald’s, Shell |
Laranja | Amizade, Alegria | Nickelodeon, Amazon |
Vermelho | Animação, Coragem, Felicidade | Coca Cola, Netflix |
Verde | Saúde, Crescimento | Subway, Starbucks |
Branco e Prata | Equilíbrio, Calmaria | Apple, Mercedes Benz |
Aplique essas ideias nos seus panfletos, redes sociais e embalagens e verá como faz a diferença.
Com uma identidade visual forte e coerente, seu esforço pode resultar em uma melhora considerável no posicionamento da marca.
A Tecnologia pode te Ajudar a Aplicar uma Boa Gestão de Marcas para Restaurantes
Agora que você conhece algumas estratégias de marca que podem ajudar seu negócio a crescer cada vez mais, é possível fazer um trabalho de gestão de qualidade.
Pois, as redes sociais e os meios tecnológicos são a maneira mais efetiva de divulgar seu negócio e, ainda por cima, manter sua marca mais próxima dos clientes.
Portanto, com o MenuDino você tem um aplicativo só seu. O seu nome e seu logo podem estar nos smartphones de milhares de pessoas.
O MenuDino ainda é integrado ao Consumer, garantindo um serviço de altíssima qualidade e agilidade, entregando o melhor para os novos clientes que virão graças à sua estratégia de gestão de marcas.
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