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Nos últimos anos, as lojas de produtos naturais têm estado em alta no setor da alimentação.

Uma das razões está no fato de que, cada vez mais, as pessoas estão aderindo ao estilo de vida com hábitos alimentares mais saudáveis, alimentos menos processados e mais naturais.

Além disso, o mercado fitness sempre impulsionou o setor da alimentação saudável.

Os praticantes de exercícios físicos e os adeptos de dietas são os mais fiéis e principais consumidores desse tipo de estabelecimento.

Assim, o segmento de produtos naturais mostra-se um negócio bastante dinâmico, que possui procura e grande demanda de diferentes públicos.

Sendo, desta forma, um modelo de negócio com potencial de ser rentável e lucrativo para quem está pensando em empreender no setor alimentício.

Confira neste artigo todos detalhes que você precisa saber para abrir uma Loja de Produtos Naturais!

Oportunidade de investimento no Mercado de Produtos Naturais

A busca por qualidade de vida, saúde e bem-estar é uma tendência que vem crescendo e se fortalecendo no mundo todo.

Em 2017, a agência Euromonitor International identificou um crescimento de 12,3% no segmento da alimentação saudável no intervalo de cinco anos.

Só no Brasil, o faturamento do setor foi de R$ 93,6 bilhões em 2016.

Juntamente a esses dados, percebe-se que os alimentos e bebidas naturais têm se popularizado entre diferentes públicos.

Tanto que se tornou um assunto recorrente – ou um fenômeno – na internet e nas redes sociais. 

Hoje, vários blogs e perfis se dedicam a “pregar a palavra da alimentação saudável”.

Isso fez com que até mesmo os consumidores mais resistentes à ideia de uma alimentação saudável acabassem se rendendo ao fenômeno.

Todo esses fatores comprovam que abrir uma loja de produtos naturais – mais do que nunca – é uma oportunidade promissora de investimento no ramo da alimentação.

O mercado fitness e a busca por um estilo de vida mais saudável é uma oportunidade para Lojas de Produtos Naturais. Imagem: Freepik

O que é preciso para abrir uma Loja de Produtos Naturais?

O Modelo de negócio de lojas de produtos naturais não requer investimentos altos. Além disso, a possibilidade de retorno rápido do investimento feito também grande.

Além disso, você pode optar por abrir uma loja online ou só física, ou ainda mesclá-las.

Mas para abrir sua própria loja, o primeiro passo é fazer o plano de negócio.

Com ele, você conseguirá identificar as demandas e oportunidades a serem exploradas e tomar decisões mais assertivas.

Dentre as informações mais importantes que você precisa saber estão:

1) Perfil do público alvo

O perfil do consumidor desse nicho é bastante diversificado. 

No geral, ele pode ser dividido em dois grupos:

  • Os que optam por uma alimentação natural ou saudável, adeptos de dietas diet ou light vegetarianos ou veganos;
  • Os que possuem restrições alimentares motivado por doenças, como os celíacos, os diabéticos e os obesos.

2) Concorrência

Por mais incrível que pareça, o nicho de alimentação natural ou saudável ainda não é tão explorado como uma oportunidade de negócio.

Isso quer dizer que há poucos estabelecimento especializados neste setor.

Por isso, os supermercados, os empórios e as feiras serão seus principais concorrentes.

Mas não se assuste! Tenha certeza de que o consumidor irá preferir comprar em um negócio especializado no que ele procura!

3) Equipamentos

Os equipamentos para sua loja de produtos naturais dependem do tamanho e do modelo do seu negócio.

Porém, não poderá faltar:

  • Prateleiras
  • Recipientes de armazenamento
  • Balança para produtos vendidos por quilo
  • Balcão de atendimento
  • Geladeira(s)
  • Mesas de exposição de produtos

Esses são os itens essenciais para a estrutura da loja.

No entanto, caso planeje um modelo negócio maior ou mais luxuoso, o investimento em equipamentos aumentará.

4) Equipe de colaboradores

É fundamental que a equipe de colaboradores tenha afinidade e conhecimento profundo sobre a alimentação natural. 

Assim, será possível oferecer um atendimento de qualidade e personalizado, uma vez que o perfil dos consumidores pode variar bastante.

Além disso, Investir em treinamentos é a melhor forma de atualizá-los das tendências do setor e aperfeiçoá-los no atendimento ao cliente.

5) Produtos oferecidos

Decidir o que vender em uma loja de produtos naturais também é importante.

Bebidas e alimentos integrais, orgânicos, sem glúten, hortaliças, produtos light, diet, sem lactose e sem açúcar, pratos e lanches prontos, estão entre as opções que você pode oferecer em seu estabelecimento.

Como cada consumidor tem necessidades específicas, é interessante que os produtos sejam separados por categoria ou tenham identificação na embalagem.

6) Fornecedores

Encontrar fornecedores de qualidade e confiáveis é extremamente importante para um negócio de produtos naturais.

Afinal, o público desse nicho é bastante exigente quanto à origem e condições de produção dos produtos.

Assim, confira as certificações que comprovem o cumprimento da legislação sanitária do distribuidor antes de contratá-lo.

Escolher bem os fornecedores e saber a origem dos alimentos é essencial para passar confiança aos clientes. Imagem: Freepik

Sistema Completo e Ideal para Lojas de Produtos Naturais

Outro elemento indispensável para o bom funcionamento para uma loja de produtos naturais é o sistema de gestão.

Investir em um sistema que atenda todas as necessidades desse tipo de estabelecimento deve ser prioridade na hora de abri-lo.

O Programa Consumer é completo e ideal para uma loja de produtos naturais.

Ele oferece todas as funcionalidades necessárias para simplificar a gestão de processos e atendimento ao cliente.

Confira algumas das nossas soluções especializadas em negócios na área da alimentação:

Com o Consumer, fica muito mais fácil gerenciar sua loja de produtos naturais.

Para garantir que você tenha sucesso em seu negócio, oferecemos um teste totalmente gratuito por 15 dias com o Programa Consumer.

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Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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