Finalmente, o catálogo de produtos chegou ao WhatsApp Business!
Desde que chegou ao Brasil, em abril de 2019, o WhatsApp Business tem facilitado a gestão de pequenos e médios negócios com pequeno volume de vendas.
A versão business do aplicativo de mensagens instantâneas gratuito criado pelo Mark Zuckerberg é um dos mais utilizado no mercado por estabelecimentos que não possuem grandes volumes de vendas.
E além de todos os recursos que já disponibilizava para os perfis comerciais, tais como:
- Mensagens de ausência ou saudação programadas;
- Respostas rápidas automáticas;
- Personalização horário de atendimento;
- Descrição;
- Cadastro de contatos,
a ferramenta agora permite também a criação de um catálogo de produtos no próprio aplicativo.
Essa atualização era bastante esperada tanto pelos perfis comerciais quanto pelos clientes.
Já que antes era necessário enviar fotos dos produtos manualmente, um a um, gerando uma perda de tempo muito grande para ambos e ocupando boa parte da memória do celular.
O catálogo funciona como um cardápio em que você pode cadastrar os produtos comercializados em seu estabelecimento, seja ele da área da alimentação ou não.
Por enquanto, o recurso está disponível apenas no Brasil, Índia, Alemanha, Reino Unido, México e Estados Unidos, mas a empresa espera que até o fim do ano já esteja disponível para todos os países.
Continue a leitura desse artigo para ter mais informações sobre a novidade e entender como usar esse novo recurso do WhatsApp Business.
Criando um catálogo de produtos no WhatsApp Business
O WhatsApp divulgou em seu canal do Youtube, no dia 7 de novembro, um vídeo ensinando o passo a passo para ativar a função de catálogo no aplicativo.
Reproduzimos abaixo quais são os passos a serem seguidos:
- Instale o app do WhatsApp Business em seu celular;
- Abra o aplicativo;
- Em seguida, clique em “configurações”;
- Depois “configuração de empresas”;
- Selecione “catálogo;
- Cadastre os produtos adicionando fotos, nomes, descrições, preços e o link para realizar a compra;
- Pronto! Agora é só divulgar o WhatsApp do seu negócio para os seus clientes;
Quem já possui o aplicativo instalado, mas o recurso ainda não está ativado, verifique se ele está atualizado com a última versão.
Confira abaixo o vídeo original que está em inglês, mas você pode ativar a legenda em português:
Tal novidade pode ajudar a aumentar as vendas do seu negócio, pois facilita a interação dos clientes e automatiza o atendimento online.
Também é possível o compartilhamento de um produto do catálogo diretamente no whatsapp do cliente.
Para os estabelecimentos da área da alimentação, é possível até mesmo usar o WhatsApp Business como delivery online alternativo, como mostramos neste artigo.
Confira também: Cardápio digital para restaurantes integrado e de baixo custo
Aproveite a nova atualização para vender mais
Duas datas importantes para o comércio brasileiro estão se aproximando e essa pode ser a oportunidade para o seu restaurante lucrar ainda mais com a nova atualização do WhatsApp Business.
No dia 27 de novembro acontece a Black Friday e, em seguida, no dia 25 de dezembro, o Natal.
Se o seu restaurante ainda não possui aplicativo próprio, mas deseja aproveitar para se inserir no e-commerce e lucrar nessas datas, ainda dá tempo!
A versão gratuita do MenuDino permite que o seu restaurante tenha um site de delivery próprio integrado com o WhatsApp, dando um aspecto mais profissional ao seu estabelecimento.
Isso garante um fluxo de pedidos mais organizado, otimizando o tempo de preparo e entrega, um melhor atendimento aos seus clientes e também ter um cardápio online.
Mas se você quer deixar o seu restaurante mais profissional, o ideal é investir em um site e aplicativo próprios, com recursos avançados, como pagamento online, mapeamento de taxa de entrega, integração com seu sistema PDV e que automatize os pedidos do seu restaurante no Delivery.
A versão Premium do MenuDino tem tudo isso para o seu restaurante e ainda não cobra taxa sobre as vendas.
Clique aqui e teste grátis por 15 dias.
4 Comments