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Como diminuir a rotatividade de funcionários em bares e restaurantes?

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores da alimentação gostariam de saber a resposta.

Afinal, inúmeros fatores fazem com que o setor de bares e restaurantes seja marcado pela alta rotatividade de funcionários.

Assim, o entra e sai de funcionários é uma preocupação que atormenta os gestores dessa área.

Pois gera altos custos para o negócio e impacta de maneira negativa o seu desenvolvimento e crescimento.

Dessa forma, reduzir a rotatividade deve estar entre os principais objetivos de donos de bares e restaurantes.

Por isso, listamos aqui 5 Dicas de Como Diminuir a Rotatividade de Funcionários em Restaurantes.

Continue lendo para ter informações preciosas para o seu negócio!

O Que é e Por Que Diminuir a Rotatividade de Funcionários em Restaurantes?

Rotatividade ou turnover é o termo usado para nominar o fluxo de admissões e demissões de colaboradores em qualquer empresa.

Em bom português, trata-se da entrada e saída de pessoal em uma organização.

Quando a rotatividade na empresa é baixa, significa um bom sinal para ela e seus gestores.

Porém, infelizmente, o índice de rotatividade tende a ser muito alto no setor de bares e restaurantes.

Especialmente nas funções de garçons e caixas.

Isso faz com o quadro de funcionários desses estabelecimentos mudem com muita frequência.

Vejamos agora porque é fundamental que você tenha como meta reduzir essa rotatividade no seu restaurante.

Manter funcionários por mais tempo em seu restaurante garante mais benefícios. (imagem: Freepik)

Por Que Diminuir a Rotatividade de Funcionários em Restaurantes?

Agora que você já sabe o que é rotatividade, é necessário entender porque é preciso diminuir esse índice no seu restaurante.

Cada vez mais está claro que manter um funcionário é muito mais vantajoso para o seu negócio do que demitir e contratar novos.

Vejamos alguns porquês:

  • O desligamento e contratação de novos profissionais geram altos custos com contratação e demissão;
  • Funcionários com mais tempo de empresa conhecem melhor seu negócio;
  • Como consequência, possuem mais experiência e são mais comprometidos com o trabalho;
  • Além disso, eles também conhecem a equipe com que trabalham há mais tempo. Assim, se relacionam melhor com todos, fazendo com que o clima organizacional seja mais agradável para todos;
  • Com constantes demissões, o restaurante acaba perdendo seus melhores funcionários.

Poderíamos continuar listando mais motivos, pois a lista realmente é longa.

Mas, em vez disso, vamos focar em algumas dicas para de como Como Diminuir a Rotatividade de Funcionários.

Confira abaixo.

Como Diminuir a Rotatividade de Funcionários em Restaurantes?

Seus funcionários também são clientes do seu negócio.

Um cliente interno que também precisa ser levando em consideração para o crescimento do seu negócio.

Até aqui já deu para entender a importância de manter uma relação de trabalho duradoura com os funcionários, certo?

Agora é hora de saber o que você precisa fazer para reduzir o turnover de funcionários do seu restaurante.

1. Faça Processos Seletivos Minuciosos

O primeiro passo para diminuir a rotatividade de funcionários é fazer um processo de recrutamento e seleção minucioso.

Faça uma entrevista bem estruturada, deixe claro tudo o que envolve a vaga: desde o que é esperado ao que é proposto para a função.

Assim, você poderá encontrar profissionais que se encaixam melhor para desempenhar os cargos oferecidos em seu restaurante.

2. Ofereça Benefícios Atrativos

Apenas o salário não é mais suficiente para manter os funcionários em uma empresa.

Por isso, uma dica é oferecer benefícios complementares que sejam atrativos para eles.

Para saber quais benefícios oferecer, faça uma pesquisa interna.

Alguns especialistas da área de gestão de pessoas já indicam que os benefícios têm um peso maior do que o aumento no salário.

Oferecer benefícios para os seus funcionários pode mantê-los por mais tempo em seu restaurante. (Imagem: Freepik)

3. Invista em Treinamento para Capacitação dos Funcionários

Investir em treinamento para capacitação dos seus funcionários é uma forma de valorizar o trabalho que desempenham.

Já que assim eles poderão enxergar que o trabalho que desempenham é importante para que tudo aconteça da melhor maneira.

Afinal, um restaurante depende do seu quadro de funcionários para manter suas operações.

Com isso, a chance de eles nãos sentiram desejo em sair do seu restaurante.

4. Estabeleça um Ambiente de Trabalho Incentivador

Ter um ambiente de trabalho incentivador gera mais motivação e engajamento entre os seus funcionários.

Crie estratégias para que eles possam se sentir desafiados a crescer, participar e melhorar enquanto profissionais.

Com um ambiente que encoraje e não que desestimule, você melhora o clima organizacional e o bem-estar dos seus funcionários.

O Programa Consumer é um sistema completo para restaurantes.

5. Crie uma Relação de Confiança

Uma relação de confiança entre os donos e os funcionários é importante para diminuir a rotatividade.

Isso porque a comunicação interna é imprescindível para não haver ruídos que levem à demissão de um funcionário.

Portanto, tente criar um espaço de diálogo, faça reuniões periódicas e dê feedbacks construtivos.

Tenha um Sistema de Gestão que Ajuda no Desempenho dos seus Funcionários!

Além de todas as dicas que foram dadas, uma outra forma de reter funcionários é investir em soluções que potencializem o trabalho no dia a dia.

O Programa Consumer é o sistema ideal para bares e restaurantes que investem em qualidade.

Ele automatiza os processos de gestão e atendimento, simplificando o trabalho e otimizando o tempo dos seus funcionários.

Não perca tempo e experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

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