Como Será a Black Friday dos Restaurantes? 3 Dicas para Aproveitar a Época

A Black Friday chegou há pouco tempo no Brasil, e está há menos tempo ainda no universo gastronômico.

Muitas já aconteceram, com diversos e grandes nomes se reinventando ano após ano para criar promoções cada vez mais atrativas.

Porém, o que ninguém esperava, era ter que se adaptar a um mundo tão diferente do normal.

Seja essa a sua primeira Black Friday ou não, é natural se perguntar qual o próximo passo.

Por isso, preparamos esse artigo totalmente atualizado e focado especialmente em restaurantes para essa data especial.

Hoje, você pode conferir:

  • Como Funciona a Black Friday para Restaurantes?
  • Vale a Pena para Estabelecimentos da Alimentação Criar Promoções na Black Friday?
  • O Que os Clientes Esperam na Black Friday de 2020?
  • 3 Dicas para Aproveitar a Época e Vender Mais no seu Estabelecimento

Como é uma Black Friday de Restaurante?

A tendência dos restaurantes de fazer promoções na Black Friday começou já há algum tempo.

Mas, essa data ganhou destaque quando as grandes redes de fast food decidiram “entrar na brincadeira”.

Confira algumas inspirações:

1. McDonald’s

Na Black Friday de 2019, o McDonald’s ofereceu descontos com base nas vendas em grandes quantidades.

Naquele dia, 10 cheeseburgers sairiam pelo preço de um.

É óbvio que nem todo estabelecimento tem a oportunidade de fazer uma promoção tão avassaladora.

Porém, o segredo está, justamente, em apostar na quantidade.

Toda a proposta da Black Friday é, realmente, reduzir o lucro individual dos produtos e ganhar na venda desses produtos em quantidade.

2. Jin Jin

A rede de comida oriental apostou no “compre e ganhe” também em 2019.

Sabendo que seus clientes sempre iam comer acompanhados, perceberam que seria uma ótima ideia criar uma promoção em que, na compra de um prato, o segundo sairia com um grande desconto.

Esse tipo de promoção é tentadora para o cliente, e ainda bastante vantajosa para o estabelecimento, que pode até conquistar clientes novos nesse dia.

3. Si Señor

Apenas no dia da Black Friday, a rede disponibilizou, na compra de um prato, um open bar dos seus drinks especiais.

Essa estratégia reflete uma muito comum nesse período: os combos.

Os combos são uma maneira muito eficaz de vender cada vez mais no seu restaurante.

Com esses exemplos em mente, fica mais fácil entender o que os consumidores esperam nessa época.

Cabe aos negócios cumprirem com as expectativas.

É claro que devemos nos adaptar à nossa realidade. 

Inspire-se nos grandes e crie ideias próprias, adequadas ao seu dia a dia.

Vale a Pena para um Negócio da Alimentação Criar Promoção na Black Friday?

Afinal, vale a pena fazer uma Black Friday na área da alimentação?

A resposta é “sim”, mas apenas se você souber fazer uma promoção que gere retorno.

Quando você cria formas especiais de atrair clientes, é preciso oferecer o que ele realmente precisa.

Por isso, para uma promoção funcionar, ela precisa:

  • Atender a uma dor do cliente;
  • Ser viável para manter pelo menos parte do lucro; 

Além disso, hoje em dia, é preciso tomar cuidados a mais, como evitar aglomerações.

É por isso que o delivery pode ser a maior forma de vender nessa Black Friday.

black friday celular online

Por ser um momento de interações remotas, o delivery é a chave para a Black Friday.

O Que o Cliente Espera na Black Friday de 2020?

Os consumidores, em geral, estão já há alguns meses privados das rotinas normais do dia a dia.

Não há mais passeios em shoppings e apenas há pouco que os restaurantes puderam ser reabertos.

É por isso que muitas pessoas têm buscado nas compras online uma forma de reaver os prazeres de andar por um shopping e acatar a indulgências do dia a dia.

Pesquisam indicam que as compras por impulso devem cair em mais de 80% após a pandemia.

Isso significa que as pessoas têm usado dos pedidos online como forma de relaxar, o famoso “eu mereço”.

Os clientes procuram:

  • Promoções tentadoras;
  • Compras que possam fazer no impulso;
  • Descontos reais;
  • Segurança na entrega.

E aqui estão 3 ideias que você pode aplicar nessa Black Friday e vender mais.

3 Dicas para Aproveitar a Black Friday e Vender Mais no Seu Restaurante

1. Promoções em Quantidade

Assim como o exemplo do McDonald’s é possível criar promoções onde uma grande quantidade de produto pode ser vendida por um preço mais amigável.

Esse tipo de desconto é interessante para as famílias e grupos de amigos.

Se essa promoção for ofertada no delivery, melhor ainda, pois você garante atendimento a maiores quantidades de pessoas que não poderiam ir ao estabelecimento sem constituir uma aglomeração.

desconto black friday

Cupons de desconto são ótimas maneiras de atrair vendas nesse dia especial.

2. Compre e Ganhe

Como no exemplo do Jin Jin, as promoções Compre e Ganhe podem ser interessantes para casais e amigos no happy hour.

Ela pode ser adaptada a compre e ganhe um novo prato ou até um desconto no segundo pedido.

3. Combos 

Eles são clássicos, imprescindíveis e os favoritos.

Ao longo do ano é bem comum ver os combos nos cardápios. Que tal criar um especial para a Black Friday?

Busque uma necessidade do seu cliente e atenda ela através de um combo, ele pode garantir mais vendas do que você imagina.

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