Você sabia que montar um cardápio para pizzaria que atraia a atenção da clientela faz toda a diferença para os negócios?
Em alguns casos, o cardápio não recebe a atenção que deveria nos restaurantes. Ele é feito de qualquer maneira, sem que se pense nos detalhes que são importantes sobretudo para vender.
Assim, você não entende porque mesmo sua pizza sendo perfeita, as vendas da sua pizzaria andam tão baixas. Talvez o problema esteja no cardápio!
Isso porque além de apresentar as opções de pizzas de uma pizzaria, o cardápio também tem a função de vendê-las.
Mas é preciso saber os ingredientes certos para montar um cardápio de sucesso além de ser um(a) ótimo(a) pizzaiolo(a)… (Sim, o mercado está bem exigente mesmo)
Fica tranquilo(a), pois é exatamente isso que você irá encontrar ao ler este artigo: os segredos para montar um cardápio para pizzaria de sucesso!
Como Montar um Cardápio para Pizzaria de Sucesso?
Uma parte dos(as) donos(as) de pizzarias acreditam que para montar seu cardápio basta apenas inserir os sabores e os preços.
Aliás, algumas vezes acham que não é necessário nem mesmo colocar o preço. Isso até poderia funcionar no passado, mas hoje os clientes estão mais exigentes inclusive em relação ao cardápio.
Já ouviu falar em experiência do cliente? Pois é, esse conceito é importante para pensar a criação do seu cardápio focado no cliente.
Afinal, existe o risco dos clientes deixarem de consumir por conta de um cardápio não funcional. Isto é, que não os ajudam na sua escolha e decisão de compra.
Confira estes segredos de como montar um cardápio para pizzaria de sucesso e assim sua pizzaria parar de perder vendas por isso!
Fotos Com Boa Qualidade
O poder de boas fotos em um cardápio para pizzaria é algo surreal. É como se através das fotos, os clientes já pudessem sentir o sabor e o cheiro da pizza.
Isso faz com que o cliente fique com “água a boca” e com mais vontade de comprar. Por exemplo, ao ver uma imagem com:
- O queijo derretendo
- As cores dos ingredientes
- A borda crocante da massa
- O brilho e a fumaça da pizza que acabou de sair do forno
A possibilidade do cliente comprar aumenta porque essa foto despertou sua vontade de experimentar aquela pizza. É um efeito quase inevitável!
Além disso, também valoriza o cardápio da pizzaria, o trabalho(a) do pizzaiolo(a) e torna a leitura do menu agradável aos olhos do cliente.
Mas atenção: coloque apenas fotos originais das suas pizzas. Os clientes vão se decepcionar se ao fazer o pedido, a pizza que ele receber não é a mesma que ele viu no cardápio.
Descrições com Detalhes Cativantes
As descrições são recursos poderosos no cardápio para pizzaria. Afinal, por meio delas, você pode ressaltar os diferenciais das suas pizzas.
Algumas palavras causam muito impacto no cliente, como, por exemplo: artesanal, gourmet, premium, à moda da casa, importado, etc.
Assim, procure descrever suas pizzas com detalhes e usando palavras-chaves para cativar o consumidor. Por exemplo, veja só como uma descrição rica em detalhes faz diferença:
- Pizza Marguerita: assada à moda italiana, composta por queijo mozzarella importado, tomates orgânicos, molho de tomate premium e manjericão colhido da nossa própria horta. (Sem glúten)
Não é bem mais completa, atraente e cativante do que ter apenas o sabor da pizza escrito sem nenhum detalhe? Inclusive, isso pode ajudar a otimizar o atendimento na sua pizzaria, pois o cliente terá menos dúvidas na hora de fazer seu pedido.
Menos Quase Sempre é Mais
Um cardápio com excesso de informações atrapalha mais do que ajuda o cliente a escolher a sua pizza. Afinal, ele causa uma certa confusão, gerando ansiedade para o consumidor.
Entretanto, sabemos que a maioria dos cardápios para pizzarias são cheios de opções. Alguns até parecem mais uma redação do que um cardápio!
Assim, nossa dica é: menos quase sempre é mais. Isso quer dizer que um cardápio para pizzaria mais enxuto pode render melhores resultados do que um cardápio abarrotado de pizzas.
Lembre-se de que é impossível oferecer todos os sabores de pizza que há no mundo. Além disso, é mais estratégico para a sua pizzaria trabalhar com um menu compacto.
Afinal, seu controle de estoque será mais eficiente, sem correr risco de ter prejuízo com ingrediente parados por muito tempo.
Não se Esqueça de Colocar os Preços Certos, sem Pegadinhas!
Se tem uma coisa que cliente odeia é quando se sentem enganados em uma compra. Aliás, se isso acontece, eles detonam o estabelecimento nas avaliações nos aplicativos, redes sociais e Google.
Com isso, você não só perde um cliente, mas também potenciais clientes que vão deixar de frequentar sua pizzaria pela má reputação.
Então, nada de pegadinhas, seja transparente na hora de indicar os preços no seu cardápio. Informe, inclusive quanto custa:
- Adicionais
- Complementos
- Pizzas com tamanhos diferentes
- Pizzas com dois sabores
Afinal, você não quer surpreender seus clientes de uma forma o negativa, não é mesmo? O que você quer são clientes satisfeitos que recomendam sua pizzaria para outras pessoas!
Bônus: Crie um Cardápio Online para Pizzaria Grátis no MenuDino
Temos ainda uma dica bônus para você que realmente quer alavancar as vendas da sua pizzaria com um cardápio de sucesso!
Que tal criar um cardápio para pizzaria online sem ter nenhum custo com isso? Assim, você poderá receber pedidos de pizza por Delivery e seu cliente poderá acessar seu cardápio sempre que quiser.
Com o MenuDino, você pode criar um cardápio online grátis e personalizar para que ele fique com a cara da sua pizzaria.
É possível compartilhar o link com seus clientes por suas redes sociais, WhatsApp e no Google Meu Negócio!
Além disso, ele permite organizar o cardápio para pizzaria em categorias, como:
- Pizzas salgadas
- Pizzas doces
- Pizzas vegetarianas
Tornando a experiência do cliente muito melhor na hora de fazer seu pedido. Aliás, o cardápio online do MenuDino também permite receber pedidos no WhatsApp sem taxas.