Se você precisa de dicas para seu restaurante ter um Delivery de sucesso, este artigo é para você.
No terceiro episódio do ConsumerCast, o bate papo foi com o consultor de delivery e parceiro da Consumer, Fernando Baldino.
Nele, Fernando deu uma série de dicas de como ter um delivery de sucesso e ser referência nesse setor.
Embora o delivery seja um dos setores que mais cresce hoje, muitos donos de restaurantes ainda tem dificuldade para entender todos os detalhes que envolvem uma operação de delivery.
Assim, se você deseja saber como ter um delivery de sucesso e lucrar muito, continue lendo!
A seguir, você vai conferir as seguintes dicas para ter um delivery de sucesso:
- A História de Empreendedorismo do Fernando Baldino
- Ofereça uma Proposta de Valor
- Precifique
- Tenha uma Presença Digital
- Tenha um Canal de Vendas
- Garanta Consistência no seu Delivery
- Ofereça um Serviço de Entregas Eficiente
- Como Usar Ferramentas Tecnológicas
Como Fernando Baldino empreendeu em seu primeiro delivery de sucesso?
Depois de muitas idas e vindas e mudanças na sua vida, Fernando Baldino decidiu que seria seu próprio chefe.
Em outras palavras, decidiu que queria empreender.
Foi aí que ele resolveu arriscar e começou a empreender no setor da alimentação fazendo massas artesanais.
Como não tinha muitos recursos, no começo decidiu oferecer apenas delivery em casa.
E foi o pontapé inicial que precisava para seguir o seu sonho.
Mais tarde, esse projeto se converteria no restaurante Famiglia Baldino, situado no Rio de Janeiro.
Hoje em dia, o Famiglia Baldino não só atende no salão como também conta com um delivery de sucesso.
Contudo, no início, a família oferecia apenas serviço delivery, pois Fernando já enxergava no delivery um grande potencial:
“As pessoas pedem delivery às vezes é pra ela não precisar cozinhar, não precisar lavar, ficar mais tempo com o filho. O delivery tem muito isso da nova realidade de vida das pessoas”, explica o consultor de Delivery, Fernando Baldino.
Propósito de Vida: Ajudar o Empreendedor da Alimentação a ter um Delivery de Sucesso
Há 5 anos ou menos, não era tão comum encontrar consultorias e cursos acessíveis para quem queria empreender no food service.
Aliás, era ainda mais difícil encontrar cursos e consultorias com bom custo-benefício para quem desejava ter um delivery de sucesso.
Quando começou a ter um delivery de sucesso, Fernando relata que tinha muita dificuldade e dúvidas relacionadas aos processos.
Por exemplo, tinha dúvida se podia ou não operar dentro da sua casa ou se seria barrado pela vigilância sanitária ou pelo iFood.
E foi dessa angústia pessoal que surgiu o desejo de ajudar outras pessoas a progredirem com seu negócio e a ter um delivery de sucesso.
Fernando ressalta que não só enxergou uma forma de ajudar outras pessoas, mas sim de ter um novo trabalho.
“É isso que eu vejo hoje no mundo: as pessoas vão correndo sem direção. Então, você deve direcionar as pessoas dentro de algo real, prático, que você vive”, acrescenta o Consultor de Delivery, Fernando Baldino.
A partir disso, encontrou o seu propósito de vida, aliando o útil ao agradável:
- ajudar pessoas a progredirem seu negócio
- vender cursos
- oferecer mentorias e consultorias
Em resumo o seu propósito hoje é dar direcionamento para que restaurantes cresçam e tenham um delivery de sucesso.
Pois, quando começou, era dessa ajuda que precisava para crescer.
Hoje, o propósito de Fernando não é apenas de vender cursos e consultorias.
Pelo contrário, é também mostrar aos donos de restaurantes os caminhos que devem trilhar para ter um delivery de sucesso.
O que é preciso para começar e ter um delivery de sucesso?
Primeiramente, quem deseja empreender no food service e ter um delivery de sucesso deve ter muita força de vontade.
Isso porque é necessário arregaçar as mangas e ter muita disposição para trabalhar.
“É um segmento que dá trabalho. Tem que abrir mão de final de semana, tem que abrir mão de feriado, às vezes os melhores dias de venda são os dias que tá todo mundo em casa e você vai estar trabalhando”, explica o consultor de Delivery, Fernando Baldino.
Em segundo lugar, é preciso saber se posicionar no mercado.
“Entrando na parte prática, tem que escolher um nicho, um posicionamento. Não adianta, por exemplo, você querer vender tudo. Isso é um erro comum de quem começa. […] Menos é mais. Escolha um nicho e se posicione dentro de um nicho.”, esclarece Bladino.
Com isso, é possível até mesmo escolher um subnicho.
Por exemplo, uma hamburgueria especializada em blend suínos é um subnicho.
“Os clientes buscam especialistas. Por exemplo, quem deseja comprar hambúrguer, procura lugares especializados, como hamburguerias”, exemplifica Fernando.
Ao fazer isso, a marca se apresenta como um diferencial dentro do mercado.
Por consequência, o cliente reconhece sua qualidade e as chances de voltar a comprar são muito altas.
7 Dicas para ter um Delivery de sucesso
Se você deseja empreender e ter um delivery de sucesso, separamos algumas dicas que o Fernando Baldino compartilhou com nós no 3º ConsumerCast.
Tais dicas são fundamentais para você iniciar seu negócio ou então melhorar ou começar a oferecer serviço delivery.
1. Ofereça uma proposta de valor
Em primeiro lugar, você deve mostrar ao seu cliente o porquê vale a pena ele comprar com você e não na concorrência.
Para isso, é essencial fazer quatro perguntinhas básicas:
- Qual o meu público-alvo?
- Eu ofereço um diferencial?
- Qual a qualidade do meu produto?
Se você já sabe dizer qual público ou quais públicos deseja atender, já está indo no caminho certo.
Afinal, é a partir disso que se descobre as necessidades reais dos seus clientes.
Com isso, é possível mostrar ao cliente em potencial o seu diferencial.
Isto é, mostrar o que você oferece de diferente que outros estabelecimentos não têm.
2. Saiba precificar
Em segundo lugar, não saia vendendo mais barato para ter um delivery de sucesso mais rápido.
Conforme Baldino, vender mais barato só para atrair clientes é um “erro grotesco de posicionamento de mercado”.
Vender mais barato é uma estratégia ruim para seu negócio por dois principais fatores:
- dá margem para prejuízos
- pode afastar determinado público
Em primeiro lugar, pode gerar perdas reais pois além de se trabalhar com margem menor, é obrigado a vender muito mais.
Além disso, pode afastar um público desconfiado pelo valor baixo e que esteja disposto a pagar mais por algo de qualidade.
“Por isso, o ideal é direcionar o produto para um ou mais públicos específicos. Por um lado, há quem está disposto a comprar algo de mais qualidade e pagar a mais por isso.Por outro lado, há quem está disposto a comprar algo de qualidade mediana e pagar menos por isso”, justifica Baldino.
No fim das contas, o segredo para ter um delivery de sucesso é saber se posicionar no mercado e reconhecer o seu valor.
3. Marque presença digital
Um terceiro conselho para se ter um delivery de sucesso é investir em ações de marketing.
Há uma série de maneiras de marcar presença no meio digital:
- trabalhar com tráfego orgânico
- investir em tráfego pago
- investir em ações com influenciadores
- promover ações pontuais (promoções)
Por um lado, o tráfego orgânico geralmente não exige investimento financeiro, mas é preciso alimentar as redes com muita frequência.
Por outro lado, o tráfego pago não exige publicações regulares, mas sim haja investimento financeiro para alcançar o seu público-alvo.
Vale lembrar que, embora cada ação possui um propósito diferente, ambas devem andar lado a lado.
Por sua vez, ações com influenciadores são excelente aliadas pois ajudam:
- no tráfego orgânico
- a repercutir seu produto (dar hype)
- e a humanizar a relação do cliente com sua marca
Por fim, promover ações de marketing pontuais é fazer, de tempos em tempos, promoções atrativas.
Por exemplo, promoções do tipo “na compra do combo x, leve a sobremesa y”, ou “por mais x reais, leve um adicional y”.
Tais ações podem ser realizadas tanto por meio de publicações nas redes sociais, por linhas de transmissão no WhatsApp quanto na própria plataforma de Delivery.
4. Tenha mais de um canal de vendas
Sem dúvida, estar nos super apps é essencial para quem deseja começar no delivery.
Contudo, para ter um delivery de sucesso apenas isso não basta.
Ficar na mão apenas dos marketplaces pode não ser uma boa ideia por dois motivos:
- te proporciona uma margem de lucro menor por conta das taxas cobradas
- você fica refém do sistema, que pode congestionar em horários de pico
Assim, para se ter um delivery de sucesso com maior margem de lucro, o ideal é não depender só de um canal de vendas.
Para isso, ofereça site e apps próprios, atendimento pelas redes sociais, pelo Whatsapp.
E, aliado a isso, esteja também presente nas grandes plataformas de delivery.
Nesse caso, é muito importante saber precificar, já que as taxas cobradas pelos apps reduzem seu lucro.
5. Tenha consistência
Se você deseja ser lembrado pelo cliente, foque sempre na qualidade do produto e do serviço prestado.
Antes de tudo, só é possível ter um delivery de sucesso quando se prioriza a experiência do cliente.
“Não dá pra você fazer um hambúrguer diferente vez que você mandar pro cliente”, exemplifica o Consultor de Delivery, Fernando Baldino.
Isso significa que é preciso ter consistência no padrão do produto e da entrega.
Se o seu cliente compra sempre com você, ele espera comer aquilo que ele está acostumado.
Por sua vez, se ele compra pela primeira vez, é ainda mais importante gerar um boa impressão, correto?
6. Ofereça um serviço de entrega eficiente
Por último, um dos aspectos mais relevantes quando se busca ter um delivery de sucesso é a qualidade do serviço de entrega.
Quando o cliente realiza um pedido da sua casa, ele espera ter uma experiência agradável no conforto do seu lar.
Assim, não espera nada mais, nada menos do que receber seu pedido de forma rápida e com qualidade.
Como aponta Fernando Baldino, “quem quer construir um negócio sério, tem que lidar com delivery”.
Ou seja, não adianta delegar essa responsabilidade para terceiros!
Portanto, é preciso ter planejamento com relação ao serviço de entregas:
- Evitar que o motoboy leve muitos pedidos para a entrega
- Ter sistemas que te ajudem a roteirizar
- Ou conhecer bem a área de entregas
O restaurante deve evitar que o entregador leve muitos pedidos pois além da entrega ficar muito lenta, os últimos pedidos perdem a qualidade.
Com relação aos motoboys, Fernando ainda recomenda ter um entregador próprio para ter um delivery de sucesso:
“Ter um entregador próprio, é um diferencial no mercado, pois o delivery não fica apenas nas mãos dos marketplaces. […] Além disso, em horários de pico, a alta demanda dos super apps pode te deixar na mão já que o sistema pode colapsar pela alta quantidade de pedidos”, explica Fernando.
Além disso, se o restaurante deseja oferecer taxas de entrega grátis, precisa de alguma forma embutir o valor no produto para não sair no prejuízo.
Como aponta Fernando, “taxa de entrega nunca é grátis: alguém vai pagar por isso. É preciso saber precificar”.
7. Use ferramentas tecnológicas
Como vimos, uma entrega eficiente só é possível quando uma série de fatores estão aliados.
Os recursos tecnológicos estão aí para mostrar que, quando bem usados, é possível ter um delivery de sucesso.
Portanto, invista em recursos que te ajudem desde a captação do cliente, no processo de venda, até a gestão completa do seu negócio.
Sendo assim, um bom software deve:
- ajudar na gestão do negócio
- oferecer soluções para delivery
- ajudar a otimizar as entregas
- auxiliar a ter presença digital
- possibilitar acesso relatórios completos
- ter controle de estoque
- ter controle de vendas
- etc.
Embora super apps como o iFood sejam soberanos no mercado de delivery, não te oferecem tudo o que seu negócio precisa para ter um delivery de sucesso.
Fernando Baldino, além de consultor, é parceiro da Consumer e tem uma longa trajetória usando as nossas soluções.
“Eu sou muito fã do Consumer porque entrega uma gama muito grande de serviços, muito mesmo, pra um valor muito mais barato que a maioria do mercado. Ou talvez o mais barato pelo que entrega”, conta Fernando Baldino.
Soluções Consumer: o passo que você precisa dar para ter um Delivery de Sucesso.
O Consumer é o programa de gestão com o melhor custo-benefício do mercado da alimentação.
Ele te ajuda não apenas na gestão do seu negócio, como também no controle de todos os processos.
E quando se trata de delivery, a Consumer é referência pois oferece uma série de soluções tecnológicas que te possibilita ter um delivery de sucesso.
Tais como:
- Programa de gestão Consumer com integração iFood
- Plataforma de Delivery Online MenuDino
- Otimizador de Entregas Smart Delivery
- Localização em tempo real do pedido com o App do Entregador
Diferente dos super apps, o MenuDino não cobra taxas por pedidos e permite criar e publicar um cardápio personalizado.
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