O excesso de estoque em restaurantes é um problema com o qual muitos donos(as) de restaurantes precisam lidar.
Além do estresse que esse problema causa nos gestores, ele também é responsável por grandes prejuízos financeiros. Por isso, está entre os maiores desafios da gestão de restaurantes.
Assim, neste artigo, vamos mostrar como você pode resolver e evitar o problema do excesso de estoque no seu restaurante.
Continue lendo e descubra a solução para uma gestão eficiente e otimizada para alcançar o sucesso do seu negócio!
Principais Causas do Problema de Excesso de Estoque em Restaurantes
Antes de mostrar a solução e como evitar o excedente de estoque em restaurantes, vamos entender as principais causas desse problema.
A primeira delas é a inexperiência com a gestão de processos de restaurantes, que acontece em especial com novos empreendedores da alimentação.
Como ainda não têm experiência em gestão de negócios da alimentação, alguns não sabem como fazer a gestão do estoque.
Por outro lado, essa falta de controle de estoque também acontece porque alguns donos de restaurantes acreditam que não é um processo importante.
Mas seja pela falta de experiência ou por negligenciar esse processo, o excesso de estoque é muito prejudicial para restaurantes. Afinal, há consequências como:
- Perdas devido a prazos de validade vencidos
- Alto custo para armazenamento
- Prejuízos nas finanças
- Estoque parado
Além disso, a não centralização dos processos em um só sistema também é um fator que causa o excedente de estoque.
Isso porque não há comunicação entre os processos, fazendo com que sejam ineficientes e com que aconteçam erros no processo.
Como Resolver e Evitar o Excesso de Estoque em Restaurantes?
Após descobrir as principais causas, vamos falar agora sobre como resolver e evitar o excesso de estoque em restaurantes.
Conhecimento Profundo do Restaurante
O principal meio para resolver e solucionar esse problema é conhecer de forma profunda o seu restaurante. Isto é, saber o que se passa em cada setor do seu negócio.
Assim, você poderá identificar mais rápido se, onde e porque está acontecendo o problema com o excedente de estoque.
Afinal, é necessário monitorar de perto cada processo que envolve a operação do seu restaurante para prevenir esse tipo de problema.
Inventário de Estoque
Se você já está ciente de que há um excesso de estoque no seu restaurante, o próximo passo é resolvê-lo. Para isso, será fundamental realizar um inventário do seu estoque.
O inventário consiste em fazer a contagem geral do estoque e verificar se há excessos ou falta de produtos. Isso irá ajudar a identificar a falha para o desequilíbrio do estoque.
Para realizar o inventário de forma eficiente, é necessário:
- Checar entradas e saídas de produtos
- Manter uma regularidade de fazer a tarefa pelo menos uma vez por mês
- Fazer inventários em dias fixos, mas também em dias não previamente programados. Assim, conseguirá ter um inventário mais preciso
- Registrar o inventário em um sistema ou uma planilha
Embora seja uma tarefa que exige tempo e atenção, essa é a maneira mais eficiente de evitar que haja problemas com produtos a mais no estoque.
Mas torna também mais fácil de resolver, já que você poderá achar a falha que está ocorrendo e corrigi-la.
Controle de Estoque
Controlar o estoque do seu restaurante é a principal maneira de não só revolver, como também evitar o problema com excessos.
Com o controle de estoque, é possível monitorar a quantidade de produtos e fazer um planejamento de compras melhor.
Assim, você evita comprar estoque em quantidade maior do que é necessário, mas sim a quantidade baseada na demanda.
Existem duas maneiras principais de fazer um controle de estoque: com uma planilha ou com um sistema de gestão.
Embora gratuita, a planilha para controle de estoque é menos eficiente, pois oferece mais riscos de erros por ser um processo manual.
Com o Consumer, por outro lado, esse processo se torna mais eficiente porque é 100% automatizado e integrado ao sistema de gestão.
O controle de estoque é automático: sempre que você registra uma entrada ou saída no sistema, ele contabiliza na mesma hora.
Além disso, o Consumer também notifica quando um produto está com estoque baixo e precisa de reposição. Assim, não há risco de ter problemas com falta de estoque!
Ficha Técnica
Outra ferramenta perfeita para evitar e solucionar o excesso de estoque em restaurantes é a ficha técnica dos pratos. Isso porque ela permite:
- Evitar desperdícios na preparação dos pratos
- Padronizar as receitas
- Calcular o custo real
- Facilitar o treinamento da equipe
No Consumer, a ficha técnica tem integração com a gestão de estoque e controla até mesmo os acompanhamentos e adicionais.
Portanto, o controle é minucioso e bastante eficiente, não deixando margens para haver diferenças até mesmo nos ingredientes por quilo!
Consumer: o mais Completo Sistema para Restaurantes
Quem é dono de restaurante sabe que um bom sistema de gestão é essencial para o sucesso do seu negócio.
Afinal, um ótimo sistema para restaurantes otimiza os processos e o tempo gasto em cada um deles, tornando-os mais ágeis.
Por exemplo, o Consumer é um sistema que possui mais de 100 recursos e funcionalidades para ajudar na gestão de restaurantes.
Além de oferecer soluções para cada etapa que envolve o trabalho em restaurantes: atendimento, vendas, contabilidade, marketing e muito mais.
É por isso que mais 30 mil restaurantes no Brasil escolheram o Consumer: é o sistema que oferece o que é preciso para gerir um restaurante de sucesso!
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