Skip to main content

Uma planilha de controle de estoque para restaurantes pode ajudar a simplificar a vida de donos(as) de restaurantes.

Afinal, fazer a gestão de estoque de forma eficiente é um desafio, especialmente quando não há as ferramentas certas para ajudar nessa tarefa.

É por isso que existe uma grande procura pela planilha de controle de estoque para restaurantes grátis e pronta para usar.

Mas, embora tenha várias planilhas Excel para restaurantes disponíveis para download na internet, nem todas são realmente boas e fáceis de usar.

Por isso, estamos aqui para apresentar a planilha de controle de estoque para restaurantes que a Consumer criou grátis para você.

Além disso, você também poderá conferir:

  • Por Que Usar Planilha Controle de Estoque para Restaurantes?
  • Como Fazer uma Planilha de Controle de Estoque para Restaurante?
  • Vantagens e Desvantagens da Planilha de Controle de Estoque para Restaurantes

E ainda descobrir um sistema para controle de estoque gratuito para usar em seu restaurante. Então, continue lendo para ter acesso a esse conteúdo fantástico!

Por Que Usar Planilha Controle de Estoque para Restaurantes?

Durante muito tempo, donos(as) de restaurantes usavam cadernos ou blocos de papel para fazer o controle dos seus estoques. 

Inclusive, existem restaurantes que ainda hoje fazem o controle do próprio estoque dessa maneira.

Esse método é ineficiente, pois gera retrabalho, demanda muito tempo e ainda oferece riscos gigantescos de erros. 

Afinal, imagina só quanto tempo leva para anotar item por item, produto por produto que entra e sai do seu estoque em um papel? Bastante, não é mesmo?!

Em um mundo em que o tempo é cada vez mais escasso e valioso, não se pode perdê-lo dessa forma!

Um cenário ainda pior são aqueles restaurantes em que simplesmente não se faz o controle de estoque porque acreditam que não é necessário.

Este é um erro grave, uma vez que a gestão de estoque é de extrema importância para manter a lucratividade do negócio.

Assim, a planilha controle de estoque surge como uma alternativa melhor para organizar e gerir seu estoque com mais eficiência.

Afinal, com ela, será mais fácil sistematizar as informações do seu estoque e gerenciar os fluxos de entradas e saídas de produtos.

Como Fazer uma Planilha Controle de Estoque para Restaurante?

Agora que você já sabe porque usar uma planilha controle de estoque é vantajoso para o seu restaurante, é hora de aprender como fazê-la.

Na internet, é possível encontrar facilmente o passo a passo de como criar planilha no Excel ou no Google Sheets.

Entretanto, quem não está familiarizado com esse recurso pode encontrar dificuldades para criar a sua própria planilha para controle de estoque.

A boa notícia é que você não precisa se preocupar com isso, nem perder tempo procurando. A Consumer criou uma planilha para controle de estoque em restaurantes gratuita!

Basta clicar no botão abaixo e fazer o download no seu computador ou notebook.

A planilha para controle de estoque gratuita da Consumer é simples e fácil de usar, sendo indicada para:

  • Restaurantes 
  • Pizzarias
  • Hamburguerias
  • Lanchonetes
  • Docerias
  • Pastelarias
  • Churrascarias

Ou seja, para todos os negócios do setor de food service!

Mas agora temos uma pergunta para você: será que a planilha de controle de estoque para restaurantes só oferece vantagens ou também há desvantagens? Confira a resposta a seguir!

Vantagens e Desvantagens da Planilha de Controle de Estoque para Restaurantes

Embora você já saiba que usar planilhas de Excel para gerenciar o estoque de um restaurante tenha vantagens, é preciso saber que também há desvantagens.

Por isso, reunimos aqui algumas vantagens e desvantagens das planilhas como ferramenta de controle de estoque para você analisá-las.

  • Vantagens

Fácil de usar

É muito fácil aprender a usar planilhas Excel de controle de estoque. Afinal, não há segredo: basta clicar em uma célula e inserir a informação desejada.

Além disso, em muitos casos, a planilha já vem pronta com todas as fórmulas, sem necessidade de você saber criá-las.

Não é caro

Com o Office 365, o plano de assinaturas da Microsoft, você pode usar o pacote Office, que inclui o Microsoft Office Excel por menos de R$30 mensais.

Mas, hoje, também há o programa de planilhas da Google, o Google Sheets. Ele faz parte do pacote gratuito de recursos do Google e permite usar planilhas sem pagar nada!

Planilha controle de estoque para restaurante (Imagem: Freepik)

  • Desvantagens

Processo Manual

Entre as desvantagens de usar planilhas de controle de estoque está o fato de que é necessário fazer o controle de forma manual.

Isso porque o Excel e o Google Sheets permitem criar planilhas, mas elas não se atualizam sozinhas.

Assim, é preciso alguém para preencher as planilhas com as informações atualizadas. Portanto, irá demandar bastante tempo do funcionário responsável por essa função. 

E sabemos que qualquer perda de tempo é ruim para o restaurante, pois irá gerar atraso nos processos, demora na entrega do pedido e clientes insatisfeitos.

Erros Humanos

Como a atualização das planilhas de Excel é manual, existe um risco maior de acontecerem erros humanos ao usá-las para gerir seu estoque. O que, por sua vez, diminui a precisão do seu controle de estoque.

É claro que erros sempre podem acontecer. Mas é necessário evitá-los a todo custo, pois são prejudiciais para a gestão e a saúde financeira do seu restaurante.

Um único número errado pode causar problemas na reposição do estoque, no fechamento do caixa ou no cadastro de um cliente, por exemplo.

Fórmulas Complexas

O Excel usa fórmulas complexas de matemática para fazer o controle das entradas e saídas do estoque. Assim, um pequeno descuido nessas fórmulas pode comprometer toda a exatidão da gestão.

Mas o problema é que, por mais atenção que se tenha, é comum ocorrer erros de digitação e inserção de números no dia a dia agitado de um restaurante.

Quando isso acontece, no geral, perde-se todo aquele campo de informações. Então, gera descontrole e descumpre o propósito de ajudar a controlar o estoque.

Controle o seu estoque com o Consumer.

Provavelmente, você pode estar se perguntando qual seria, então, uma alternativa melhor do que as planilhas para controlar o seu estoque.

E, para variar, nós também já temos a resposta para você: um sistema para controle de estoque em restaurantes gratuito!

Sistema para Controle de Estoque em Restaurantes Gratuito

Embora as planilhas controle estoque sejam uma ótima ferramenta, o sistema para controle de estoque da Consumer é superior às planilhas!

Isso porque o sistema usa a tecnologia para automatizar esse processo. Assim, você não terá nenhum retrabalho com métodos manuais: o próprio sistema atualiza o seu estoque de forma automática.

Ou seja, você não precisa fazer nada além de registrar suas vendas no sistema para fazer o controle do seu estoque.

Além disso, o Consumer faz o controle de estoque de maneira integrada à ficha técnica do seus produtos.

Mas como isso acontece? Da seguinte forma: o Consumer permite que você crie uma ficha técnica de todos os seus pratos e bebidas sem pagar nada. Nela, você informará todos os ingredientes e medidas usadas na receita.

Depois, o Consumer usa essa ficha técnica para atualizar seu estoque de maneira eficiente, tirando até mesmo os insumos e adicionais usados na receita do estoque.

Assim, a possibilidade de haver erros no controle de estoque será minúscula, na verdade, quase zero.

Mas, para isso, é necessário que você cadastre corretamente todos os seus pratos e bebidas no Consumer, assim como faça as suas respectivas fichas técnicas. E, claro, registre todas as vendas no Consumer.

Consumer: sistema para controle de estoque em restaurantes, baixe grátis!

Calma que ainda não acabou. Além do sistema para controle de estoque, você ainda terá acesso a  outros recursos na versão grátis do Consumer:

Todos esses recursos vão otimizar a gestão do seu restaurante e transformar os seus processos diários de um jeito como você nunca imaginou!

Afinal, Vale a Pena Substituir as Planilhas por um Sistema para Controle de Estoque em Restaurantes?

Nós apresentamos vários motivos que mostram que vale muito a pena usar o Consumer como sistema para controle de estoque em vez de planilhas.

Entretanto, quem dá a palavra final no seu restaurante é você. Então, é só você quem pode decidir se vale ou não a pena.

Mas, para ajudar nessa decisão, convidamos você a usar o Consumer na prática em seu restaurante sem pagar nada por isso.

Use a versão Premium do Consumer com todos os recursos e soluções liberados durante 15 dias. Assim, você terá uma base confiável para comparar e fazer a sua escolha final.

Experimente grátis agora mesmo!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.