Realizar um controle de estoque eficiente em um restaurante é essencial para evitar prejuízos e garantir a lucratividade do seu negócio.
Já que tanto a falta quanto o excesso de produtos, insumos ou bebidas podem ser prejudiciais quando falamos de gestão de estoque.
Por isso, é necessário dedicar muita atenção a esse processo de gestão tantas vezes negligenciado por donos e donas de restaurantes.
Mas o grande problema é que alguns empreendedores(as) ainda encontram dificuldades e para realizar esse processo de forma competente.
Foi exatamente com o objetivo de descomplicar esse procedimento que criamos este artigo.
Aqui, abordaremos a importância de manter o estoque sobre controle.
Além disso, revelaremos um super segredo para fazer um controle de estoque eficiente!
O que é a gestão de estoque?
A gestão de estoque é o processo de monitoramento e controle de entradas e saídas de produtos no estoque de uma empresa.
Ou seja, é a sistematização da movimentação do estoque que tem como objetivo realizar o giro de estoque sem perdas e prejuízos.
Isso significa que, com dele, é possível fazer a previsão de demanda de cada produto e identificar os produtos de mais ou menos saída no estabelecimento.
Assim, tal processo é fundamental na otimização do setor de compras.
Isso porque ele ajuda a tomar decisões inteligentes na hora de adquirir as matérias-primas de um produto ou, no caso de restaurantes, dos pratos e bebidas.
Vamos pensar em um restaurante que não faz a gestão do seu estoque ou, como é mais comum, faça essa gestão apenas “de cabeça”.
Em todas as compras semanais, o setor de compras inclui 50 kg de picanha.
No entanto, por ter um valor acima dos outros pratos, a picanha não tem tanta saída.
Logo, ao final do mês o restaurante terá um excesso da carne.
Mesmo que se faça uma promoção para não perder o produto, o restaurante ainda terá prejuízos.
É justamente para prever e evitar situações como essa que atua a gestão de estoque eficiente.
Por que a gestão de estoque é importante?
De extrema importância, o controle de estoque possui diversas utilidades na gestão de um negócio.
A principal é, com certeza, auxiliar no planejamento de compras baseado no giro de estoque.
Mas vai muito além disso. Confira abaixo:
1. Precificação
Para fazer a precificação dos produtos em seu cardápio, é necessário saber o preço de custo de todos os itens usados em sua produção.
É na gestão de estoque que o empreendedor irá encontrar essa informação.
O registro e controle de entradas dos produtos feito com a nota fiscal de compra detalha o preço de cada item.
Desse modo, é possível fazer uma precificação mais assertiva e baseada em informações reais do seu negócio.
2. Estratégias de promoção
Ter o conhecimento da média de consumo dos produtos do seu estabelecimento é essencial para o planejamento de promoções.
Por exemplo, quando há um produto no cardápio com pouca saída e o estoque dele está começando a acumular, esse é um bom momento para se pensar em fazer uma promoção.
Afinal, estoque encalhado é sinal de dinheiro perdido.
Dessa forma, identificar os itens que precisam de fluxo para não ficarem encalhados é um processo mais simples com uma gestão de estoque eficiente.
3. Economia e lucro
Se você sabe a quantidade de produtos no seu estoque e sabe qual o volume de saída de cada um deles, então saberá a quantidade exata do quanto deve repô-los e com qual frequência.
Isso se chama encontrar o equilíbrio de estoque.
Tal equilíbrio viabiliza a economia e o lucro ao evitar que se compre determinado produto além do necessário.
4. Compras baseadas no histórico do volume de vendas
Ao realizar o controle do seu estoque, você terá em mãos um importante histórico do volume de vendas dos seus produtos.
Por meio dele, você tem acesso à média de consumo de cada item do seu cardápio.
Assim, poderá elaborar o planejamento das compras de maneira otimizada.
Levando-se em consideração, por exemplo, a sazonalidade do setor de bebidas e alimentação.
Como fazer e quais Principais formas de gerenciar um estoque?
Existem diversos métodos de se fazer uma gestão de estoque no mercado. Eles costumam variar em relação à eficiência e praticidade.
Abaixo, reunimos dois principais métodos de controle de estoque utilizados pela maioria dos restaurantes.
1. Planilha de controle de estoque
É um método manual e que exige mais de trabalho e tempo do empreendedor.
Utilizando a planilha de Excel, cada entrada e saída de produto é feita uma a uma manualmente.
Por isso, há grandes riscos de acontecer erros ou perda de dados.
Caso tenha interesse em conhecer algum modelo, basta pesquisar no Google.
Lá, irão aparecer muitos modelos planilha de controle de estoque grátis.
Apesar de menos eficiente, esse modelo é um bom começo para quem ainda não pode investir em um método mais eficaz.
2. Método Curva Abc
A Curva ABC ou Princípio de Pareto, como também é conhecido, é um método bastante popular para controlar o estoque.
Em síntese, ela faz uma classificação dos produtos em 3 curvas (ou categorias): Curva A, Curva B e Curva B.
Cada curva representa a importância que aquele produtos têm para a lucratividade do negócio.
Mas a Curva ABC não realiza o controle de estoque por si só.
Trata-se de uma ferramenta que potencializa tal processo.
Saiba mais sobre a Curva ABC neste artigo que falamos especialmente sobre o assunto: Curva ABC.
O Segredo para um Controle de Estoque Eficiente é…
Um sistema de gestão com controle de estoque eficiente que automatize os processos de gestão de estoque!
Contar com programa que faça o controle de estoque é maneira mais eficaz de realizar essa parte tão importante do seu negócio.
E nisso, o Programa Consumer pode te ajudar muito!
Com ele, a ferramenta da Curva ABC já vem incorporada à gestão de estoque dos produtos e insumos do seu restaurante.
Além disso, o sistema de controle de estoque do Consumer é ideal para os produtos como sorvetes, açaí e pizza, que são vendidos por quilo ou fatias.
Assim, quando o produto é vendido, o programa dá baixa automaticamente no estoque.
Bem simples, não é?
Outro recurso do Consumer é a ficha técnica dos produtos.
Com ela, os insumos e adicionais dos pratos também são descontados do estoque automaticamente.
Por último, não se esqueça de fazer inventários periódicos no seu estoque.
Dessa forma, você saberá se o estoque físico está atualizado com o seu controle.
Quer garantir a eficiência na gestão de estoque do seu restaurante?
Faça já um Teste Grátis!
Um detalhe que estou sentindo falta é uma forma de configurar reposição no estoque na retirada de ingredientes no pedido de um produto.
Por exemplo: Um hamburguer X-Tudo que o cliente queira sem milho ou sem bacon, ou qualquer lanche sem salada que é bem comum…
Eu sinalizo para a produção de forma prática com o cadastro de observações.
O insumo está cadastrado na ficha técnica do produto e vai dar baixa.
Eu pensei em cadastrar como complemento e no controle de estoque registrar o insumo com número negativo, com isso ele iria repor no estoque mas o programa não aceita e pede número acima de zero.
Acho que poderiam fazer com que uma observações possa alterar estoque ou especificamente anular um insumo cadastrado na ficha técnica.
Oi André, obrigado pela parceria conosco. =)
André, atualmente o Consumer não abate do estoque insumos que o cliente retira do pedido, mas você pode fazer isso manualmente no cadastro deles. Porém, pretendemos evoluir essa questão em evoluções futuras, ok?
Forte abraço!