Skip to main content

As planilhas Excel para restaurantes são recursos estratégicos que ajudam a organizar processos de controle no dia a dia do negócio.

Assim, elas são essenciais para a gestão de um restaurante e uma ótima alternativa para substituir os blocos de papel, mostrando-se mais eficazes.

Fáceis de criar e adaptáveis, as planilhas Excel facilitam a vida de muitos empreendedores da alimentação.

Por exemplo, é possível criar planilhas para restaurantes com diversas finalidades, desde planilha de controle de estoque até planilha para controle financeiro.

Neste artigo, vamos apresentar 5 tipos de planilhas Excel para restaurantes, sendo as mais comuns e usadas por donos(as) de restaurantes.

No final, você também irá descobrir uma solução que substitui as planilhas e é ainda mais eficaz. Boa leitura!

Planilha Excel restaurante grátis

Por Que Usar Planilhas Excel para Restaurantes?

O setor de bares e restaurantes é um dos mais competitivos no mercado da alimentação.

Embora haja um número grande de restaurantes abertos, muitos fecham as portas antes mesmo de completar um ano.

Isso porque uma parte expressiva dos(as) donos(as) não entendem bem das operações e da gestão desse tipo de estabelecimento.

Aliás, a maioria dos motivos pelos quais os restaurantes fecham é evitável.

Só para se ter ideia, ter uma comida ótima não está entre os cinco principais fatores para se ter sucesso na área.

No topo da lista dos maiores motivos que levam os restaurantes à falência estão a má gestão e a falta de padrões operacionais.

Entusiastas da culinária ou ótimos cozinheiros costumam abrir restaurantes. Entretanto, muitos deles não possuem experiência empresarial ou nem mesmo são bons gestores.

Assim, sabemos que o cardápio, o ambiente, o ponto comercial e a localização são fatores importantes para o sucesso de um restaurante.

Contudo, fazer a gestão do financeiro, do estoque e do fluxo de caixa, por exemplo, são tão ou mais importantes que os demais fatores.

Vamos supor que você tem a hamburgueria mais famosa da cidade e com os melhores hambúrgueres. Entretanto, os custos com matéria-prima sempre excedem seu lucro. 

Essa falta de controle fará com que seu negócio não sobreviva por muito tempo.

Mas a boa notícia é que usar planilhas Excel pode ajudar você a gerenciar o seu restaurante para não haver prejuízos .

Inclusive, existem soluções ainda mais eficientes que as planilhas Excel para ajudar a economizar tempo e reduzir os desafios do gerenciamento de restaurantes. Continue lendo para descobri-las!

Planilha Excel restaurante grátis

Conheça 5 Tipos de Planilhas Excel para Restaurantes Grátis

Usar as planilhas Excel para restaurantes é uma forma econômica de realizar alguns processos em seu negócio.

O ideal é ter uma pessoa responsável por criar no Excel ou até Google Sheets, registrar os dados e informações nas planilhas e analisá-los.

Conheça, agora, os 5 tipos de planilhas Excel para restaurantes que destacamos para você:

1. Planilha Excel para Controle de Estoque

Aqui no Blog, já falamos sobre a importância da gestão de estoque para restaurantes. Afinal, essa operação lida de forma direta com os insumos de produção dos pratos e bebidas.

Então, a planilha Excel para controle de estoque, como o próprio nome indica, serve para auxiliar no controle de estoque do restaurante.

Assim, é necessário registrar a entrada e saída de produtos na planilha sempre que houver movimentação para mantê-la atualizada.

Por isso, ela também é uma ótima ferramenta para realizar o inventário do estoque e evitar desperdícios.

Entretanto, qualquer erro humano pode resultar em prejuízo, pois o controle de estoque com planilha é feito manualmente.

2. Planilha Excel para Controle Financeiro

A planilha Excel para controle financeiro, por sua vez, ajuda a organizar as receitas, os gastos fixos e variáveis do restaurante, como, por exemplo:

  • Aluguel
  • Encargos com funcionários
  • Manutenção predial
  • Compras
  • Energia e água
  • Faturamento

É possível encontrar diversos modelos prontos de planilhas para controle financeiro, mas você também pode criar a sua própria planilha. 

Elas também são essenciais para o planejamento financeiro, favorecendo a projeção para o futuro do negócio.

Mas, assim como a planilha de controle de estoque, é preciso registrar diariamente todas as movimentações de forma manual.

Isso pode gerar retrabalho e eventualmente poderá haver diferenças por descuidos ou esquecimento de registros.

As planilhas para restaurantes são mais eficazes que os blocos de papel. (Imagem: FreePik)

3. Planilha Excel para Fluxo de Caixa

Fazer o controle do fluxo de caixa de forma eficiente é outra operação que donos(as) de restaurantes devem ter atenção em dobro.

Aliás, deixá-la de fazer pode representar prejuízos e até a inviabilidade do negócio. Assim, a planilha Excel para fluxo de caixa é a mais indicada para realizar esse controle operacional.

Com esse tipo de planilha, você pode registrar as entradas e saídas diárias do caixa, além de sangrias (quando se faz necessário retirar um valor não programado).

Para que ela funcione bem, não se pode esquecer de realizar a abertura e o fechamento de caixa todos os dias.

Mais uma vez, todo o controle é feito manualmente, dependendo de um profissional responsável por fazer os registros com disciplina.

4. Planilha Excel para Precificação de Produtos

A precificação em bares e restaurantes pode ficar bem mais fácil com o auxílio de uma planilha Excel para precificação de produtos.

Isso porque ela ajudará a calcular o preço de custo de cada item do cardápio e definir o preço ideal para que, ao mesmo tempo, você lucre, mas também seja atrativo para os clientes.

Para isso, talvez seja interessante fazer a ficha técnica de cada item para chegar ao custo real, com poucas margens de erro. Todo o processo poderá levar um tempo para concluir, mas o resultado fará valer a pena.

Planilha Excel restaurante grátis

5. Planilha Excel para Curva ABC

A Curva ABC é uma ferramenta estratégica para a gestão de estoque em restaurantes e é possível fazê-la a partir de planilhas.

Com a planilha Excel para Curva ABC, é possível descobrir quais são os 20% dos seus produtos responsáveis diretamente por 80% do seu faturamento.

Essa informação será útil para tomar decisões nas compras, nas promoções, no cardápio e muito mais.

Elimine o Retrabalho: Use um Sistema para Substituir Planilhas para Restaurantes

Até aqui, apresentamos para você 5 tipos de planilhas para restaurantes que podem facilitar o controle e as operações diárias do seu restaurante.

Mas, embora as planilhas para restaurantes tenham contribuído para melhorar a organização e o controle em restaurantes, hoje já são consideradas ultrapassadas.

Isso porque elas oferecem um controle básico, feito de forma manual e bastante vulnerável a erros. Além disso, quando surgiram, a opção mais viável que existiam eram os blocos de notas.

Entretanto, hoje em dia, existem soluções mais modernas no mercado que automatizam e simplificam todas as planilhas.

É o caso da Consumer, que oferece todos os tipos de planilhas para restaurantes centralizadas em um sistema.

No Consumer, você encontra recursos para:

  • Gestão de Estoque
  • Controle Financeiro
  • Fluxo de Caixa
  • Ficha técnica
  • Curva ABC

Esses recursos são integrados ao sistema e permitem uma gestão mais ágil e mais profissional do seu restaurante.

Use o Consumer para substituir todas as planilhas que você usa em seu restaurante. Comece hoje mesmo o teste sem compromisso e veja como o Consumer é o sistema que o seu restaurante precisa.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

4 Comments

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.