Skip to main content

É muito provável que existam restaurantes que se definem como gastrobrar ou gastropub em sua cidade.

Caso não, você já pode ter ouvido falar deles ou, até mesmo, pode ser que você já tenha pensado em abrir um restaurante desse modelo.

Afinal, esse conceito de restaurante agrada a muitos consumidores em busca de um lugar aconchegante com boa comida e drinks de qualidade.

Assim, para você entender melhor esse segmento de restaurantes, preparamos esse artigo com o objetivo de trazer mais informações sobre os gastrobares. Você vai poder conferir:

  • Bar ou Restaurante: O Que é um Gastropub ou Gastrobar?
  • Vale a Pena Abrir um Gastrobar?
  • Como Montar um Gastrobar?

Continue lendo e descubra mais um segmento que pode ser a oportunidade para você abrir o seu próprio negócio na área da alimentação!

Bar ou Restaurante: O Que é um Gastropub ou Gastrobar?

Nem bar, nem restaurante: o gastrobar é uma mistura dos dois. Portanto, podemos dizer que é um estabelecimento metade restaurante e metade bar.

O termo “gastrobar” vem do inglês “gastropub”, em que “gastro” origina-se de gastronomy e pub significa “bar”.

Assim, trata-se de um conceito de bar-restaurante que une a gastronomia de qualidade dos restaurantes ao drinks de sucesso de bares em um só lugar.

 Além disso, contam com preços mais acessíveis e um ambiente despojado e inovador.

Esse modelo de restaurante surgiu na Europa, mais precisamente em Londres, onde os registros do primeiro gastropub datam de 1991.

Portanto, eles existem há mais de duas décadas e são bastante populares em várias cidades europeias.

No Brasil, embora estejam ganhando destaque cada vez mais, os gastrobares ainda não são muito comuns.

Entretanto, é uma tendência no mundo dos restaurantes que está conquistando clientes em busca de uma experiência gastronômica alternativa e agradável.

Gastrobar: o conceito que une o melhor do bar e do restaurante em só lugar. (Imagem: Freepik)

Vale a Pena Abrir um Gastrobar?

Como todo negócio da área da alimentação, é necessário realizar uma pesquisa de mercado para investigar as oportunidades e os desafios do segmento.

Assim, você terá as informações necessárias para chegar à conclusão se vale a pena ou não abrir um gastrobar em sua cidade.

Entretanto, podemos dizer que esse conceito de restaurante costuma ser bem atrativo e atrair um público bem diverso.

Por um lado, atrai consumidores em busca de experimentar a alta gastronomia, sem precisar desembolsar muito dinheiro. Além de clientes que não se sentem à vontade para frequentar restaurantes luxuosos.

Por outro lado, também atrai consumidores a fim de um local em que podem experimentar as melhores cervejas e drinks em um ambiente diferenciado.

Inclusive, o gastrobar é um ótimo tipo de estabelecimento para investir na estratégia do Happy Hour para atrair mais clientes.

Dessa forma, o principal diferencial do gastrobar é a experiência que oferece para os seus clientes. Sendo este um forte fator de sucesso para o negócio.

Outro fator importante a ser considerado é que os gastrobares ainda têm o ar de novidade e inovação por não serem tão comuns no Brasil.

Por isso, ainda é um segmento com pouca concorrência direta e pode atrair muitos consumidores curiosos para conhecer o conceito de gastrobar.

Mas, ao mesmo tempo, os bares e restaurantes são concorrentes. Além de existir clientes que não estão abertos a novidades (mas com certeza são poucos!).

Então, pode sim valer a pena abrir um gastrobar e investir em seu sonho de ter um negócio próprio na área da alimentação.

O gastrobar é um ambiente despojado, que harmoniza comida e bebidas de qualidade. (Imagem: Freepik)

Como Montar um Gastrobar?

Para montar um gastrobrar, você precisa encontrar os melhores profissionais ao seu lado para oferecer a experiência perfeita para os clientes.

Também será necessário atender às legislações específicas do seu município e às normas da Anvisa para o nicho de bares e restaurantes.

Além disso, irá precisar de:

  • Escolher um Ponto comercial ideal para seu negócio;
  • Comprar equipamentos para cozinha, armazenamento, bar e escritório;
  • Investir em móveis para o salão, como mesas e cadeiras;
  • Criar uma decoração aconchegante
  •  Adquirir aparelhos e equipamentos de sons

Mas não se esqueça de elaborar um ótimo menu de comidas com receitas de qualidade e um cardápio de bebidas de dar água na boca.

Assim, você terá a receita de sucesso para agradar até mesmo os clientes mais exigentes!

Por último, você deve contratar um sistema de gestão para otimizar seus processos no dia a dia e facilitar a administração do seu negócio.

Consumer: O Melhor Sistema para Gastrobrar

O Consumer é o melhor sistema para Gastrobar, bares, restaurantes e negócios no ramo alimentício.

Com mais de 10 anos de atuação nesse mercado, o Consumer ajuda mais de 30 mil restaurantes no Brasil a melhorar seus processos e alcançar o sucesso.

Tem parcerias estratégicas com empresas renomadas, como o Sebrae e a Google, e está em constante evolução para atender as necessidades dos seus clientes.

Para isso, desenvolve soluções modernas para todas as etapas e processos de um restaurante, como, por exemplo:

Além de muitos outros recursos e funcionalidades disponíveis no sistema.

Aproveite para conhecer na prática tudo o que o Consumer tem para oferecer ao seu restaurante sem nenhum compromisso.

Depois você ainda tem a opção de continuar com a versão gratuita com os recursos básicos para operar o seu restaurante.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.