Skip to main content

Conseguir fazer a redução de custos em restaurantes é um grande desafio para donos(a) de restaurantes. Especialmente em momentos de recessão econômica.

Entretanto, essa não é uma preocupação exclusiva de momentos como esse. Afinal, reduzir custos deve ser uma meta progressiva e contínua que precisa fazer parte do planejamento financeiro do restaurante.

Isso porque a redução de custos anda lado a lado com as estratégias de investimento para crescimento do negócio, pois é importante para evitar gastos desnecessários.

Além disso, deve-se ter em mente que a redução de custos não pode prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao cliente.

Por isso, não se pode apenas fazer cortes sem nenhum critério, mas analisar o que é possível fazer para economizar os gastos com cuidado.

Assim, continue lendo para conferir as 7 dicas essenciais para redução de custos em restaurantes que selecionamos para ajudar você!

7 Dicas Essenciais Para Redução de Custos em Restaurantes

1. Recalcular os Gastos

Antes de tomar qualquer decisão para reduzir os custos do seu restaurante, organize e avalie todos os gastos que ele tem até então.

Um dos grandes erros na gestão de restaurantes é não ter um controle de gastos. Porque, assim, você não sabe com o que está gastando seu dinheiro.

Portanto, ao mapear seus gastos, você poderá identificar cada despesa do seu restaurante e avaliar quais são realmente indispensáveis e quais não são.

Esse é o caminho certo para fazer cortes ou ajustes no orçamento e encontrar o equilíbrio para a saúde financeira do seu restaurante.

Além de conseguir reduzir muitos gastos que antes eram imperceptíveis.

2. Fugir do Desperdício de Alimentos

O desperdício de alimentos é um dos grandes causadores de prejuízos em restaurantes. Então, se você quer fazer uma redução de custos, precisa fugir dele.

Assim, adotar medidas para acabar com o desperdício que acontece na cozinha no momento da produção dos pratos é um ótimo começo. Por exemplo, usando fichas técnicas para padronizar as receitas.

Mas pensar na possibilidade de oferecer meias porções ou diminuí-las para não sobrar tanta comida nos pratos também pode ajudar a diminuir o desperdício.

Aliás, já escrevemos um artigo com várias dicas sobre como reduzir o desperdício de alimentos, que você pode ler clicando aqui.

Você pode achar que não, mas essas ações vão impactar bastante a redução de custos no seu restaurante.

Adote práticas sustentáveis como desligar a torneira enquanto lava a louça. (Imagem: Freepik)

3. Aplicar a Sustentabilidade

Sustentabilidade é muito mais do que um conceito que está “na moda”. Ela pode ser sua aliada na redução de custos se aplicada no dia a dia do seu restaurante.

Por meio de pequenas atitudes diárias e uma mudança de hábitos, é possível ajudar o meio ambiente ao mesmo tempo em que diminui as suas despesas.

Para isso, basta aplicar a sustentabilidade no seu restaurante, por exemplo:

  • Fazendo o uso consciente da água e da energia elétrica
  • Reduzindo o uso de descartáveis, como papel e copos descartáveis
  • Usando lâmpadas LED em vez de fluorescentes
  • Investindo em luz e ventilação natural
  • Desligando aparelhos eletrônicos e alguns equipamentos em vez de deixá-los no modo stand by quando não estiver usando-os

Com essas pequenas atitudes você poderá ter grandes reduções de custo no fim do mês e ainda contribuir com um mundo mais sustentável.

4. Criar uma Cultura de Redução de Custos na Equipe

Sem uma equipe engajada na redução de custos, infelizmente há poucas chances das mudanças acontecerem.

Por isso, é essencial criar uma cultura de redução de custos na equipe, buscando informar e conscientizar os funcionários.

Uma boa ideia é realizar um treinamento ou uma reunião para fazer um alinhamento estratégico dos novos valores e processos.

Assim, com certeza você terá resultados melhores e conseguirá uma redução maior nos custos do seu restaurante.

Oriente sua equipe para ajudar a reduzir os custos. (Imagem: Freepik)

5. Realizar a Manutenção Preventiva dos Equipamentos

O ditado “o barato sai caro” é um ótimo exemplo para quem tenta economizar não fazendo a manutenção regular dos seus equipamentos. 

Pode parecer que não, mas realizar a manutenção preventiva dos equipamentos do seu restaurante representa uma grande economia.

Isso porque um equipamento quebrado gera um custo maior para consertar, principalmente se for necessário comprar um novo equipamento.

Assim, a manutenção preventiva vai evitar que os equipamentos se deteriorem mais rápido e apresentem problemas que peguem você de forma inesperada.

Além dos equipamentos, é importante fazer a manutenção regular do prédio também, em especial se ele for antigo. 

6. Fazer uma Gestão de Estoque Eficiente

Muitos restaurantes sofrem com desperdícios no seu estoque porque ou não fazem a gestão ou fazem de maneira ineficiente.

Então, acabam perdendo produtos porque compram em excesso. Assim, eles passam do prazo de validade de consumo ou estragam porque não estão armazenados de forma correta.

Por isso, melhorar a gestão de estoque deve ser prioridade para conseguir a redução de custos em restaurantes.

Para isso, é imprescindível sistematizar esse processo, por exemplo, com uma planilha para controle de estoque.

Entretanto, contar com um sistema para gestão de estoque, como o Consumer, tornará ainda mais eficiente, pois ele faz a automação do processo.

Inclusive, o controle de estoque está disponível na versão gratuita do Consumer, assim você não precisa pagar nada para usá-lo.

7. Investir em Tecnologia para Restaurantes

O uso de tecnologia para restaurantes pode não só ajudar na redução de custos, como também a otimizar o tempo, agilizando os processos.

Por exemplo, com a Comanda Mobile ou o Cardápio QR Code, você não precisará mais gastar com cardápios impressos ou reimprimir toda vez que precisar fazer alguma alteração.

Além disso, poderá reduzir sua equipe de garçons, já que essas soluções aumentam a produtividade da equipe.

Um sistema de gestão para restaurantes também será essencial para fazer a automação e agilizar processos de venda e atendimento.

Com isso, você conseguirá diminuir erros que causam prejuízos, além de profissionalizar seu restaurante.

Consumer: Toda Tecnologia que o Seu Restaurante Precisa em um só Lugar

A Consumer é uma startup focada em desenvolver soluções para ajudar restaurantes a otimizar seus processos de gestão e atendimento.

Para isso, utiliza tecnologia de ponta e atualizada com as últimas tendências do mercado de food service. Algumas delas são:

Já são mais de 30 mil restaurantes no Brasil usando o Consumer para melhorar suas operações e se destacar no mercado da alimentação fora do lar.

Você também pode fazer parte dessa comunidade, conhecendo o Consumer Premium na prática durante 15 dias sem pagar nada.

Experimente grátis!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

Formada em Letras pela Unesp, possui cursos na área de produção de conteúdo, Copywriting e SEO. É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.