Skip to main content
Bares e RestaurantesDicas para empreendedoresGestão e ProcessosNegócios na área da alimentação

O Que é Embalagem Biodegradável: Nova Aposta de Restaurantes

By fevereiro 14th, 20233 Comments

A embalagem biodegradável vem se tornando uma tendência, assim como é a nova aposta em restaurantes, principalmente nos restaurantes sustentáveis.

Provavelmente você já deve ter escutado falar desse tipo de embalagem por aí, mas você sabe exatamente o que é uma embalagem biodegradável?

Por ser um novo conceito de embalagens, ainda há muitos(as) donos(as) de restaurantes que não conhecem. Entretanto, esse é um assunto bastante interessante.

Pensando nisso, preparamos esse artigo para você descobrir o que é a embalagem sustentável. Além disso, você também irá descobrir o motivo pelo qual os restaurantes estão apostando nela.

Então continue lendo para se atualizar das tendências do food service em 2023 com o Consumer. Boa leitura!

O Que é a Embalagem Biodegradável?

A embalagem biodegradável é um tipo de embalagem que se classifica no conceito eco-friendly. Isso significa que se trata de uma embalagem ecológica.

Podemos explicá-la a partir do próprio nome “biodegradável”, em que:  “bio”=biológico e “degradável”= que se degrada. Portanto, é a embalagem que degrada através de um organismo biológico.

Assim, a embalagem biodegradável se decompõem mais rápido no meio ambiente, ao contrário das embalagens de plástico, isopor e outros materiais tradicionais. Com isso, ela gera menos poluição e contribui para um consumo sustentável.

Dentre os principais tipos de materiais para as embalagens biodegradáveis, estão o:

  • Plástico biodegradável
  • Papel
  • Celofane
  • Fibras de coco

Entretanto, existem outras possibilidades de materiais biodegradáveis produzidos a partir da casca de frutas, de legumes e até mesmo folhas.

Mas além da biodegradável, existem também outros tipos de embalagens sustentáveis, como é o caso, por exemplo, da compostável e da reciclável.

As embalagens biodegradáveis podem ser utilizadas em todos os tipos de negócios, especialmente em negócios da alimentação. Confira abaixo os porquês!

Por Que os Restaurantes estão Apostando na Embalagem Biodegradável?

Uma informação importante de se saber é que o Brasil ocupa o 4º lugar entre os países mais poluidores do mundo segundo o estudo do WFF (Fundo Mundial para a Natureza).

Além dos impactos ambientais, há também os impactos econômicos em ser um dos países que geram mais lixo no mundo.

Por isso, a preocupação com a sustentabilidade está ganhando cada vez mais destaque. Inclusive, no setor de bares e restaurantes, porque ele pode ajudar a mudar esse cenário.

Então, agora você já está por dentro do que é uma embalagem biodegradável.

Chegou a hora de saber algumas razões pelas quais alguns restaurantes estão apostando na embalagem biodegradável:

Mudança do Comportamento do Consumidor

O comportamento do consumidor está mudando e isso também é um reflexo das mudanças que estão acontecendo no mundo em geral.

Agora, o consumidor busca cada vez mais adotar práticas de consumo que não impactam de forma negativa a sua saúde e o meio ambiente.

É possível perceber essa mudança de comportamento principalmente nas novas gerações: elas estão escolhendo consumir em negócios ecologicamente responsáveis.

Não é por acaso que o público de consumidores vegetarianos e veganos também está aumentando, já que alimentação saudável também faz parte dessa mudança.

Assim, adotar embalagens biodegradáveis é uma maneira de adaptar-se ao novo comportamento do consumidor a fim de atrair e conquistar clientes para o seu restaurante.

Sustentabilidade no Food Service

A busca por impactar menos o meio ambiente é um movimento global que está ganhando mais força nos últimos anos em todos os setores.

No setor de bares e restaurantes não é diferente. A sustentabilidade no Food Service está entre as principais tendências para os próximos anos.

Assim, não só os grandes restaurantes, mas também os pequenos e médios estão buscando formas de serem restaurantes mais sustentáveis.

Além de embalagens ecológicas, eles também estão adotando práticas sustentáveis, como por exemplo:

  • Separar e reciclar o lixo que produzem
  • Evitar desperdícios na cozinha
  • Diminuir o uso de papel nos processos de gestão
  • Priorizar luz e ventilação natural nos espaços

Marketing Verde

Outro motivo que leva os restaurantes a trocarem as embalagens tradicionais pelas embalagens biodegradáveis é o Marketing Verde.

O Marketing Verde ou também Marketing Ambiental é uma estratégia que busca associar e agregar a imagem dos negócios ao conceito da sustentabilidade.

Portanto, isso faz com que os consumidores se reconheçam nas ideias ecológicas e escolham consumir nestes estabelecimentos.

Assim, muitos restaurantes usam o Marketing Verde para, ao mesmo tempo, agregar valor ao negócio e atrair os consumidores que compartilham os mesmos valores.

Afinal, a embalagem é muito mais do que só o recipiente para armazenar os pratos e bebidas. Ela é também uma ótima ferramenta para divulgação do seu restaurante!

Vantagens da Embalagem Biodegradável

Confira algumas vantagens para o seu restaurante ao optar por utilizar a embalagem biodegradável, além de contribuir para a sustentabilidade do planeta:

  • Redução de custos, já que ajuda diminuir desperdícios
  • Alcançar e fidelizar o público que busca restaurantes sustentáveis para consumir
  • Agregar a consciência ecológica como um valor do seu negócio
  • Demonstrar estar atualizado com as tendências do setor de bares e restaurantes

Além de muitas outras vantagens e oportunidades que aparecerão ao longo do tempo!

Use o Consumer para ter o controle do seu restaurante! (Imagem: Freepik)

Use a Tecnologia para uma Gestão Sustentável no seu Restaurante

A tecnologia também é uma grande aliada no que diz respeito a ter uma gestão de restaurantes mais sustentável, assim como mais econômica e eficiente.

Com o Consumer, por exemplo, você pode:

  • Digitalizar seus processos, evitando o uso de papel
  • Criar ficha técnica dos seus pratos para não ter desperdícios na cozinha
  • Usar comanda digital em vez de comanda de papel para anotar os pedidos na mesa
  • Receber pedidos pelo cardápio QR Code
  • Criar um cardápio online e não precisar imprimir cardápios

Além de contribuir para uma gestão sustentável, tudo isso fará com que você ofereça um atendimento de qualidade para os seus clientes.

Então, comece hoje mesmo a transformar o seu restaurante com um sistema que vai ajudá-lo a melhorar seus processos de gestão e práticas sustentáveis.

Experimente grátis o Consumer!

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

3 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.