Skip to main content
BrandingEstratégias de DivulgaçãoMarketing

Dia da Mulher: 7 ações não óbvias para seu restaurante

By março 7th, 2022One Comment

No dia 8 do mês de março, é comemorado o dia da mulher.

A data, celebrada no mundo todo, é um marco do movimento a favor dos direitos das mulheres.

Por isso, durante todo o mês, o foco de grandes marcas e empresas recai no público feminino.

Assim, campanhas e ações falando sobre as conquistas das mulheres ao longo do tempo são criadas e divulgadas em vários canais de marketing.

Isso porque promover ações nessa data é uma ótima forma de fortalecer a imagem de um negócio e impactar um público cada vez mais exigente.

No entanto, é preciso inovar. 

De nada adianta criar ações iguais às que todo mundo já faz, como oferecer a típica rosa de brinde para as mulheres ou um voucher de maquiagem.

Tais ideias são até legais, mas já estão desgastadas e podem não gerar bons resultados.

Pensando nisso, trouxemos aqui 7 dicas de ações não óbvias para você colocar em prática em seu restaurante no Dia da Mulher!

O que é e por que o Dia Internacional da Mulher é celebrado no 08 de março?

O 08 de março ou 8M é o dia em que se celebra o Dia Internacional da Mulher.

Tal data foi escolhida devido a uma greve ocorrida nos Estados Unidos em 1957. 

Cerca de 130 trabalhadoras de uma indústria têxtil protestavam por melhores condições no ambiente de trabalho, igualdade salarial e o direito à licença-maternidade.

No entanto, além de não terem seus direitos atendidos, essas mulheres morreram em um incêndio provocado dentro da fábrica.

Assim, esse dia ficou conhecido como o início da luta pela igualdade entre homens e mulheres. Sendo escolhido como o Dia Internacional da Mulher em homenagem às trabalhadoras.

Porém, é importante ressaltar que a data é válida para rememorar o acontecimento, mas ela não pode se resumir a apenas um dia.

O respeito à mulher deve fazer parte dos valores do seu negócio como uma prática relevante no dia a dia de todos os colaboradores.

O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para reforçar a imagem os valores da sua empresa. Imagem: Freepik

Por que investir em ações para o Dia da Mulher em seu restaurante?

Além de sua importância, que a cada ano vem ganhando mais relevância e destaque no mundo, há outros fortes motivos para criar ações no Dia da Mulher.

O primeiro deles está no fato que as mulheres, aqui no Brasil, representam 51,7% da população.

Mas o que exatamente isso significa?

Significa que há mais da metade dos potenciais clientes para o seu restaurante está entre as mulheres.

Ignorar esse fator é abrir mão de se aproximar e conquistar um público alvo considerável para o seu negócio.

E, consequentemente, perder vendas.

Além disso, cada vez mais, as mulheres estão conquistando sua independência, principalmente a financeira.

Dessa forma, com maior poder aquisitivo, elas gastam mais com jantares, passeios e idas a restaurantes.

Outro fator importante é que além de consumidoras, as mulheres também estão conquistando o mercado de trabalho.

Hoje, elas ocupam os mais diferentes cargos dentro das empresas. 

Além de ser significativo o número de empreendedoras no setor alimentício bem sucedidas.

Por falar nisso, um estudo do Peterson Institute for International Economics, realizado em 2016, aponta que uma empresa com pelo menos 30% de mulheres em cargos de chefia aumenta em 6% o seu lucro.

Viu? São muitos os motivos para investir ações para o Dia da Mulher no seu Restaurante.

Mas para não cair nos clichês da data ou até cometer um equívoco que pode custar caro para o seu negócio, confira as dicas que preparamos!

Hoje, as mulheres estão mais independentes. Conquistaram o mercado de trabalho e maior poder aquisitivo. Imagem: Freepik

7 Dicas de Ações não óbvias para o Dia da Mulher

Oferecer flores no Dia das Mulheres já se tornou uma ação comum e até mesmo negativa, já que a empresa pode até reforçar estereótipos de mulheres com isso.

Não que a ideia seja ruim, mas para se destacar preciso fazer mais que isso, certo?

Pensando nisso, sugerimos algumas dicas de ações não óbvias para você fazer em seu restaurante.

As dicas servem não só para o seu público externo, ou seja, suas clientes, mas também o seu público interno, que são as mulheres que trabalham ao seu lado.

Todas elas devem se sentir valorizadas dentro do seu estabelecimento.

Confira:

  1. Criar um cardápio temático com nomes de mulheres inspiradoras

  2. Fazer um show com repertório exclusivamente feminino

  3. Decorar uma ambiente com quadros de mulheres importantes da história

  4. Postar fotos das colaboradoras do seu restaurante nas redes sociais

  5. Colocar frases de valorização da mulher nas embalagens

  6. Presentear suas colaboradoras com treinamentos ou cursos na área em que atuam: é um incentivo

  7. Dar livros com temas que possam interessar suas colaboradoras ou um voucher para livros 

O Programa Consumer acredita na força da mulher!

O Programa Consumer atua há 10 anos no mercado de programa de gestão para negócios no setor alimentício.

Desde o começo, temos orgulho de contar com a inteligência, a força e o potencial das mulheres em nossa equipe.

Nesse Dia da Mulher, parabenizamos e agradecemos  a nossa equipe feminina pelo ótimo trabalho desenvolvido todos os dias!

Parabenizamos também a todas mulheres empreendedoras, donas de restaurantes e que atuam na área da alimentação.

Para conhecer nossas soluções, faça um Teste Grátis !

Patricia Carvalho

Patricia Carvalho

É redatora na Consumer, buscando sempre trazer conteúdo de valor para donos(as) de bares e restaurantes.

One Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Não é permitido copiar esse conteúdo.