Nesse episódio do ConsumerCast, falamos com um especialista em registro de marca, o Paulo Henrique da VILAGE Marcas e Patentes.
Ele é um especialista de uma empresa que funciona desde 1986 na cidade de São José do Rio Preto no estado de São Paulo.
Então, caso tenha interesse em saber mais sobre como fazer o registro de marca de um negócio, continue a leitura.
Pois, o Paulo nos explicou como realizar esse processo e todos os cuidados que devem ser tomados para você não correr o risco de perder o nome de seu negócio.
Boa leitura!
Aprenda com Paulo Henrique e a Empresa VILAGE Marcas e Patentes
Paulo Henrique Guimarães é o sócio e Diretor da empresa VILAGE Marcas e Patentes, que se especializa no registro de marcas desde 1986 na cidade de São José do Rio Preto, quando somente nas capitais haviam esse tipo de serviço.
Com diversos especialistas em Propriedade Intelectual de diversas áreas do mercado, a empresa se consolidou com o tempo, e passou a ser conhecida em todo o país com outras filiais, e também no exterior!
Ou seja, uma empresa totalmente especializada em registro de marcas, ajudando milhares de pessoas ao decorrer de seus 37 anos de mercado.
Por isso, o ConsumerCast convidou Paulo Henrique para participar desse episódio e esclarecer diversas dúvidas relacionadas a esse tema, principalmente para não perder o nome de sua marca.
Com Funciona o Processo de Registro de Marca?
Para fazer o registro de uma marca é bem complexo por causa das documentações que devem ser entregues para começar o processo.
Além disso, o próprio site do Governo Brasileiro possui um passo a passo muito simples para quem deseja fazer esse registro de marca.
“Só é dono de uma marca quem tem essa concessão concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial.” , conta.
Além disso, antes mesmo do registro começar, alguns requisitos devem ser seguidos, por isso o contato com um especialista é tão importante, para que nada seja esquecido!
Então, o passo a passo de um registro de marca, com todos os requisitos já aplicados, são:
- Faça cadastro no INPI;
- Procure se o nome que deseja usar em seu registro de marca já está sendo usado na Base de Dados do INPI;
- Defina sob qual setor sua marca será registrada;
- Verifique as taxas para o registro e faça seu pagamento, lembrando que existe um limite de dois meses para realizar esse pagamento;
- Acompanhe e aguarde o processo e entregue tudo o que for requerido durante esse período.
Essas são as principais etapas para fazer um registro de marca, porém após ser protocolado, será pedido um exame formal e alguns documentos serão pedidos.
Pois eles já irão saber todos os documentos necessários e ajudarão no caso de algo estar faltando, afinal, a VILAGE Marcas e Patentes possui diversos especialistas nesta área, e já possuem todo o conhecimento para ajudar.
“Após a concessão é quando você tem o direito, de fato, de usar essa marca.”, afirma.
O que é INPI?
Mencionamos anteriormente o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), e ele é o responsável pelo registro de marcas no Brasil, e será através dele que todo o processo será feito.
“É o órgão federal no nosso país que concede uma exclusividade da sua marca e da sua identificação visual de um produto ou de um serviço.”, diz.
Ou seja, todo o passo a passo acontecerá através deles, que então irá garantir todos os direitos de sua futura propriedade industrial.
Quanto Custa o Registro de uma Marca?
Segundo o Paulo, todo o processo de registro de marca para bares e restaurantes, incluindo todas as fases, pode custar R$2.100,00 ou mais.
Mas, esse custo sempre vai depender da empresa que você está contratando, e também de qual tipo de processo que irá ser seguido para realizar o registro.
Por isso é recomendado o acompanhamento de especialistas que irão ajudar a definir tudo da maneira correta.
O que é Preciso para Registrar a Marca de um Restaurante?
Mas então, quem pode fazer o registro de uma marca? A resposta é simples, qualquer pessoa, física ou jurídica, pode fazer.
Para iniciar o registro de marca, serão necessários alguns documentos, os mais básicos são:
- RG;
- CPF;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de exercício de atividade;
- Logomarca (não é obrigatória).
Com esses documentos será possível dar entrada no pedido de registro, então, durante o decorrer da análise, outros podem ser pedidos dependendo do setor que seu negócio se encaixa.
Em seguida, será necessário começar o acompanhamento, pois esse período de espera para o registro de sua marca pode durar ao menos dois anos.
Então fique sempre atento!
Quanto Tempo Demora para Fazer um Registro de Marca?
O período de espera depende do INPI, e a empresa contratada acompanhará todo o processo, transmitindo as informações aos clientes.
“O julgamento de uma marca hoje, no Brasil, leva em média de 10 a 12 meses para ser julgado, aprovado e concedido.”, afirma.
A Importância de um Registro de Marca
Por fim, por que que devemos fazer o registro de nossa marca?
Existem vários motivos, mas iremos mencionar dois principais para todo o tipo de negócio, inclusive os do ramo da alimentação.
1. Existe o Risco de Perder o Nome da Marca
Se você não registrar a marca do seu negócio, alguém que a registre primeiro fará com que você perca o direito de usar o nome, e você terá que procurar outro nome para o seu estabelecimento.
Por isso também é importante checar se já existe um estabelecimento do mesmo ramo com o nome escolhido, para que tudo esteja dentro da lei do começo ao fim.
“Não adianta ter uma casa ou um imóvel se não estiver no seu nome, e a marca é da mesma maneira, porque é um bem intangível da empresa, e esse bem intangível tem que estar no seu nome devidamente registrado.”, conta.
2. Não será Possível Franquear seu Negócio sem Registro de Marca
Além de correr o risco de perder o nome de seu negócio, também não será possível franquear a sua marca, e Paulo explica o motivo.
“Como que você vai vender uma franquia de algo que o seu franqueado, amanhã, pode receber uma notificação e ter que mudar.”, diz.
Torna-se impossível transformar o negócio em franquia sem registrar a marca, pois, caso se perca o direito de usar o nome da marca, todos os franqueados precisarão trocar seus nomes também.
Então, se mantenha atento e contrate especialistas para ajudar em todo o processo de registro de marca e também de criação de franquias e também, investir em um bom sistema de gestão de franquias na área da alimentação.
O Consumer Ajuda a Gerenciar sua Franquia
Sem um registro de marca se torna impossível começar uma franquia, então não perca tempo e registre sua marca, e busque um excelente sistema de gestão para ela!
Mas, não importa qual seja a sua escolha, o Consumer é o sistema ideal para franquias de alimentação!
Isso porque, sendo franqueadora, ela consegue gerenciar todas as franquias a nível regional e nacional em um só lugar com o Consumer.
Por exemplo, ela pode verificar o desempenho, os produtos mais vendidos, o faturamento diário e mensal, além de fazer cobranças de royalties.
Já as franquias terão o mesmo sistema de gestão para manter o padrão de qualidade no atendimento e na gestão de seus processos.
E ainda ter acesso a muitos recursos e soluções, como, por exemplo:
- Integração com iFood
- Controle de estoque
- Criar cupons de desconto
- Controle financeiro
O Consumer ainda oferece descontos em assinaturas por volume. Ou seja, quanto mais franquias usarem, menor é o seu preço.